sábado, 31 de outubro de 2009

ESTATUTO E RESPONSABILIDADE

O árbitro FIFA Massimo Busacca (nasceu a 6 de Fevereiro de 1969), que dirigiu a última final da Liga dos Campeões e o Europeu de 2004, foi suspenso por três jornadas, por ter feito gesto ofensivo aos adeptos do F.C.Baden aquando do jogo com B.S.C. Young Boys, disputado em 19 de Setembro último e que contava para 1/32 avos de final da Taça da Suiça.Este suíço, árbitro de elite, foi fotografado a fazer um gesto obsceno que não abona absolutamente nada em seu favor por algumas razões que passo a descrever:
1. Logo no início da actividade o próprio Árbitro fica a saber se tem (ou não) capacidade intelectual para enfrentar situações adversas, vindas das mais diversas origens.
2. A sua formação terá de contemplar alguns pontos importantíssimos quanto à postura, o saber estar, à reacção, o ter sangue-frio, compreensão e tolerância.
3. As capacidades do ser humano terão de se adaptar às exigências que a arbitragem merece.
4. Superar pequenas deficiências e corrigir insignificantes tiques é matéria que cada qual deve agir em benefício da actuação desenvolvida no futebol.
5. Os cursos de actualização e aperfeiçoamento são acções necessárias a todos, desde o estagiário ao mais qualificado e os exemplos dados terão de ser assimilados, adoptados e praticados na direcção dos jogos para que sejam nomeados.
6. Ter mentalidade sã e força anímica para desenvolver conhecimentos que não agridam o semelhante é lema que mora na mente de todos aqueles que querem servir o futebol, dignificando a arbitragem.
7. Praticar múltiplos erros grosseiros, ter comportamento inadequado, demonstrar deficiente preparação, evidenciar abuso de autoridade, insistir no descrédito da classe, é gente que não serve, é gente com quem não devemos contar, é gente que se deve retirar tão depressa quanto possível, é gente que não deve partilhar do prazer de conviver com pessoas de bem!
Constou ainda que num jogo por si dirigido no Qatar teria tido outra atitude, considerada menos digna do seu estatuto, mas depois de instalada a polémica veio a público desmentir tal acontecimento, dizendo até que quem levantou a falsidade foi punido.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

RANKING PAÍSES LUSÓFONOS - OUTUBRO 2009

FUTEBOL – FIFA (2009.10.16) 208 PAÍSES (=)

1º BRASIL, 1.632 pontos (=)

10º PORTUGAL, 880 (↑)

84º MOÇAMBIQUE, 382 (=)

98º ANGOLA, 330 (↓)

101º CABO VERDE, 316 (↑)

183º GUINÉ-BISSAU, 38 (↑)

198º TIMOR-LESTE, 9 (↑)

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE a)

FUTEBOL FEMININO – FIFA (2009.09.25) 159 PAÍSES (=)

3º BRASIL, 2.125 pontos (↓)

40º PORTUGAL, 1.549 (=)

84º ANGOLA, 1.184 (=)

97º MOÇAMBIQUE, 877 (=)

CABO VERDE a)

GUINÉ-BISSAU a)

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE a)

TIMOR-LESTE a)

FUTSAL – FUT5AL (2009.10.26) 142 PAÍSES (=)

1º BRASIL, 1.979 pontos (=)

4º PORTUGAL, 1.648 (=)

42º ANGOLA, 1.029 (=)

48º MOÇAMBIQUE, 965 (=)

99º TIMOR, 571 (↓)

125º GUINÉ-BISSAU, 708 (=)

134º SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, 583 (=)

CABO VERDE a)

a) Sem actividade

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

NAQUELE TEMPO (OUTUBRO 1959) XXVI

O Boletim 28, edição mensal da Comissão Central dos Árbitros de Futebol, referente ao período em análise, destaca o seguinte:
NOVOS DIRIGENTES DA ARBITRAGEM PORTUGUESA – Raul Santos Jorge, César de Magalhães, Fernando Féria (Dr.), António Rodrigues dos Santos e Fernando Rodrigues Andrade tomaram posse para dirigirem a Comissão Distrital de Lisboa. Dias depois reuniram-se com os seus filiados cujo resultado, após serem discutidos vários assuntos, foi francamente positivo para todos. -Vasco Santos-
TÍTULOS E AUTORES – Campanha de Disciplina (Coelho da Fonseca); Muda de rumo porque erraste a vocação (Carmo Lourenço); Advertências e expulsões (A Bola); Sistema desportivo para designação de Árbitros (Vasco Santos); Os novos devem ser apoiados (Mariano Sabino dos Santos); Considerações acerca do “pontapé com golpe de tesoura” (Joaquim Campos); O Árbitro, esse desamparado (Patrício Álvares); Um nome… um grande exemplo (Décio de Freitas, Dr.); Obstruções legais e ilegais (Carlos Carvalho) e A mania das taças (Ayala Botto, Dr.). GALERIA DO PASSADO – Dá conta do currículo de Silvestre Rosmaninho, Árbitro lisboeta que atingiu a internacionalização.
CRÍTICA - A Redacção do Boletim expressa a sua opinião quanto ao intercâmbio luso-espanhol que só serve os nossos vizinhos face ao número de jogos por si dirigidos em Portugal em confronto com a reduzida participação dos nossos colegas em Espanha nos últimos anos. Sugeria-se mais atenção às entidades que superintendem nas nomeações. REVISTA THE LONDON REFEREE – Publica imagens da figura do Árbitro pela Inglaterra, como se pode ver na reprodução. Entretanto, o Boletim O Árbitro não deixa de acrescentar mais alguns termos que foi ouvindo através dos tempos e que envolvem, naturalmente, a classe. A saber: -Silvestre Rosmaninho-
O HIGIÉNICO – Anda sempre com o apito dentro dum saquinho de plástico
O MEDROSO – Convida para jantar com ele, depois do jogo, todos os representantes da autoridade que estejam no campo.
O HUMORISTA – Acha graça… às desgraças de cada atleta que no campo o rodeia.
O ELEGANTE – Deita perfume no cabelo, usa calças à golf, e desloca-se no campo a passo de tango.
O METICULOSO – Passa os noventa minutos a apitar por tudo e por nada. Consegue irritar o público e os atletas.
O IGNORANTE – Manda marcar castigos imaginários e, com grandes gestos, impõe a sua autoridade.
O APRESSADO – Acaba o jogo vinte minutos antes.
O ECONÓMICO – Não sai do meio campo, para não gastar solas, e pede sempre emprestado o apito. RETALHOS DE CRÍTICAS – Esta rubrica regista quatro casos: 1-Observa que a mentalidade de dirigente (não identificado) que só diz mal da arbitragem quer o seu clube ganhe ou perca… 2-Os Treinadores quando têm insucessos é só dizerem que os culpados dos maus resultados são sempre os mesmos, os Árbitros! 3-Explica a um determinado jornalista como é executada uma bola ao solo feita pelo Árbitro… 4-Outro jornalista, respondendo a uma questão, afirma que advertia e que talvez expulsasse o agressor… Enfim…
CURIOSIDADES – Os ingleses estudam, com o propósito de apresentarem o assunto ao International Board, aquela atitude do guarda-redes em riscar o terreno de jogo para se orientarem com o centro da baliza, não é compatível com as leis do jogo, logo… O segundo caso foi o facto passado no jogo nocturno Belenenses-Sevilha quando a bola rondava uma das balizas o fotógrafo, para captar uma imagem, utilizou o flash, e momentaneamente provocou que o guarda-redes ficasse cego. Foi uma situação polémica, nada agradável até. No último apontamento, informa-se que a Federação de Futebol de Inglaterra tinha na recepção da sua sede duas placas com os seguintes dizeres:
-COMO HOMENAGEM A TODOS AQUELES QUE TOMARAM PARTE DOS JOGOS DESTA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL E DERAM AS SUAS VIDAS PELA CAUSA DO DIREITO E DA JUSTIÇA NA GRANDE GUERRA DE 1914-1918.
-DEIXAI-ME VIVER E MORRER NESTA CRENÇA: DE QUE É INDIGNO DE VIVER O QUE SE ATERRORIZA ANTE O PERIGO DA MORTE, FOGE AO SERVIÇO DA SUA PÁTRIA E À SUA PRÓPRIA HONRA. 1939/1945.

AGENDA DO ÁRBITRO – Entre outras notícias do sector, principalmente as viagens, visitas de cortesia e acidentes, destaca que Fernando Cabrita (jogador internacional) passou a ser assinante do Boletim.
APITADELAS – Volta a referir-se que a Campanha de Disciplina é para continuar, pese embora alguns jornalistas assim não o entendam. Os Árbitros espanhóis viram melhorados os seus prémios. O ex-Árbitro húngaro Estebam Somos – do qual já divulguei originais – está a elaborar um livro com dados biográficos de todos os FIFA. A televisão estatal portuguesa está a fazer um excelente trabalho apresentando filmes sobre casos de jogo, devidamente esclarecedores. A Comissão Central vai levar a efeito palestras na sua sede social.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

INTERVALO…

Pois é verdade, vou cumprir uns dias de férias… Desta feita volto ao Caribe, à República Dominicana, a Punta Cana, onde espero gozar uns maravilhosos dias de descanso. Logo, terei de quebrar a rotina deste blogue, por um curto espaço de tempo, aliás, como o já fiz anteriormente aquando de outras deslocações ao estrangeiro e nos seguintes períodos:
Novembro de 2007 (Guiné-Bissau)
Janeiro 2008 (Cuba)
Março 2008 (Brasil-Rio Grande do Sul)
Março 2009 (Brasil-Piauí)
Quando regressar estarei em condições de continuar a dar o meu melhor no acompanhamento e actualização diária deste espaço. Até lá, parafraseando o inigualável e saudoso Raul Solnado, que hoje faria 80 anos de idade, FAÇAM O FAVOR DE SER FELIZES!

domingo, 18 de outubro de 2009

INSÓLITO EM LISBOA? JÁ NÃO É…

Está a fazer um ano que a obtive a fotografia que está ordenada em último lugar para ilustrar uma situação algo excepcional. Agora que passei por lá verifico que, felizmente, a questão está resolvida e a contento. Portanto, é de inteira justiça que se lhe dê o mesmo destaque, conforme se pode constatar nas imagens. Nota: O prédio até está mais bonito com a árvore que, entretanto, se desenvolveu no telhado… Ver notícia anterior: http://albertohelder.blogspot.com/2008/10/inslito-em-lisboa-ser.html

sábado, 17 de outubro de 2009

ACIDENTE NUMA AVENIDA MUITO CONCORRIDA DE LISBOA

2009.09.14 – Infelizmente o desastre ocorreu numa passagem de peões devidamente sinalizada e as duas vítimas atropeladas eram cegos! Esta situação nunca deveria ter acontecido, mas lamentavelmente assim se verificou no final da tarde na Avenida da Igreja, no Bairro de Alvalade.
Poucos minutos depois estavam a ser socorridos pelos serviços de emergência médica que actuaram com muita dedicação e profissionalismo e eficiência na evacuação dos feridos para uma unidade hospitalar. Importante referir que as lesões não foram tão graves quanto isso, e um dos atingidos já voltou ao trabalho, enquanto o companheiro de infortúnio está, ainda, de baixa.
Este triste acontecimento veio mencionado no jornal Correio da Manhã do dia seguinte.