sábado, 31 de dezembro de 2011

FUTEBOL BENFICA-SACAVENENSE












Antes do início deste jogo, que contava para a segunda jornada da série E da 3ª Divisão Nacional, e que se realizou na esplendorosa tarde de domingo 4 de Setembro de 2011, no Estádio Francisco Lázaro, em Lisboa, e graças à rega necessária para melhorar o estado do relvado (natural), foram obtidas curiosas as imagens que aqui se divulgam.
Entretanto, a equipa de arbitragem para este desafio, foi assim constituída: Árbitro, Armando Jorge Rocha Ferreira Alves Branco (n. 15.11.1971). Assistentes: Carlos Miguel Sousa Mesquita (19.07.1976) e Pedro José Policarpo Lemos (22.08.1983). Todos filiados no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa. O resultado final foi favorável aos visitantes, o Sport Grupo Sacavenense (f. 19.03.1910) que venceu por 1-0 o Clube Futebol Benfica (f. 21.04.1916), carinhosamente identificado por Fófó.


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

INSÍGNIAS RECEBIDAS NO BRASIL


No dia 5 de Dezembro de 2010, em pleno Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, após a disputa do jogo entre o FLUMINENSE Football Clube (f. 21.07.1902) e o GUARANI Futebol Clube (f. 01.04.1911), ganho pelo primeiro por 1-0, conquistando, assim, o título máximo na última jornada, os cinco elementos da equipa de arbitragem ofertaram-me os distintivos com que actuaram, que muito agradeci e que apresento a seguir: Árbitro:

CARLOS EUGÉNIO SIMON

(n. 03.09.1965), do Rio Grande do Sul 1º Árbitro Assistente:

ALTEMIR HAUSMANN

(05.12.1968), do Rio Grande do Sul 2º Árbitro Assistente:

ROBERTO BRAATZ

(03.10.1967), do Paraná4º Árbitro:

RICARDO MARQUES RIBEIRO

(18.06.1979), de Minas Gerais Árbitro Assistente de reserva:

RICARDO MAURÍCIO FERREIRA DE ALMEIDA

(10.03.1971), do Rio de Janeiro.-Na foto. Luiz Cunha Martins (Membro da Comissão de Arbitragem da CBF-Confederação Brasileira de Futebol), Roberto Braatz, Carlos Simon, Altemir Hausmann, Ricardo Ribeiro e Ricardo Almeida-

Ver vídeo do encontro: http://www.youtube.com/watch?v=ChJGN182FQI

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

NÚCLEO DO BARREIRO COMEMOROU O 46º ANIVERSÁRIO DA SUA FUNDAÇÃO

O Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol do Barreiro, bastião bastante duma indominável força de vontade de um punhado de homens que no dia 1 de Setembro de 1965 resolveram ir em frente na busca da defesa e dos direitos dos Árbitros do Concelho, seguiu e bem as pisadas dos dois outros grupos já constituídos no Distrito, como o de Almada/Seixal (f. 12.01.1962), o mais antigo de Portugal e o de Pinhal Novo (f.12.05.1962). Para comemorar esse grande feito houve uma bonita festa, onde não faltou o bolo de aniversário, o cantar dos “parabéns a você” e a sempre agradável entrega de prémios aos que se distinguiram. Compareceram muitos filiados, jovens e veteranos, com estes a rememorarem o já longínquo e fantástico trajecto esquadrinhado por aqueles que dirigiram, desde então, os destinos da comunidade da arbitragem barreirense. E não foi vida fácil chegar até aqui. Muitos solavancos, em termos de instalações, muitas dificuldades, no que se refere ao desejável equilíbrio financeiro, muito ansiedade para cumprir com os compromissos. Enfim, difícil mas não impossível… Mas uma coisa é certa: valeu a pena os sacrifícios, as canseiras, as insónias, os suores, afinal, tudo aquilo que responsáveis de corpo inteiro passaram e que conseguiram alcançar, visando sempre o progresso e o bem-estar dos seus associados e famílias. Os Núcleos estão incessantemente envolvidos na constante e profícua aprendizagem, onde todos trocam de experiências, saberes e opiniões, aonde se regozijam com a primeira nomeação, assim com o primeiro encontro que vão dirigir fora de portas, relatam as situações insólitas ou surpreendentes que se verificaram no decorrer dos jogos, a interpretação das alterações das Leis do Jogo e da regulamentação, a alegria de ascender à categoria superior ou receber a insígnia mais desejada, a da FIFA, a chegada do fim da carreira, esta vista de duas formas: ou por limite de idade ou a sempre indesejável baixa de categoria no final da época e demais actos inerentes a esta muito rica, vibrante e gratificante missão que é fazer parte duma equipa de arbitragem, num qualquer encontro, toda ela imbuída numa entrega total, determinada, solidária e sempre com o convicto intuito de cumpri-la superiormente e como todos desejamos: BEM! Estas são algumas das vicissitudes que os Árbitros sentem ao longo do percurso desportivo, e às vezes bem no centro e no fundo do seu âmago. E lá está no Núcleo, o tal grupo de companheiros fixes, sempre prontos a ajudar, que sabem ouvir e aconselhar quem procura evoluir, busca mais saber, quer ir mais além… VIVAM OS NÚCLEOS!!!