terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ÁRBITROS FIFA CABO-VERDIANOS - 2012

Mão amiga fez chegar este apontamento, a quem muito agradecemos, sobre os internacionais daquele país-irmão, quadro esse que aqui já foi divulgado, conforme se pode constatar em: http://albertohelder.blogspot.com/2012/01/fifa-arbitros-internacionais-para-2012.html. Dado que receberam recentemente as insígnias FIFA, o “Expresso das Ilhas”, ouviu as opiniões dois dos seus elementos, as quais, com a devida vénia e correspondente adaptação, divulgamos: Manuel António Timas Mendes (na imagem), nascido em 1974, era um Árbitro emocionado por ter renovado as insígnias da FIFA (pertence a este quadro desde 2009), mas diz não compreender o porquê da arbitragem cabo-verdiana ter estado a ficar fora das provas internacionais, realizadas quer pela FIFA, quer pela CAF.
Fez questão de partilhar o seu reconhecimento com o trabalho que a sua equipa tem feito para o futebol cabo-verdiano, disse que encara a falta de oportunidades para a arbitragem cabo-verdiana nos palcos internacionais com uma certa tristeza, porque "a gente trabalha para isto".
Acredita que a arbitragem cabo-verdiana está à altura de acompanhar o sucesso do futebol crioulo na FIFA, pelo que remete esta responsabilidade às autoridades desportivas.
Carla Helena Monteiro Caetano (na foto), nascida em 1976, foi formada na arbitragem em 2001 e disse estar muito sensibilizada por voltar a pertencer aos quadros da FIFA (fez parte em 2008), pelo que incentiva todas as jovens que praticam o futebol a se enveredarem por este caminho.
Esta Árbitra Assistente garante que se sente confortável nas suas actuações e que já passou o tempo que entrava num campo com algum nervosismo de uma mulher que trabalha entre os homens.
Disse que agora integra uma equipa de arbitragem com muita confiança e determinação e que só pensa em fazer o seu trabalho muito perto da perfeição.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SÃO MAXIMILIANO KOLBE – CELEBRADO EM CHELAS (LISBOA) III

No domingo, 9 de Outubro de 2011, penúltimo dia dos festejos em honra do patrono, na Igreja foi celebrada a missa e, logo depois, saiu a procissão, sob sol escaldante que incomodava, percorrendo os Bairros dos Alfinetes e das Salgadas. A Banda da ACULMA-Associação para o Desenvolvimento Cultural e Social de Marvila acompanhou solenemente o cortejo sempre com a presença de centenas de paroquianos que se integraram o desfile com emoção e fé inquebrantáveis. A tarde foi preenchida com as actuações de quatro ranchos folclóricos, tão ao agrado das centenas de assistentes, onde muitos deles se revêem, dadas as suas origens. Foi agradabilíssimo admirar o afincado trabalho desenvolvido pelos grupos das Casas dos Concelhos de Cinfães, do Minho, da ACULMA e de Arcos de Valdevez, sempre aclamados com imenso entusiasmo e carinho. Por fim, em 15.10.2011, sábado e último dia dos festejos, o grupo teatral “Contra Senso”, ainda na Igreja, apresentou a admirável obra “Uma vida por um ideal”, que relata os últimos instantes da vida do frei S. Maximiliano Kolbe.
Esta peça teatral, da qual não nos foi possível obter imagens, foi muito elogiada pela qualidade do texto, da interpretação e, principalmente, pela envolvência dos fregueses em algo que lhes dizia respeito. Resta dizer que no fim-de-semana, como foi aqui mencionado, houve serviço de bar, mas os pratos tradicionais de cachupa e dobradinha foram o ponto alto do sector de comidas e bebidas.