terça-feira, 23 de outubro de 2007

APONTAMENTOS SOBRE A MINHA ACTIVIDADE DESPORTIVA (2)

Hoje trago-vos a foto obtida no campo do Sport Tortosendo e Benfica, em plena Serra da Estrela, antes de um jogo disputado no dia 5 de Maio de 1957.

A empresa onde trabalhava (Rodrigues & Rodrigues), uma das principais firmas de fardas, tecidos e calçado) tinha um bom relacionamento comercial com fábricas de lanifícios, razão porque o patrão, o Comendador Augusto Rodrigues acordou um jogo amigável com a equipa da Sociedade de Fabricantes, de Tortosendo, que infelizmente terminou definitivamente a sua laboração no início de 2005.

Lembro-me que na equipa de Tortosendo actuou um artista da bola, de seu nome Simoni (foi jogador do Sporting da Covilhã), entre outras figuras de relevo. Na nossa equipa o mais célebre era o João Rebelo, antigo ciclista de renome (dele conhecem-se histórias maravilhosas) e que tinha muito jeito para guarda-redes…

Naquele tempo foi uma viagem de autocarro muito desgastadora e massacrante, pese embora tivéssemos pernoitado em Coimbra, mas mesmo assim ocasionou termos chegado muito mal tratados à hora do jogo. Perdemos e bem por 4-1. Logo o Comendador disse que futuramente teríamos de corresponder com mais futebol e menos pernas. A partir daí, outros compromissos assumimos, mas já com treinos adequados, que se iniciaram com um excelente técnico de seu nome Inácio Rebelo, a quem muito devo o que, nesta área, aprendi. Almoçámos num Hotel, em plena Serra da Estrela que, para um miúdo como eu, foi um espanto e inesquecível!

Como nota de reportagem devo dizer que naquela altura usava-se ligas nas pernas para segurar as meias junto ao joelho, e procurei, procurei, mas não encontrei as minhas. Afinal estavam dentro das meias e assim fiz o jogo todo com aquela impressão nos pés que só fiquei aliviado quando o jogo terminou… Tal era a febre de querer jogar…

Nota: Encontro-me na primeira fila, com a bola (sou o 5º. da direita).

1 comentário:

Eduardo Alves disse...

Estimado senhor Alberto, desde já saudá-lo, de forma muito acentuada, pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo destes tempos neste espaço. O meu nome é Eduardo Alves e sou natural do Tortosendo. Muito gostaria de escrever um pequeno texto para o boletim da Liga dos Amigos do Tortosendo sobre este encontro de futebol. Poderia contactar-me? Obrigado - alves.edu@gmail.com