domingo, 15 de fevereiro de 2009

DAMAIENSE-ALGUEIRÃO

Foi interessante de seguir este jogo de Iniciados, realizado na manhã do passado domingo, dia 8 de Fevereiro, no Alto da Damaia (Concelho da Amadora), vencido pelo primeiro clube por 2-0, resultado que já se verificava ao intervalo. Na primeira volta o Damaiense também venceu, mas por 3-1. Este desafio contava para a 16ª Jornada do Distrital de Juniores C, 1ª Divisão, série 2, disputado por 14 participantes. A classificação dos opositores, antes deste rodada e após terem realizado 15 jogos, era a seguinte:-Filipe Cunha, Diogo Louro e Rudy Semedo-
SPORT FUTEBOL DAMAIENSE (fundado em 01.01.1938), 11º lugar, com 13 pontos, de 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas. Marcou 12 e sofreu 19 golos. RECREIOS DESPORTIVOS DE ALGUEIRÃO (f. 1940), 14º e último posto, com 4 pontos, de 1 vitória, 1 empate e 13 derrotas. Sofreu 72 golos e marcou 15. Quanto à equipa de arbitragem indicada, lamenta-se ter faltado um elemento (que completava a dupla nomeada para este encontro), mas há males que vêm por bem e este foi o caso. Compareceu um dos designados, o jovem promissor Diogo Filipe Reis Silva Louro (n. 17.05.1991), que efectuou uma das mais bem conseguidas actuações que assisti, graças, também, aos seus auxiliares, outros dois jovens recrutados de harmonia com o regulamento, o Rudy Silva Semedo e o Filipe Alexandre Moita Cunha, de 14 e 18 anos de idade respectivamente, a quem incentivei a frequentarem o próximo Curso de Candidatos a Árbitro. O Diogo ingressou na arbitragem ainda não há dois anos. Com as suas 17 primaveras perspectiva alcançar a meta que a si propôs: ir até ao topo da carreira (internacional). Para isso terá que estudar, aperfeiçoar-se e actuar em muitos jogos para adquirir a necessária experiência. Paralelamente quer ingressar nas forças de segurança pública. Sobre a sua actuação e atendendo à sua juventude, devo dizer foi agradável seguir o seu desempenho, onde a simplicidade, clarividência e objectividade sobressaíram, além de ter aplicado sinalética aprimorada e demonstrado boa preparação física, pois foram estes os predicados que o Diogo mais evidenciou durante o desenrolar do jogo. No final, mereceu rasgados elogios de todos. Eu gostei e bastante! Tive o privilégio de assistir à sua estreia, no Campo do Bairro da Boa Vista, em 5 de Maio de 2007, exercendo a tarefa de Árbitro Assistente no jogo de juvenis entre as equipas da Câmara e do Cultural.
Nesta sua participação inicial deu-me a entender que é um dos predestinados, o que está a verificar-se, felizmente… Vamos aguardar e acompanhar o seu natural processo evolutivo. Nota: Fiquei muito satisfeito por conhecer e cumprimentar os avós do Diogo (Dª Maria Emília Silva e o senhor Carlos Reis Silva, na primeira foto), que o acompanharam nesta deslocação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que alguem responsavel esteve presente, pois isto é lançar jovens ás feras. Dois já é pouco, e um só e para mais, com pouca experiencia, é arriscar demais.
Parabens ao jovem.

Anónimo disse...

Concordo com o que se disse acima.... Sinceramente um rapaz com 17 anos...num jogo de iniciados onde já tive problemas...vindos de quem deveria dar o exemplo: os bancos. Ainda bem que tudo correu pelo melhor e boa sorte ao rapaz. Que tenha conhecimento é a única associação do país onde se nomeiam dois árbitros para um jogo. Sinceramente....

Quanto ao sr Alberto deve sofrer de....juventude. Parabéns por tudo o que tem feito por nós.

Gostei do post dos 22 centimos....a minha carteira é que não :)