quarta-feira, 15 de abril de 2009

QUAL O CONCEITO DE JUSTIÇA NO CONSELHO DE DISCIPLINA DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA?

No passado mês de Janeiro um colega nosso foi agredido, repito, AGREDIDO quando exercia as funções de Árbitro por um jogador (?) da equipa visitante, num encontro da Divisão de Honra, realizado no Norte do Distrito de Lisboa.

Elaborado o respectivo relatório na devida altura, com todos os pormenores da infeliz ocorrência e entregue em tempo útil, veio agora o Conselho de Disciplina da AFL (CD) a comunicar que ilibou o provocador não só por ter dito que não agrediu como considerou como bom o depoimento de dois colegas do atleta (?) transgressor, mas do clube adversário, que de forma “isenta”, “precisa” e “clara” não viram da parte do infractor qualquer acto reprovável!!!

Note-se que a acção do prevaricador para além de ter agredido o Árbitro e ter rasgado o bolso da sua camisa, também proferiu ameaças de morte.

Isto para o CD não tem valor?

O CD andou mal, mesmo muito mal! Se não vejamos: Que interpretação faz o Conselho de Disciplina

-do que consta no relatório assinado pelo Árbitro?
-do aval dos dois seus colegas que com ele actuaram e que confirmam a agressão?
-do Observador Oficial ao jogo que afiança ter havido agressão?
-e dos próprios elementos da GNR-Guarda Nacional Republicana que policiou o desafio e que dizem ter havido agressão?

Todas estas pessoas responsáveis e credíveis viram o que de mal aconteceu e as suas versões não são consideradas, mas com outra gente já não é assim, como se vê nesta ultrajante decisão assumida pelo CD, em tão má hora!

Espera-se, pois, que o Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, presidido por um antigo Árbitro, defenda o seu filiado até às últimas instâncias, pois esta tese do CD não pode ser aceite de ânimo leve, nunca! Seja a que título for…

5 comentários:

Pedro Mendes disse...

Mais uma vez o caro amigo Alberto Helder está na linha da frente na defesa dos árbitros! Esta decisão é altamente vergonhosa! Há que dizer que o sr. jogador é um continuo prevaricador, mas claro, arranjou 2 pessoas crediveis e lá se safou. Todos os outros, incluindo, autoridade, que é independente, não são crediveis! É o que temos!! Obrigado caro Alberto Helder

Anónimo disse...

Uma vergonha!
E onde estão os senhores da APAF para defender os interesses deste árbitro distrital??!
Pois, se fosse da Liga já apareciam nos jornais....é a realidade e a associação de classe de (alguns!) árbitros, que temos....

Presdente de Núcleo disse...

LUIS!!!! OH LUIIISSS!!!! LUIS GUILHERME????!!!! Ah, deve estar preocupado com as ofensas (verbais) ao bom nome dos árbitros da LIGA. Ofensas fisicas a árbitros de DISTRITAL ficam de lado. Abraço.

Viver e Sonhar disse...

Ola amigo.
Entrei aqui por mero acaso.
Amanha dia 16 vou estar em Portugal.Ja tirei o teu contacto.
Ao cabo de tantos anos, vou gostar de te dar um grande abraco.Tambem gostaria de saber do Carlos Cardoso e do Antonio Ferreira.

Vitor Antunes

José Valdoleiros disse...

Caro Alberto Helder
Fiquei siderado com este seu post, pois mais uma vez se prova que o nosso poder está pelas ruas da amargura.Não sendo jurista não sei como analisar este desfecho do caso,mas tendo sido aplicador da justiça na área disciplinar, não entendo como um relatório da equipa de arbitragem não é aceite como credivel e ainda mais para se apreciar e analisar, então que dizer dos autos de ocorrência da entidade que policiou o recinto?É lamentável que o caso não tivesse sido acompanhado convenientemente por quem tinha o dever de defender a classe-leia-se APAF.Poderei estar errado,mas não vi qualquer referência nos Órgãos da Comunicação Social,quanto à intervenção daquela Organização.Provavelmente não daria tempo de antena porque não se trata de Árbitros da 1ª Liga,ou de Internacionais e por isso não dá protagonismo.Não basta prestar-lhes apoio juridico e nada mais.Há coisas no sentido ético que deveriam sewr tomadas em defesa destes árbitros dos DISTRITAIS,pois é daqui que tudo emana.Gostaria de saber que tipo de acompanhamento foi dado ao colega agredido e a este só recomendo que apesar de ter sido vilipendiado,que não desista,pois é neste combate pela dignidade do homem numa primeira fase e segundo pela arbitragem, que devemos estar.Já agora gostaria que a APAF viesse dar nota da sua preocupação dos tremendos erros que na 1ª Liga têm ocorrido, estes sim, potenciadores de eventuais violências que urge banir dos campos de futebol.Não basta dizer que é normal existirem erros,mas sim tratar o assunto em substância e na sede própria.Chega de nos apelidarem de palhaços se não soubermos defender a essência da questão que é a Verdade Desportiva.Olhemos para o nosso umbigo com seriedade e façamos um exame de consciência, para que em boa verdade de nada nos possam acusar e saibamos sair com Honra e Glória desta época 2008/2009 que tem sido verdadeiramente negra para os agentes da ARBITRAGEM .