segunda-feira, 27 de julho de 2009

SÍLVIA REGINA ASSUME ESCOLA DE ÁRBITROS FLÁVIO IAZZETI

Pela primeira vez desde que foi criada, em 1949, a Escola de Árbitros da Federação Paulista de Futebol, terá uma mulher na sua coordenação. Sílvia Regina de Oliveira assumirá a função antes exercida por Roberto Perassi, que passou para a Comissão de Arbitragem. O desafio poderia ser considerado difícil de ser superado por qualquer pessoa, mas não para uma mulher acostumada ao pioneirismo. Quando começou sua carreira, a ex-árbitra Sílvia Regina encarou um ambiente completamente dominado pelo sexo masculino. Por isso, teve que transpor barreiras e ganhou destaque nacional e internacional. Foi a primeira mulher a apitar um jogo do Campeonato Brasileiro da Série A e de uma partida oficial pela Conmebol. Fora dos gramados, continuou a ser precursora na profissão e sagrou-se como a primeira instrutora de arbitragem internacional e membro de uma Comissão de Arbitragem.

No entanto, mesmo com a vasta experiência, que teve início em 1980, quando realizou o seu primeiro curso de arbitragem, Sílvia não esconde a ansiedade para enfrentar a nova empreitada. “Tenho quase 30 anos de profissão e já passei por tudo. E isso irá facilitar a aceitação deste novo desafio. Mas, na verdade, este será o maior desafio pelo qual já passei”.

Porém, para continuar a superação que se tornou símbolo de sua vida, terá uma ajuda especial, de Roberto Perassi, antigo diretor da Escola de Árbitros e referência para Sílvia. “Considero-o o meu mestre. Tudo que aprendi foi com ele. Quando recebo elogios por algo que eu fiz, eu sempre os direcciono para Perassi. O trabalho dele foi brilhante e ele irá continuar como instrutor. Ele foi um dos meus primeiros professores aqui na Escola de Arbitragem. Tive aula com ele e com o Flávio Iazetti”.
Mesmo surpresa com o novo cargo que irá ocupar, Sílvia Regina já traçou objectivos para a sua gestão. “Quero melhorar a integração de todos os profissionais que trabalham e dão apoio aos árbitros. Muitos fazem parte disto, como médicos e instrutores de educação física. Também queremos aprimorar o trabalho em equipa, entre o árbitro, os assistentes e o quarto árbitro. Precisamos desmistificar essa história de que o juiz que volta atrás em sua decisão tem sua autoridade diminuída”.

O trabalho realizado por Sílvia Regina anteriormente consistia em auxiliar o Coronel Marcos Cabral Marinho de Moura, presidente da Comissão de Arbitragem paulista, na escala dos árbitros, além de fazer análise de partidas e acompanhar a carreira de profissionais. Agora, em sua nova função, ela será de suma importância para os iniciantes da profissão. “Ajudarei na formação dos árbitros e na continuidade de suas carreiras, levando em conta sua capacitação”.

Como foi uma das primeiras árbitras do Brasil, a nova directora da Escola de Árbitros procura encorajar mulheres a seguir o seu exemplo e para isso oferece seus conselhos. “Temos que tirar o medo delas em relação às críticas. Na maioria das vezes, elas querem ser assistentes para não estarem no foco. Quando eu apitava, ouvia somente quem me escalava”.

O principal objectivo de Sílvia Regina em sua nova função é melhorar ainda mais a arbitragem paulista, a qual ela considera a melhor do País. “Somos um espelho para o Brasil. Espero vencer mais este desafio e contribuir para que este trabalho seja bem feito e a arbitragem paulista continue a ser referência tanto no cenário nacional e internacional. E também queremos minimizar ao máximo os erros”.

Quem é Sílvia Regina
Nome: Sílvia Regina de Oliveira
Nascimento: 19 de Abril de 1964, em Mauá, São Paulo
Profissão: Professora de Educação Física
Ano em que começou a apitar: 1980

Curiosidade: Fez o primeiro curso de arbitragem em 1980, mas não tinha a ideia de arbitrar. Na realidade, Sílvia Regina decidiu realizar o curso para ter uma noção mais profunda sobre as regras do futebol, para que isso lhe ajudasse a, um dia, ser jornalista desportivo, seu grande sonho na época.

Jogos Importantes: Os jogos mais importantes para Sílvia em sua carreira foram aqueles em que ela quebrou tabus, como os listados abaixo.

- Primeiro quarteto feminino a apitar na Série A do Campeonato Brasileiro: Guarani X São Paulo (2003).

- Primeira mulher a apitar um jogo oficial pela Conmebol: Santos X São Caetano (2003).

Além deles, Sílvia também cita a abertura do Campeonato Paulista de 2001, a partida entre Mogi Mirim e São Paulo, como muito importante em sua carreira.

Outros tabus quebrados por Sílvia Regina: Primeira instrutora internacional de arbitragem e primeira membro de Comissão de Arbitragem.

Fonte (com as devidas adaptações): futebolpaulista.com.br

Felicidades, querida Amiga!

1 comentário:

Prof. Vilson Bagatini disse...

PREZADO AMIGO ALBERTO HEDLER.
PRIMEIRAMENTE, QUERO CUMPRIMENTA-LO PELO ARTIGO SOBRE NOSSO COLEGA SILVIA REGINA DE OLIVEIRA, QUE ASSUMIU A COORDENAÇÃO DA ESCOLA DE ÁRBITROS PAULISTA. EM SEGUNDO LUGAR TESTIMUNHAR DA CAPACIDADE DAS MULHERES, POIS TENHO UMA IRMÃ, CHAMADA DE JUREMA MARIA BAGATINI, QUE ASSUMIU PELA PRIMEIRA VEZ NO MUNDO, UMA EQUIPE DE FUTEBOL PROFISSIONAL, PEGANDO =O CLUBE FECHADO E LEVANDO-O PARA A PRIMEIRA DIVISÃO, ATINGINDO O MAIOR SUCESSO.
UM GRANDE ABRAÇO E SUCESSOS PARA A SILVIA REGINA E UM ABRAÇO AO AMIGO

PROF. VILSON BAGATINI
DIRETOR TÉCNICO DO SAFERGS -PORTO ALEGRE-RS- BRASIL