Na recente estadia no Rio de Janeiro, onde tive o privilégio de visitar a sua sede, conforme demonstra a foto, o meu bom amigo Sérgio Corrêa da Silva ofereceu-me 3 livros relacionados com o futebol e a arbitragem, documentos que vim a analisar na viagem de regresso a Portugal.
REGRAS DO JOGO DE FUTEBOL
Profusamente ilustrado nas suas 114 páginas, com fotos, desenhos e muita informação esta edição, de Julho de 2009, tem as alterações produzidas pelo International Board para a época 2009/2010, e clarifica a interpretação das regras do jogo e as directrizes que todos os agentes do sector devem seguir.
MANUAL DE SÚMULAS E RELATÓRIOS PARA ÁRBITROS
A Comissão de Arbitragem da CBF edita este livro em Maio de 2009 (2ª edição), chamando a atenção dos seus filiados para o preenchimento correcto, preciso e objectivo da súmula e do relatório de cada partida, documento que fará fé perante a organização, especialmente quem tem que analisar as situações passíveis de punição sejam com justiça e isenção. O documento, com 66 páginas, contém extractos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, Estatuto de Defesa do Torcedor, Tipificação de Advertências e Expulsões, assim como os impressos necessários para o jogo.
MANUAL DO OBSERVADOR
Este importante guia orientador da função, com 32 páginas, é um manancial de informação abalizada para quem tem de avaliar o trabalho daqueles que dirigem os encontros de futebol. Explica pedagogicamente todas as fases que têm de ser apreciadas e valorizadas pelo examinador dos elementos da equipa de arbitragem.
Resta dizer que a publicação destas e de outras obras idênticas a CBF terá de ter sempre em conta a quantidade a imprimir já que são 27 as Federações associadas num país que tem a superfície de 8.514.876,599 Km2 e 191.480.630 habitantes e quase todos a quererem estar actualizados quanto à sua principal paixão desportiva…
REGRAS DO JOGO DE FUTEBOLProfusamente ilustrado nas suas 114 páginas, com fotos, desenhos e muita informação esta edição, de Julho de 2009, tem as alterações produzidas pelo International Board para a época 2009/2010, e clarifica a interpretação das regras do jogo e as directrizes que todos os agentes do sector devem seguir.
MANUAL DE SÚMULAS E RELATÓRIOS PARA ÁRBITROSA Comissão de Arbitragem da CBF edita este livro em Maio de 2009 (2ª edição), chamando a atenção dos seus filiados para o preenchimento correcto, preciso e objectivo da súmula e do relatório de cada partida, documento que fará fé perante a organização, especialmente quem tem que analisar as situações passíveis de punição sejam com justiça e isenção. O documento, com 66 páginas, contém extractos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, Estatuto de Defesa do Torcedor, Tipificação de Advertências e Expulsões, assim como os impressos necessários para o jogo.
MANUAL DO OBSERVADOREste importante guia orientador da função, com 32 páginas, é um manancial de informação abalizada para quem tem de avaliar o trabalho daqueles que dirigem os encontros de futebol. Explica pedagogicamente todas as fases que têm de ser apreciadas e valorizadas pelo examinador dos elementos da equipa de arbitragem.
Resta dizer que a publicação destas e de outras obras idênticas a CBF terá de ter sempre em conta a quantidade a imprimir já que são 27 as Federações associadas num país que tem a superfície de 8.514.876,599 Km2 e 191.480.630 habitantes e quase todos a quererem estar actualizados quanto à sua principal paixão desportiva…
































O clube promove este grande evento, reconhecido pela FIFA, desde 1989 e os vencedores desde então, são: Sport Club INTERNACIONAL (fundado em 04.04.1909) por 8 vezes; GRÉMIO Foot-ball Porto Alegrense (f. 15.09.1903) 6 vezes;
Clube NACIONAL de Football (f. 14.05.1899) e CRUZEIRO Esporte Clube, RS (f. 06.05.1967) 2 vezes cada; Clube ATLÉTICO MINEIRO (f. 25.03.1908), FLUMINENSE Football Clube (21.07.1902) e a Sociedade Esportiva MATSUBARA, 1 cada.
Na sua 22ª edição, a deste ano, que se iniciou no passado dia 15 no Estádio Alceu de Carvalho e que vai terminar no próximo sábado, dia 30, participam as 12 equipas Sub-17, dos seguintes países:
Argentina: Club Atlético BELGRANO-Córdoba (f. 19.03.1905), Dinamarca: KOGE Boldklub (f. 01.10.1927), Paraguai: Club GUARANI (f. 12.10.1903), Uruguai: Clube Atlético PEÑAROL (f. 28.09.1891), Brasil: AMÉRICA Futebol Clube (30.04.1912),
Clube de Regatas VASCO DA GAMA (f. 21.08.1898), CRUZEIRO Esporte Clube, Esporte Clube JUVENTUDE (29.06.1913), GOIÁS Esporte Clube (06.04.1943), GRÉMIO Foot-ball Porto Alegrense, Sociedade Esportiva GAMA (15.11.1975) e Sport Club INTERNACIONAL, que ganhou em 2009 (foto abaixo).
Ver mais em: 



A AGENDA DO ÁRBITRO – Dentre muitas informações merece destaque as seguintes: Hermínio Soares regressou de Rabat onde dirigiu dois encontros internacionais (Marrocos-Tunísia e Marrocos-Jugoslávia). A Associação de Futebol do Porto lançou livro das leis do jogo. Embarcou para a Ilha da Madeira o antigo Árbitro José Travassos que vai proferir palestras aos Árbitros locais. Faleceram António Cardoso, Inspector dos Desportos e Félix Bermudes, escritor.
RETALHOS DAS CRÍTICAS – Entre seis comentários nesta rubrica escolhemos este “mimo”: Acerca de uma arbitragem feita em 27 de Dezembro na Taça de Portugal, dois jornalistas opinaram. Escrevia o primeiro: Arbitragem decepcionante, fraquíssima, caseira e incompetente. Outro camarada seu escreveu sobre a mesma arbitragem o seguinte: A melhor arbitragem que até hoje se terá visto em campos portugueses. Isto é de abismar!...
BIBLIOTECA DO BOLETIM O ÁRBITRO – Era solicitada a colaboração dos leitores para cederem livros ou revistas, nacionais e estrangeiras de preferência sobre temas desportivos para que a formação desta ideia se concretize.
APITADELAS – Dá-se conta que o Árbitro internacional José Correia da Costa retirou-se da actividade, dirigindo o encontro F.C.Porto-First de Viena, fechando a chave de ouro a sua brilhante carreira.