sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

VÍTOR VASQUES, MAIS UM DOS NOSSOS QUE PARTIU…

Foi com um profundo sentimento de tristeza que vim a saber do desaparecimento deste nosso camarada de percurso desportivo e das lides partidárias… Lutador de causas justas e humanas até à exaustão, defensor de princípios éticos e democráticos, persistente nos objectivos delineados em prol do futebol, chegou a Presidente da Federação Portuguesa de Futebol realizando trabalho de vulto, sério e profícuo, sem nunca se pôr em bicos de pés ou cacarejar os (muitos) feitos alcançados no seu mandato de 1993 a 1996. Vítor Manuel Gomes Vasques, nasceu em 4 de Janeiro de 1938, na Freguesia da Sé Nova (Coimbra) e faleceu hoje, dia 20, de madrugada no Hospital de Coimbra onde estava internado.

Vítor Vasques era licenciado em engenharia química industrial pelo Instituto Superior Técnico, além de ter sido o 26º Presidente da Federação, foi também dirigente do Sport Lisboa e Benfica, durante a gestão do presidente João dos Santos, durante os anos de 1987 a 1992.
Antigo dirigente desportivo exercia a sua actividade profissional no Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, em Lisboa, onde exerceu o cargo de director técnico.

Na política, Vítor Vasques aderiu ao PS (Partido Socialista) em 1974, foi Secretário de Estado da Segurança Social no sexto Governo Provisório, no primeiro e no segundo Governo Constitucional, até Agosto de 1978.

Entre 1980 e 82, foi deputado do PS na Assembleia da República, não mais voltando a desempenhar cargos políticos.

Foi praticante de basquetebol no Clube de Futebol União de Coimbra, clube de que sócio, e de atletismo na Associação Académica de Coimbra, Vítor Vasques assumiu a direcção de Federação com a missão de “pacificar” o Futebol Português, o que fez com maestria, saber e competência.

O corpo de Vítor Vasques ficará em câmara ardente na Basílica da Estrela até à missa de corpo presente agendada para as 18H00 de hoje, sexta-feira, dia 21, na Basílica da Estrela seguindo para o Cemitério dos Olivais (Lisboa), onde terá lugar a cremação.

Sem comentários: