domingo, 14 de outubro de 2007

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL - UM REPARO OPORTUNO


Exmº Senhor
Presidente da
Federação Portuguesa de Futebol

Ao constatar as referências existentes no sítio da FPF quanto às presenças dos Árbitros Portugueses nos Campeonatos Mundiais de Futebol, organizados pela FIFA, onde se fazem referências aos consagrados Vieira da Costa, Joaquim Campos, António Garrido, Carlos Valente e Vítor Pereira, detecto existirem algumas falhas que passo a enumerar. A saber:

NO CAMPEONATO DO MUNDO DE 1950 - BRASIL

O Árbitro Internacional José Vieira da Costa, filiado do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Porto, esteve presente e actuou como Fiscal de Linha (hoje Árbitro Assistente) nos jogos a seguir indicados, que se iniciaram às 15H00 locais:

1. Em 25 de Junho, em Curitiba, no Estádio Durival de Brito, jogo entre as selecções da Espanha e dos Estados Unidos da América (3-1), exerceu as funções de Árbitros Assistente 1. Espectadores: 10.000.

2. Em 1 de Julho, no Estádio do Maracanã, foi o Árbitro Assistente 2, onde o Brasil defrontou a Jugoslávia e ganhou por 2-0. Espectadores: 142.000 (!).

3. Em 13 de Julho, no mesmo Estádio do Rio de Janeiro, actuou como Árbitro Assistente 2 no encontro Brasil-Espanha, ganho pelos primeiros por 6-1. Espectadores: 153.000 (!!!).

NO CAMPEONATO DO MUNDO DE 1970 - MÉXICO

O Árbitro Internacional António Saldanha Ribeiro, filiado no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Leiria, participou nos 2 encontros realizados no Estádio Guanajuato, em Leon, a seguir mencionados:

1. Em 7 de Junho, às 12H00, exerceu as funções de Árbitro Assistente 2 no desafio entre República Federal Alemã e a Bulgária, cujo desfecho foi de 5-2. Espectadores: 12.710.

2. Em 11 de Junho, às 16H00, foi o Árbitro principal do jogo Bulgária-Marrocos, que acabou empatado a 1-1. Espectadores: 12.299.

NO CAMPEONATO DO MUNDO DE 2002 - COREIA/JAPÃO

O Árbitro Assistente internacional Carlos Manuel Ferreira de Matos, filiado no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, fez três actuações na República da Coreia, todas como Árbitro Assistente 1. Os jogos realizaram-se todos à mesma hora local (15H30). Eis a lista:

1. Em 4 de Junho, no Estádio Mundial, em Gwangju, desafio entre as selecções da China e da Costa Rica. Resultado 0-2. Espectadores: 27.217.

2. Em 11 de Junho, no Estádio Munhak, em Incheon, jogaram as equipas da Dinamarca e França. Desfecho final: 2-0. Espectadores: 48.100.

3. Em 17 de Junho, no Estádio Mundial, em Jeonju, defrontaram-se o México e os Estados Unidos, ganho por estes últimos por 2 golos sem resposta. Espectadores: 36.380.

Espero, pois, ter contribuído (aliás, como sempre o tenho feito) para a valorização a página da FPF, assim como proporcionar que as omissões existentes sejam superadas, o que só vem dignificar e prestigiar a arbitragem portuguesa, aquém e além fronteiras.

Saudações

Alberto Helder

NOTA: Proximamente seguir-se-á o envio de mais informações importantes, depois da pesquisa que estou a realizar sobre a presença de outros Árbitros portugueses nas variantes de Futebol de 11, Futsal e Futebol de Areia, quer em Campeonatos do Mundo, quer nos Europeus, qualquer seja o escalão etário dos jogadores das selecções representadas.

Sem comentários: