quinta-feira, 27 de novembro de 2008

UMA INOVAÇÃO IDEALIZADA HÁ 58 ANOS!...

A UEFA está a testar um sistema de controlo por parte da equipa de arbitragem num jogo de futebol com a colocação de 2 Árbitros junto de cada baliza para tirar as dúvidas que possam surgir. Isto para além dos três habituais, naturalmente.

A competição piloto termina hoje em Chipre, onde, desde o passado dia 22, as selecções da casa, da Dinamarca, da Geórgia e da República Checa disputam o apuramento para o Europeu Sub-19, que se realizará em 2009 na Ucrânia. Quem está a supervisionar os seus efeitos localmente são antigos Árbitros de elite, hoje Observadores, incluindo Vítor Pereira, que ajuizarão os prós e os contras de tal experiência.

'Até agora foi muito bem-sucedida. O principal objectivo é controlar melhor o que se passa na grande área, para além de ajudar o árbitro, pois sabemos que este é o local onde acontecem a maior parte dos incidentes', diz um dos especialistas presentes.

Um dos Árbitros que participou nesta prova afirmou que 'este sistema possibilita que os árbitros controlem melhor uma zona onde normalmente sentem mais dificuldades. Por isso sentimo-nos mais confiantes nas decisões que tomamos', explicou. 'Claro que o facto de termos mais fiscalização, não excluiu totalmente os erros, mas certamente que eles diminuirão consideravelmente'.
Ora,

Até tudo bem, senão fosse este figurino prognosticado já no longínquo ano de 1950, conforme consta no jornal Record, edição 37, de 5 de Agosto do referido ano, página 11, na rubrica: Temas de Futebol, com o título: Porque não adoptar um juiz de baliza?

O texto é assinado pelo português sr. João Silveira, que, depois de ter assistido a uma partida de futebol no norte de Portugal e ter acontecido algo que não achou bem, justifica a razão da sua sugestão que foi, agora, aproveitada pela UEFA, passados que foram estes anos todos, o equivalente a 699 meses, 20.970 dias, 503.280 horas, 30.196.800 minutos e 181.180.800 segundos e por aí fora!...

Sem comentários: