-Cartaz promocional do Campeonato de Lisboa (primeiras categorias), época 1926/1927, brilhantemente conquistado pelo Vitória Futebol Clube, de Setúbal-
A seguir é relatado, passo a passo, o movimento diário da
agradável e gratificante atividade desempenhada no Museu da Associação de
Futebol de Lisboa, localizado no Chiado, como seu responsável, entre janeiro de
2014 e maio de 2016.
Nota: este registo, com imagens, nada mais é do que uma forma de
preservar a memória do que de bom se passou naquele período, simplesmente…
01.03.2015-Domingo
1.Compareci e exerci as funções de Delegado da AFL no jogo da
segunda mão das Meias-finais do Campeonato Distrital de Juniores “A”, I divisão
Honra Futsal, entre as equipas do Clube de Futebol “Os Belenenses” e das
Oficinas de São José, realizado no Pavilhão Acácio Rosa (Restelo), com início
marcado para as 15H00, mas que começou com dez minutos de atraso. O Delegado da
equipa da casa ofereceu um cachecol do seu clube que entregarei no Museu da
AFL. Saí de casa às 11H50 e regressei às 17H50. Sem despesas para a AFL.
02.03.2015-Segunda
1.Entrei às 08H252.Enviei para os Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe o Relatório de Atividades referente ao mês de fevereiro de 2015.
3.Recebi mensagem da Dª Maria da Conceição Ferreira Pereira, jogadora da Fortis a dar conta da sua participação nas provas organizadas pela AFL em 1981/1982, mas que não foi selecionada para o jogo realizado no Porto. Fez um jogo em que teve a seleção do Centro como oponente.
4.Também respondeu a Dª Sandra Costa, do sítio Futebol Feminino em Portugal a disponibilizar-se para facultar informação que possamos a vir necessitar.
5.A solicitação do sr. Rui Melo, secretário da direção da AFL, remeti-lhe o Relatório de Atividades do Museu referente ao ano de 2014.
6.A Drª Elsa Pinto, do Montepio, agradeceu a disponibilidade do Museu ter marcado o dia 25 de março para a visita guiada dos jovens.
7.Procedeu-se a pesquisas de elementos nos jornais “A Bola” e “Mundo Desportivo”, relacionados com a visita a Portugal da célebre equipa argentina de San Lorenzo de Almagro, em 1947, a serem facultadas ao Dr. David Sequerra. A tarefa totalizou em 85 fotografias.
8.Recebido telefonema do sr. António José Silva, ex-dirigente da Associação de Futebol de Lisboa a dar conta que vai entregar documentação referente à primeira seleção feminina da AFL, época 1981/1982.
9.Falou a Dª Maria de Lurdes Paulino para agendar visita ao Museu do seu grupo de amigos (6/7 pessoas). Voltará a contactar-nos.
10.Saí às 17H30.
03.03.2015-Terça
1.Entrei às 08H152.o Sr. António José Silva, ex-diretor da AFL, facultou elementos e fotografia da primeira seleção feminina da AFL, referentes ao jogo realizado no Poro, em 6 de junho de 1982.
3.De manhã tentei falar com o Dr. David Sequerra sobre o trabalho que se está a recolher sobre o San Lorenzo de Almagro, mas não foi possível. Depois de almoço voltei a contactá-lo, mas, devido a estar doente, não foi possível encetar a conversação desejada.
4.Terminou o arquivamento da coleção “História do Desporto em Portugal” (fascículos 1 a 13).
5.Falei com o sr. José Manuel Lopes Martins, ex-chefe de secretaria da Federação Portuguesa de Futebol a dar-lhe conta que já poderá consultar o dossier com documentos e emblemas de clubes de Lisboa.
6.Saí às 17H00 e fui contactar as Bibliotecas da Sociedade de Geografia e do Ateneu Comercial de Lisboa procurando documentos de interesse para a AFL.
04.03.2015-Quarta
1.Entrei às 08H10.2.Enviei mensagem ao presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Prof. Nuno Filipe Esteves Barata Salgado e Silva, sobre panfleto histórico que poderá vir a interessar-lhe.
3.Assim como para os Recreios Desportivos da Amadora, Vanda Santos e Pedro Simões, sobre o mesmo tema.
3.Falei com o Engº Mário Roncon, do Ateneu Comercial de Lisboa, um clube filiado na AFL em 13.11.1915, na expectativa de encontrar documentos para a AFL. Marcámos reunião para um dia da próxima semana, 2ª, 4ª e 6ª, pelas 9,30 horas, onde falaremos sobre o assunto.
4.O Árbitro lisboeta José Alberto Costa Santos Fernandes ofereceu
ao Museu o livro “The Anfield Song book, we have dreams and songs to sing”, do
Liverpool Football Club.
5.A Dª Maria de Lurdes Paulino, marcou visita ao Museu para o dia
9 de março às 15 horas. Será um grupo de 6/7 pessoas.6.Contactei a Dª Helena Grego, da Sociedade de Geografia, na expectativa de encontrar documentos que possam vir a interessar à AFL. Falar na próxima semana.
7.José Carlos Quitério, Árbitro de Torres Vedras, deu pistas para encontrar nomes de jogadoras da primeira seleção lisboeta, que representaram a União Desportiva, Recreativa e Cultural de Sarge, a quem agradecemos.
8.Contactou-se a Dª Dina Dias, do Museu de Cerâmica da Sacavém, no sentido de nos habilitar com informação mais pormenorizada do sr. Raul Gilman, sócio fundador da AFL.
9.Saí às 17H00 para ir até às Piscinas do Bairro da Boavista, ao encontro da Dª Isabel Maria Portugal dos Santos (Bé), jogadora da primeira seleção lisboeta, a fim de recolher informações sobre o encontro disputado no Porto, em 5 de junho de 1982.
05.03.2015-Quinta
1.Entrei às 08H002.O computador só pode ser ligado às 09H08, por falta de corrente elétrica.
3.Elaborada e fez-se seguir carta de agradecimento para José Alberto Costa Santos Fernandes pela oferta que fez ao Museu da AFL.
4.O sr. António José dos Santos Almeida, ex-funcionário da Fortis, a dar indicações quanto a nomes das jogadoras que fizeram parte da primeira seleção da AFL.
5.Enviado para os Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe o programa do Montepio sobre a visita ao Museu da AFL.
6.A árbitra jubilada Maria Gabriela Quaresma (Gabi) facultou-nos,
a título devolutivo, o seu arquivo pessoal, na expectativa de recolhermos
informação referente às primeiras seleções femininas da AFL.
7.Enviámos correio eletrónico para a Junta de Freguesia de Maceira
(Torres Vedras) na esperança de nos habilitarem com os contactos da jogadora do
clube local, Anabela Maria Marques dos Santos. Responderam em conformidade.8.Ao tomar-se conhecimento de que estão a decorrer cursos de candidatos a Árbitro de Futebol e de Futsal enviei mensagem eletrónica para o presidente do Conselho de Arbitragem a perguntar quando é que está prevista a visita ao Museu, o qual respondeu a dar conta que será em breve.
9.Tomámos conhecimento de que o jovem integrante da comitiva da Junta de Freguesia das Avenidas Novas (Marçal, de seu nome) já recebeu a lembrança que lhe era destinada.
10.Respondi à solicitação do secretário da direção, Rui Melo, apresentando proposta de relatório da atividade do Museu no ano de 2014.
11.Enviado pin e esferográfica para Lech Ostrowski, Lublin, Polónia.
12.Entreguei ao sr. Carlos Lourenço o trabalho resultante da busca de elementos da passagem do clube argentino San Lorenzo de Almagro por Portugal, em 1947, num total de 89 imagens.
13.Recolhidas imagens dos elementos do Movimento Social dos Desportistas (Manuel Candeias, Palmeiro Antunes e Santos Neves) que vieram apresentar o seu projeto aos Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe.
14.A AFL homenageou dois dos seus funcionários administrativos (Maria Conceição Tomás e Francisco José Esteves Freire) por antiguidade, dado que estão ao seu serviço há quarenta anos.
15.Saí às 17H00.
06.03.2015-Sexta
1.Entrei às 08H40.2.Ontem, pela 20H35, recebi telefonema da Dª Anabela Maria Marques dos Santos, jogadora da primeira seleção feminina da AFL a dar conta que se disponibiliza para ajudar a identificar os nomes das suas colegas que alinharam no jogo de 5 de junho de 1982 e seguintes. Já fiz seguir o respetivo pedido de colaboração.
3.Enviei para o sr. Vítor Badalinho os textos e imagens resultantes do encontro de ontem com elementos do Movimento Social dos Desportistas e da entrega de distinções a dois colaboradores da AFL que completaram 40 anos de serviço.
4.Recebemos telefonema do sr. Aires Vaz, da Associação Cultural Moinho da Juventude, dando-nos conta que tem um grupo de 20 jovens que pretendem visitar o Museu. Vai decidir o dia e hora da visita e contactar-nos-á proximamente.
5.Falei com o dirigente sr. José Carlos Pires, do Real Sport Clube, de Massamá, foi informado da disponibilidade do Museu para receber o grupo de visitantes que está a organizar.
6.Falou-se com a Árbitra jubilada e jogadora da seleção de Lisboa,
Dª Maria Gabriela Quaresma (Gabi) a dar conta que já fotocopiámos os documentos
do seu arquivo e necessários ao Museu da AFL.
7.Informou-se a Dª Maria de Lurdes Paulino a dar conta que os
visitantes da próxima segunda-feira poderão vir munidos de máquinas
fotográficas.8.O presidente do Conselho de Arbitragem da AFL respondeu alegando que o Dr. Nuno Lobo não comunicou a obrigatoriedade dos frequentadores dos cursos promovidos pelo CA. O Dr. Nuno Lobo vai enviar mensagem para o aludido dirigente.
9.Saí às 17H00
07.03.2015-Sábado
1.Das 11H50 às 17H45 estive ao serviço da AFL, como seu representante,
no jogo final (1ª mão) do Campeonato Distrital de Juniores “B”, masculinos,
Futsal, no Pavilhão 2 do Estádio da Luz, disputado entre o Sport Lisboa e
Benfica e o Sporting Clube de Portugal. Sem despesas para a AFL.
08.03.2015-Domingo
1.Das 17H30 às 22H20, voltei a estar ao serviço da AFL, como seu delegado, na partida final (2ª mão) do Campeonato Distrital de Juniores “A” feminino, Futsal, no mesmo Pavilhão, em que se defrontaram as equipas do Sport Lisboa e Benfica e a do Clube Recreativo Leões de Porto Salvo. Sem despesas para a AFL.
1.Das 17H30 às 22H20, voltei a estar ao serviço da AFL, como seu delegado, na partida final (2ª mão) do Campeonato Distrital de Juniores “A” feminino, Futsal, no mesmo Pavilhão, em que se defrontaram as equipas do Sport Lisboa e Benfica e a do Clube Recreativo Leões de Porto Salvo. Sem despesas para a AFL.
09.03.2015-Segunda
1.Entrei às 08H152.Recebida imensa informação da Dª Anabela Santos, jogadora das primeiras seleções femininas da AFL.
3.Da Dª Anabela Santos voltou a dar-nos conta de diversas informações quanto à primeira seleção feminina da AFL.
3.Falou o sr. Manuel Candeias, a dar conta do seu projeto. Foi informado da divulgação do seu objetivo na página da AFL.
4.Enviei para o sr. Vítor Badalinho texto e imagens do jogo Benfica-Leões de Porto Salvo.
5.O sr. António José dos Santos Almeida, ex-dirigente da Fortis, dá novas informações sobre o processo “Futebol feminino na AFL”. Agradecemos a sua colaboração.
6.O Grupo de Cultura, liderado pela Dª Maria de Lurdes Paulino e
composto por 7 elementos, visitou o Museu da AFL.
7.O polaco Lech Ostrowski agradeceu o material promocional
enviado.8.Falei com o Dr. Nuno Lobo.
9.Saí às 17H30.
10.03.2015-Terça
1.Entrei às 08H152.Fiz seguir para o sr. Vítor Badalinho texto e imagens referentes à visita de ontem do grupo “Amigos da Cultura”.
3.A Drª Elsa Pinto, do Montepio, dá conta que a programada visita ao Museu para a amanhã fica sem efeito, dado o número de inscrições ser reduzido (4).
4.Marquei a visita ao Ateneu Comercial (Engº Mário Roncon), para 6ª feira, dia 13, às 09H30.
5.Enviei mensagem para o Dr. João Miguel, Chefe de Divisão dos Arquivos Municipais de Cascais, sobre a hipótese de vir a reeditarem a coleção de cromos, que fizeram em 2004.
6.Arrumou-se a sala de espera do Museu colocando-se o painel da AFL, com dados do ano de 2008 (jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes, massagistas, etc.).
7.Recebida imensa e valiosa documentação e imagens de Dª Dina Dias, do Centro de Documentação da Câmara Municipal de Loures, sobre o sócio fundador Raul Gilman. Agradeci tamanha oferta.
8.Estive no Auditório da AFL, onde assisti à abertura do Curso de
Treinadores de Futebol, nível I, donde sai às 19H35. Sem despesas para a AFL.
11.03.2015-Quarta
1.Entrei às 07H55.2.Entrei em contacto com o sr. Leonel Pires, que me adiantou informação do Massagista Maia, que diz ser de Fail (Viseu).
3.Profunda e intensa procura nos jornais de 1915 para tentar encontrar referências ao levantamento dos troféus vindos do Brasil (1913) da Alfândega, pelo Dirigente Francisco Luís da Silva Calejo, que estiveram retidos na Alfândega de Lisboa, mais de ano e meio, em risco de irem para a hasta pública, por falta de pagamento de direitos alfandegários e que foram libertados sem qualquer custo para a AFL.
4.Saí às 17H00.
12.03.2015-Quinta
1.Entrei às 07H55.2.Preparei documentos do sr. Raul Gilman, para levar até ao Cemitério dos Inglesinhos, na expectativa de saber as suas datas de nascimento e falecimento.
3.Desloquei-me ao referido cemitério, onde, durante duas horas e meia, procurei nos registos e no espaço algo relacionado com o sócio fundador da AFL, Raul Gilman. Para já consegui a data do seu falecimento (01.09.1935), que terá de ser confirmada.
4.A Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais solicitou, através do Departamento de Organizações da AFL, informação quanto à participação da sua equipa de Juniores nas competições organizadas pela Associação. Foi respondido de imediato e em conformidade, habilitando-a com as classificações desde a época 1998/1999, quando começaram a participar, até à atualidade.
5.Falei com o Dr. Nuno Lobo, que adiantou ser necessário reunirmos para fazer o ponto de situação quando às atividades do Museu.
6.Saí às 17H00.
13.03.2015-Sexta
1.Entrei às 08H10.2.Desloquei-me ao Ateneu Comercial de Lisboa (Engº Mário Roncon) e à Sociedade de Geografia (Dª Helena Grego) a fim de tentar encontrar documentos de interesse para a AFL. Este trabalho foi feito em hora e meia.
3.Recebi telefonema do sr. Carlos, do Cemitério dos Inglesinhos a dar conta que tem mais informação referente ao sr. Raul Gilman, sócio fundador da AFL, falecido em 1935.
4.Saí às 17H00.
14.03.2015-Sábado
1.Enviei mensagem para a FIFA a solicitar que nos facultem
informação quanto à lista de árbitros portugueses internacionais
correspondentes aos seguintes períodos: de 21 de Maio de 1904 (data da fundação
da FIFA a 1924 e de 1940 a 1950. Das outras datas já temos as indicações
necessárias. Dado que se recebeu informação de que o respetivo Departamento da FIFA só está disponível a
partir de 23 de março, será remetida nova comunicação nessa altura.
15.03.2015-Domingo
16.03.2015-Segunda
1.Entrei às 07H45 (Greve no Metro até às 10H00).2.O italiano Mateo Cassi, Árbitro da AFL, pergunta o horário do Museu para visitá-lo.
3.Anabela Maria Marques dos Santos, antiga jogadora da seleção da AFL visitará o Museu na próxima quinta-feira.
4.Solicitado ao sr. Rui Melo, secretário da direção, o Relatório e Contas de 2013/2014 necessário ao Museu da AFL, que satisfez o pedido.
5.O sr. António Manuel Pereira Ribeiro, historiador ligado ao Clube Oriental de Lisboa, diz vir amanhã ao Museu para recolher informação.
6.Visitaram o Museu as seguintes árbitras internacionais de
futebol, que estiveram a participar no torneio internacional de futebol feminino, no Algarve, e a quem oferecemos lembranças institucionais (esferográficas e pins):
6.1-Cláudia Inês Umpierrez Rodriguez. 6.2-Luciana Elizabeth Mascaraña Rios.
6.3-Mariana Betina Corbo Odone (todas do Uruguai),
6.4-Maria Belen Carvajal Peña.
6.5-Loreto Andrea Toloza Cravero (ambas do Chile).
7.Enviado texto e 9 imagens referentes à presença das jovens árbitras
internacionais na AFL.
8.Saí às 17H00.
17.03.2015-Terça
1.Entrei às 08H00.
2.Enviei para o sr. Vítor Badalinho texto e imagem da cerimónia da
apresentação do XXXIV Torneio Internacional de Futebol Infantil, do Clube
Atlético e Cultural (Pontinha), ontem realizada.
3.A Sociedade de Geografia facultou-nos, por € 2,46 (dois euros e
quarenta e seis cêntimos), cópia dos Estatutos da Liga Portugueza de Foot-ball,
documento editado em 27 de setembro de 1909.4.Contactei a Dª Vera Abecassis, da Lisboa.convida.pt, na expectativa de divulgarem o Museu da AFL na sua revista.
5.Saí às 17H00.
18.03.2015-Quarta
1.Entrei às 07H55 (Greve no Metro até às 10H00).2.Preparei mapa para recolha da informação geral da AFL, desde clubes, jogadores, jogos, etc., a partir da época 2009/2010.
3.Desloquei-me ao Cemitério dos Inglesinhos (Estrela) para saber informações do fundador da AFL, sr. Raul Gilman (Ralph James Gilman) e, no jazigo de família, obtive a data do seu falecimento, ocorrida em 1 de setembro de 1935. Para o efeito contactei o sr. Carlos Pires e o sr. Gil.
4.Solicitou-se à Drª Rita Costa, coordenadora do Centro de Documentação e Informação do Sport Lisboa e Benfica, informação sobre a receção por parte do saudoso Eusébio da Silva Ferreira do emblema de honra da AFL.
5.Tentei contactar a Dª Dina Dias, do Museu de Cerâmica de Sacavém, mas não foi possível.
6.A Dª Helena Grego. da Sociedade Geografia diz que já se pode liquidar o valor (€ 2,46) das fotocópias dos Estatutos da Liga Portugueza de Foot-ball, entidade que dirigiu o desporto-rei em Portugal entre 1908 e 1910.
7.O sr. António Manuel Pereira Ribeiro, solicita mais informações relativas ao Clube Oriental de Lisboa. Amanhã será informado.
8.Saí às 17H00.
19.03.2015-Quinta
1.Entrei às 08H00.2.Desloquei-me ao Ateneu Comercial de Lisboa e falei com o Engº Mário Roncon que está a desenvolver iniciativas para encontrar documentos que possam vir a servir à AFL.
3.Fui à Sociedade Geografia regularizar o valor das fotocópias dos Estatutos da Liga Portugueza de Foot-ball, tendo a Dª Helena Grego entregue novas cópias, dados que as iniciais tinham um pequeno defeito.
4.Anabela Maria Marques dos Santos, uma das primeiras jogadoras da
seleção da AFL, visitou-nos e entregou documentação e imagens do historial do
futebol feminino lisboeta. Aproveitando-se a oportunidade visitou o Museu.
Agradeceu-se a sua preciosa colaboração.
5.Saí às 17H50.
20.03.2015-Sexta
1.Entrei às 08H05.2.Enviado texto e imagens da visita ao Museu de Anabela Santos, ao sr. Vítor Badalinho.
3.Contactei a Dª Dina, jogadora do Parede Futebol Clube, sendo, assim, identificada para o fim em vista (fotografia para fixar no Museu). Enviei-lhe fotografias ao mesmo tempo que solicitei a sua colaboração para efeitos de identificar colegas.
4.Tenta-se saber, através de vários contactos efetuados, o telemóvel do sr. Diamantino Barata Baptista, treinador da equipa feminina da Fortis.
5.Falei com o sr. Fernando Piedade, presidente do Parede Futebol Clube, sobre a questão do futebol feminino do seu clube.
6.Escrevi para o Póvoa de Santo Adrião Atlético Clube e sr. António José dos Santos Almeida, na expectativa de nos habilitar com o contacto telefónico do sr. Diamantino Barata Baptista, treinador jubilado que acompanhou a primeira seleção feminina da AFL ao Porto. Respondeu negativamente.
7.Voltei a contactar a Dª Paula, para saber algo mais de uma atleta da Fortis (Paula, guarda-redes).
8.Solicitei ao presidente da Junta de Freguesia de Fail e Vila Chã de Sá indicações do antigo Massagista Maia que serviu a seleção feminina da AFL.
9.Sobre o contacto do sr. Diamantino Barata Baptista respondeu afirmativamente o sr. António José dos Santos Almeida (da Fortis).
10.Saí às 17H00 para tratar das fotografias da seleção feminina de AFL, perante a Foto Fixarte (sr. Max Nunes, na rua Palmira).
21.03.2015-Sábado
22.03.2015-Domingo
23.03.2015-Segunda
1.Entrei às 08H20, vindo do Hospital Ordem Terceira onde o sr.
Guilherme Bandeira Henriques, diretor-adjunto do Museu, foi submetido a intervenção cirúrgica.2.Contactei a Dª Maria Madalena Louro, colaboradora da AFL e atualmente a prestar serviço no Conselho de Arbitragem, sobre a constituição de uma das equipas da primeira seleção feminina da AFL.
3.O Museu da AFL vai oferecer graciosamente ao Museu do Casa Pia Atlético Clube cópia dos Estatutos da Liga Portugueza de Foot-ball, editados em 1909!
4.Tal documento fotocopiado também vai ser entregue no Museu Nacional do Desporto, nas mesmas condições.
5.Conseguiu-se contactar o antigo massagista da AFL, sr. António Figueiredo Maia, nascido em 18 de maio de 1935, assim como o seu sobrinho, sr. Carlos Manuel Maia Figueiredo, recolhendo-se os dados que faltavam da sua participação na primeira seleção feminina da AFL.
6.Agradeceu-se ao sr. Leonel Pires a sua preciosa ajuda para encontrarmos o sr. Maia.
7.Contactei a Dª Madalena Louro, na expectativa de ser uma das colaboradoras que acompanhou a seleção feminina ao Porto e assim aconteceu, tendo até participado como jogadora numa das equipas. Contudo não é uma das duas atletas que falta identificar.
8.Voltou-se a solicitar à FIFA informação quanto aos documentos oficiais onde constam os nomes dos árbitros internacionais de 1904 a 1920 e de 1940 a 1950.
9.Saí às 16H30 para ir ao Conselho de Arbitragem da AFL, entregar ao sr. Paulo Silva a foto de uma das equipas da seleção de Lisboa, cedida pelo sr. António Silva (seu pai) e ao Museu do Desporto.
24.03.2015-Terça
1.Entrei às 08H15.2.Ainda ontem, às 17H15, recebi telefonema do sr. Max Nunes, da Foto Fixarte, a solicitar que comparecesse no seu atelier, na rua Palmira para confirmar o preparo do trabalho das 3 fotos das seleções femininas da AFL.
3. Na deslocação à rua dos Fanqueiros falei com o presidente do Conselho de Arbitragem, sr. Helder Campos, sobre a visita dos novos árbitros ao Museu.
4.Recebi o valor do passe social pago pela AFL (€ 26,75).
5.A Drª Elsa Pinto do Montepio, informa que virá amanhã entregar revistas com informação do Museu da AFL.
6.O sr. António de Jesus Soares, de Almada, procurou-nos a solicitar mais informações do Almada Atlético Clube.
7.O sr. António Ribeiro, do Clube Oriental de Lisboa, diz vir amanhã recolher dados informativos do seu clube.
8.Falei com a Dª Paula Jordão que ainda não tem elementos sobre uma das jogadoras que faltam identificar na primeira seleção de Lisboa.
9.Procedi à leitura dos volumes da revista Stadium, anos 1934 a 1938, oferecidos pelo sr. Cândido Pedro Tavares à Biblioteca da AFL. Neles encontrei imagens e textos de interesse para o Museu.
10.Saí às 16H55.
25.03.2015-Quarta
1.Entrei às 08H052.Ontem, de minha casa, telefonei para o sr. Diamantino Barata Baptista, residente em Inglaterra, aquele que foi o primeiro selecionador da equipa feminina, a fim de recolher a máxima informação quanto aos nomes das atletas que faltam identificar. Enviei elementos para o seu endereço eletrónico.
3.Voltei a contactar o sr. Francisco Seabra, possuidor da coleção revista Stadium (anos 1932 a 1942, 10 volumes), na expectativa de vir a ceder tão importante espólio à AFL.
3.Esteve presente a Drª Elsa Pinto, do Montepio, que entregou vários exemplares do jornal “Montepio Jovem”, que faz referência ao Museu da AFL.
4.Informou que a visita prevista para hoje, fica sem efeito, por tardia divulgação, interna, do acontecimento.
5.O sr. António Ribeiro, conforme prometido, recolheu imagens no Museu da AFL, para o seu trabalho relacionado com o Clube Oriental de Lisboa.
6.Remeti mensagem, por SMS, para a Dª Conceição Cerqueira, na esperança de obter informação quanto à identificação de duas atletas que constam na foto da equipa B da seleção de Lisboa.
7.Casal alemão visita o Museu. Rui Melo, secretário da direção, serviu de intérprete (inglês).
8.Arlindo Carneiro, secretário-geral da federação Santomense de Futebol diz visitar amanhã o Museu.
8.Sai às 17H00.
26.03.2015-Quinta
1.Entrei às 08H00.2.Recebida comunicação do Conselho de Arbitragem da AFL a dar conta que no dia 1 de abril (quarta-feira), os formandos do 2º curso de candidatos (2014/2015) virão visitar o Museu. São 16 da variante do Futsal e 34 do Futebol. Respondeu-se afirmativamente.
3.Informei o diretor-executivo, José Manuel Ribeiro, de que está uma lâmpada fundida no corredor do Museu, assim como, desde que foram colocados, as roldanas dos mastros exteriores e a porta da casa de banho que continua avariada (arrasta no chão).
4.O sr. Arlindo Carneiro Rodrigues, secretário-geral da Federação Santomense de Futebol visitou o Museu da AFL.
5.Escrevi à Dª Tânia Estronca, presidente do Carnide Clube, solicitando informações relacionadas com documentos de interesse para o Museu da AFL.
6.O sr. Diamantino Barata Baptista contactou-nos telefonicamente de Inglaterra, a dar conta de alguma informação que lhe foi solicitada sobre a primeira seleção feminina.
7.Feita a pesquisa dos vencedores do Campeonato Infantil, organizado pela Associação de Futebol de Lisboa, durante as épocas 1927/1928 a 1934/1935.
8.Falou o sr. Max Nunes, da Foto Fixarte, a dar conta que as fotos das equipas femininas estão prontas.
9.Saí às 16H30.
27.03.2015-Sexta
1.Entrei às 08H00.2.Preparou-se a receção à comitiva do Real Sport Clube, prevista para as 15H15, de hoje.
3.A pedido do Dr. Castanheira de Oliveira, responsável pelo Departamento de Relações Institucionais da AFL procurou-se saber se o Dr. David Sequerra foi distinguido pela Associação de Futebol de Lisboa com algum título de sócio de Mérito ou Honorário. Até agora nada se encontrou sobre a matéria.
4.Um grupo de quatro personalidades francesas visitou o Museu, acompanhado pelo Dr. Vítor Filipe.
5.A comitiva do Real Sport Clube, de Massamá, composta por 21 personalidades, visitou o Museu.
6.Recebida mensagem do sr. Maurício do Vale a solicitar reunião com o Dr. Nuno Lobo. Respondido em conformidade.
7.Recebi cópia do Decreto-Lei 13.564, de 6 de maio de 1927, que regulava o imposto a pagar pelas organizações de diversos espetáculos públicos, sendo o futebol o mais penalizado com 8% sobre dois terços da lotação, os espetáculos tauromáquicos com 5% e as atividades circenses 3%. No Relatório e Contas de 1926/1927 a então direção da AFL apresentou ao Ministro da Instrução a respetiva contestação pela diferença existente e que o futebol era o mais prejudicado. Este documento, de 16 páginas, foi obtido sem custos para a AFL.
8.O Mestre Joaquim Campos visitou o Museu.
9.Saí às 17H05, para levantar na Foto Fixarte 3 fotos das equipas representativas da AFL, no ano de 1982.
28.03.2015-Sábado
29.03.2015-Domingo
30.03.2015-Segunda
1.Entrei às 08H00.2.Informei o diretor-executivo da AFL da visita dos novos árbitros prevista para quarta-feira, dia 1, das 19H30 às 20H30.
3.Terminámos o trabalho relacionado com a seleção feminina da Associação de Futebol de Lisboa, com a afixação de três molduras na sala da biblioteca. Contudo, falta identificar uma atleta.
4.Esteve presente o sr. José Marques Alexandre, onde recolheu informação desportiva para os seus trabalhos.
5.Iniciou-se a pesquisa sobre o Almada Atlético Clube, satisfazendo o pedido do sr. António Jesus Soares.
6.Comunicou-se ao secretário-geral da Federação Santomense de Futebol, sr. Arlindo Carneiro Rodrigues que a reportagem da sua visita ao Museu já se encontra na página da AFL.
7.Saí às 16H50.
31.03.2015-Terça
1.Entrei às 08H15.
2.Informei o sr. Vítor Badalinho que duas das fotografias da
reportagem da visita do Real Sport Clube não estavam visíveis.
3.Em cima da minha secretária encontrei o livro “Curso de
Vigilância e Assistência aos Jogadores de Futebol –
Massagistas – junho de
1987”, oferta do sr. Augusto do Rosário Vieira, vogal do Conselho Fiscal da
AFL.
4.Para efeitos de divulgação na página da AFL enviei para o sr.
Vítor Badalinho texto e duas imagens referentes à oferta do livro.5.O sr. José Marques Alexandre solicita novas informações sobre o trabalho que está a desenvolver e relacionado com jogadores que atuaram nas competições da AFL.
6.Recebida indicação do sr. Rui Melo, secretário da direção, que foi autorizada a inscrição do responsável pelo Museu da AFL no IV Congresso de História e Desporto, a realizar-se nos dias 28 e 29 de maio de 2015, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
7.Pedi à respetiva organização indicações para proceder à inscrição.
8.Voltei a contactar o guia informativo “Lisboa Convida”, Dª Vera Abecassis, na expectativa de divulgarem o Museu da AFL.
9.Respondemos ao sr. José Marques Alexandre com os dados que foram possíveis recolher.
10.Terminou a procura de elementos relacionados com a atribuição de título associativo ao Dr. David Sequerra, que resultou infrutífera.
11.Continua-se a procurar elementos sobre o Almada Atlético Clube.
12.Recebi autorização do diretor sr. Carlos Seixas para entregar artigos de publicidade ao sr. António Marçal. árbitro internacional jubilado lisboeta que vai estar proximamente numa reunião com árbitros FIFA, no Algarve.
13.Recebidas notícias da FIFA, mas, lamentavelmente, enviaram a mesma documentação.
14.Saí às 16H55.
Sem comentários:
Enviar um comentário