Desta vez será a sempre agradável viagem ao imenso e amado Brasil, onde, graças a grandioso e prestigiante convite, que muito me honra, irei assistir, no próximo domingo e em São Paulo, a um dos jogos da última jornada do Brasileirão, cujo campeão só será conhecido na 38ª e derradeira etapa. No dia seguinte terei o prazer de acompanhar a Gala da CBF-Confederação Brasileira de Futebol, acontecimento único e fantástico, com a distinção dos melhores do principal campeonato brasileiro, incluindo os agentes da arbitragem que também são merecedores de tamanha deferência.
-Arnaldo César Coelho-Depois, no Rio de Janeiro, visitarei a Footecon-2011, que decorrerá nos dias 6 e 7, com espaço próprio para o sector de Arbitragem que contará com a agradável presença dos meus bons amigos brasileiros Sérgio Correia da Silva (Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF) e de Arnaldo César Coelho (moderador), e o colombiano Óscar Ruiz, que vão abordar o tema: “Como os Treinadores podem ajudar ou prejudicar a arbitragem”.
-Óscar Julian Ruiz Acosta-Estarei de volta a Lisboa para poder estar no dia 9 no jantar de Natal do Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras (grato pelo convite) e, no dia seguinte, na Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol para, como membro de pleno direito, eleito, exercer o privilégio de votar na lista que mais garantias dê ao desenvolvimento, qualidade e elevação do futebol português, elegendo, assim, os futuros membros dos corpos gerentes federativos para o mandato 2012/2015.
Todavia, aqui no blogue, podem contar comigo a partir do dia 12.
A todos os meus bons amigos que me expressaram as suas mais vivas felicitações não só com referência a esta viagem como a anterior, a São Tomé e Príncipe, aqui fica o meu profundo e sentido agradecimento!







Os dois primeiros jogos da prova foram disputados no dia 11 (quinta-feira) e no Estádio do Sintrense, iniciando-se às 12H00 a partida entre húngaras e letãs, cujo resultado foi favorável às magiares por 12-0, com 2-0 ao intervalo.
Árbitra: Rhona Daly (República da Irlanda). Árbitras Assistentes: Paula Brady (República da Irlanda) e Dalila Ribeiro (Portugal). 4ª Árbitra: Vanessa Gomes (Portugal).
Às 17H00 actuaram a portuguesas e as israelitas, ficando o resultado final 1-1 (com 0-0 ao fim da primeira parte).
Árbitra: Efthalia Mitsi (Grécia). Árbitras Assistentes: Chrysoula Kourompylia (Grécia) e Susanne Borg Pilhamre (Suécia). 4ª Árbitra: Pernilla Larsson (Suécia).
As imagens que acompanham esta reportagem referem-se ao segundo jogo. A equipa portuguesa utilizou equipamento escuro.
Uma curiosidade: Durante o Torneio foi utilizado o espaço de tempo que está determinado para as jogadoras se dessedentarem.



























































