Antigos camaradas de armas, que estiveram em África, em São Tomé estão cada vez mais solidários, mais fraternos, mais próximos.
Acontece que na última segunda feira, dia 18, o Amadeu, um companheiro de todas as horas, convocou o pessoal para, com os seus familiares, uma sardinhada nos bons ares de Ponte do Sótão (Concelho de Góis, Coimbra), um local muito acolhedor, aprazível e saudável.
Pese embora ser um dia de semana ainda se juntaram mais de uma trintena de comensais.
O anfitrião foi o confrade João Simões, professor, escritor e historiador, natural de Ponte do Sótão, que, com a sua famosa e eficiente equipa, fez as honras da casa com um acompanhamento personalizado, sorridente e cativante.
A Casa do Povo de Ponte do Sótão foi a entidade que, logisticamente, apoiou de forma superior os visitantes.
O repasto e a confraternização foram simplesmente uma magnífica demonstração de solidariedade e de convivência.
O Silva, o Rei da Sardinha Assada, com estabelecimento na rua do Sul, em Matosinhos – que se recomenda – veio equipado e abastecido com tudo que era necessário para a prometida sardinhada e não só.
Mais: foi ele que esteve de serviço ao assador, que preparou o gostoso repasto e que recebeu os parabéns de todos.
A propósito, e uma vez que fui com as mãos a abanar – pois o Amadeu assim o deu a entender – poderei adaptar aquela anedota relacionada com os membros da Comunidade Europeia que resolveram fazer uma festa, com o compromisso de que todos levassem o que tinham de melhor: Um dos convivas levou entradas, outro vinho, outro carne, outro peixe, outro café, outro fruta, outro doces, enfim, todos os 24 levaram tudo o que de melhor tinham. O Português também: levou a família…
E assim aconteceu, pois viajei com minha Irmã Ivone, que, para além de ter sido muito bem recebida, como foi o meu caso, gostou imenso do ambiente e das pessoas. Ela quer repetir a dose…
Alinharam connosco neste encontro os amigos Engº Diamantino Jorge Simões Garcia (Vice da Câmara Municipal de Góis), Dr. Vítor Manuel Fonseca Duarte (Presidente da Junta de Freguesia de Alvares) e Richard Land e familiares.
De manhã, na sede do Concelho visitei um antigo colega de emprego, Armando Gualter Campos Nogueira, já com a bonita idade de 89 anos, mas que, lamentavelmente não o encontrei no melhor local (Centro de Saúde), pois teve que ir tratar-se, dado ter sofrido uma queda, com alguma gravidade, que o deixou bastante contundido.
Está combinado, quando as melhoras forem realidade, voltar até Góis, com o Manuel Ferreira (outro companheiro do Rodrigues & Rodrigues), para, então, convivermos, à mesa, com a desejável presença do Prof. João Alves Simões.
A despedida foi emotiva, mas com a promessa de que em breve voltaremos a conviver, o melhor que agora fazemos, enquanto por cá andarmos…
Nota: Aos presentes distribui cópias das reportagens efectuadas nos últimos dois convívios, que poderão ser vistas em:
http://albertohelder.blogspot.com/2008/04/companhia-de-artilharia-840-so-tom-e.htmlhttp://albertohelder.blogspot.com/2008/05/so-tom-e-prncipe-companhia-de.html
Sem comentários:
Enviar um comentário