terça-feira, 8 de abril de 2008

COMPANHIA DE ARTILHARIA 840 – SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Uma vez mais fui convidado para o almoço-convívio regional dos camaradas de armas que estiveram a cumprir serviço militar obrigatório naquele maravilhoso arquipélago africano entre Maio de 1965 e Junho de 1967, com os quais partilhei localmente a mesma imposição até Junho de 1966.



Desta feita a familiaridade efectuou-se ontem, dia 7, no Restaurante O Cortiço, na Tornada (Caldas da Rainha) e reuniu três dezenas de pessoas, entre colegas e esposas. Foi um êxito absoluto, pois para além de revivermos episódios de há 40 anos nas belas paragens de África, mas sempre contados de maneira diferente, a alegria de encontrar companheiros, com quem, lá longe, repartimos as nossas mágoas, as nossas alegrias, os nossos problemas.




Cada ano que vai passando é bom voltarmos a ver-nos. Esta enorme alegria de vivência só é sentida por quem lá passou momentos de privação, de desânimo, de frustração, mas, sempre animado pelo facto de termos presente a correspondente lealdade, o forte companheirismo, a profunda amizade que incessantemente nos acompanhou e que ainda hoje se constata. É isso que nos une.


A CART840 tinha um efectivo de 150 homens, mas cinco deles não voltaram à sua terra natal, pois o infortúnio tocou-lhe bem perto ao darem a sua vida a troco de nada. Curvo-me, prestando a minha sentida homenagem aos que já não estão entre nós.

-Zamor Nazaré e eu-

Lembro que está em organização o X Convívio Nacional que se realizará em Lamego, no próximo dia 24 de Maio (sábado). Amadeu Rodrigues está apto a receber as inscrições dos que pretendam compartilhar um dia cheio de recordações e saudades. Os seus contactos, são: 962 492 727 – 214 796 213 – 254 939 893

Sem comentários: