
Estes colegas têm realizado ultimamente os seus encontros anuais e nacionais, desta feita, o 10º foi na Cidade de Lamego, no passado sábado, dia 24 de Maio.
Recordo que, em 7 de Abril último, houve um convívio regional na Tornada (Caldas da Rainha), do qual dei o devido relevo neste blog.
Este ano, alguns aproveitaram para viajar de véspera e ficarem no próprio Hotel onde foi servido o almoço-convívio, que juntou muito perto de duzentas pessoas, entre companheiros de missão e familiares, destacando-se as esposas, claro, filhos, filhas, netos, noras, genros, entre outros.
Pese embora o mau tempo, muita chuva e algum frio, tudo o que estava previsto para acontecer foi rigorosamente cumprido. Tal e qual como nos tempos de então!
A concentração verificou-se na carreira de tiro, em Penude, arredores de Lamego, onde os cumprimentos da praxe foram extremamente efusivos e bastante carregados de saudosismo. Pudera, passou-se mais um ano…
Depois seguimos para o Quartel de Santa Cruz, onde fomos superiormente recebidos, com guarda de honra e tudo!
Aí encontrámo-nos com os camaradas da Companhia de Cavalaria 8440 (estiveram em Angola nos anos 1974/1975) que também tinham organizado a sua reunião anual neste local e aproveitou-se que as cerimónias fossem comuns.
Prestou-se então a mais sentida das homenagens àqueles que já partiram, com deposição de coroa de flores, formatura na parada (vejam as barrigas na foto!), descerramento de placa alusiva à passagem da 840 por Lamego no dia de hoje, aliás muito especial, pois nesta data há precisamente 43 anos que todos eles embarcaram para aquelas encantadoras e paradisíacas ilhas africanas.
Na capela da própria unidade seguiu-se a celebração da missa e os companheiros que já não estão entre nós foram profundamente recordados.
Diga-se que todos os presentes participaram neste programa e com uma carga emocional que se destaca, já que todo o cerimonial nos tocou bem de perto, como não podia deixar de ser…
Resta dizer que neste convívio estiveram quatro bons amigos que não pertencendo à 840, quiseram partilhar todos estes momentos únicos e significativos, assim como recordar as alegrias (se é que as houve) e as tristezas que comummente sentiram nos seus bons tempos de meninos e moços. São eles o Zamor, o Martins, o Manuel e eu.
Com excepção do Joaquim Martins os restantes já têm alguns destes convívios no seu currículo.
Os dois primeiros estiveram acompanhados pelas esposas, conforme se pode constatar nas fotos.
Para terminar em beleza o tradicional bolo comemorativo foi distribuído e bem acompanhado por vinho espumante da região, na matéria uma das melhores de Portugal.
Também, a todos os camaradas de armas foram entregues lembranças.
Porque somos fiéis às nossas ideias e costumes, no próximo ano lá estaremos, novamente, para estreitarmos cada vez mais o que nos aproxima: a camaradagem, a solidariedade, o respeito, o passado, enfim, tudo aquilo que sempre nos uniu lá longe, muito longe e por muito tempo, que tanto demorava a passar para regressarmos a casa, para juntos dos mais queridos e queridas.
É bom continuarmos a ver-nos, a conviver, a contar as mesmas histórias (naturalmente com outra roupagem), bebermos uns copos e desejarmos que os anos vão passando e que nós vamos sendo teimosos, pois queremos continuar a andar por cá…
Nesta deslocação (viajei sozinho) percorri gostosamente 748 quilómetros.
Resta-me dizer que não é uma qualquer distanciazinha que separa a forte união existente entre aqueles que continuam a sentir nos valores humanos uma forma de estar e sentir a vida como ela deve ser encarada no seu dia-a-dia.
-Os tais quatro mosqueteiros, Manuel, Martins, Zamor e eu-
Foi uma bonita festa...
1 comentário:
Estive, ontem, 23/5/2009, no XI convívio, em Lisboa. Não pertenci à CART 840, mas à CCS. Gostei de rever pessoas companheiras de dias bem felizes. O Manuel Dias aqui da foto também compareceu - vivemos em S. Tomé 2 anos e por Setúbal mais 35, sem nunca nos termos "encontrado"... A vida prega-nos destas partidas. Agora temos muito que conversar. Desembarquei, em S. Tomé, em 6/6/66. Uns a partir e outros a chegar para vivências inesquecíveis...
Enviar um comentário