domingo, 19 de outubro de 2014

NA FEDERAÇÃO, MAIS DO MESMO…



Realizaram-se ontem duas assembleias-gerais no auditório Manuel Quaresma com a presença de 68 delegados (são 84 no total), que durou aproximadamente quatro horas, onde se falou de 14 pontos agendados!

Presentes à votação as actas das sessões de 31 de Outubro de 2013 (a tal que se esqueceram de distribuir em tempo útil) e de 31 de Maio de 2014 mereceram da minha parte total reprovação, pese embora o GFF quisesse que fossem aprovadas por unanimidade. Coisas… Também o relatório e contas ganhou o mesmo tratamento depreciativo, já que da arbitragem só fala da Academia e do seu peso na estrutura (‘tava a ver que não,’) já que a presença do Pedro Proença, Bertino Miranda e Tiago Trigo no Mundial 2014-Brasil passou ao lado ao ponto de nem os seus nomes são evocados! Sintomático. Quanto à alteração dos estatutos decidi pela abstenção. Do resto, é o habitual, sempre blá, blá, blá, mas sempre com o fito dos números, pois se a selecção não obtiver resultados desportivos positivos, não há os chorudos ordenados mensais…

O senhor César da Luz Dias Correia (na foto), Árbitro internacional jubilado, foi distinguido com o título de sócio de mérito, atribuído por unanimidade e aclamação! Este meu bom e nobre amigo, algarvio de gema, nasceu no dia 1 de Abril de 1935, esteve ao serviço da arbitragem durante 23 anos. Dirigiu jogos da primeira divisão de 28 de Setembro de 1969 a 13 de Dezembro de 1981. Internacional de 1973/74 a 1981/82. Nota importante: Ofereceu-me o emblema que ostentou o qual faz parte da única colecção de insígnias FIFA existente no mundo!

Entretanto, na minha intervenção saudei o regresso do Dr. Elísio Carneiro (Vice-Presidente da FPF), o qual, após um percalço de saúde, está a cem por cento, cheio de energia e, como sempre, imbuído de forte sentido em ajudar o futebol a ter o seu caminho certo e seguro. É a única personalidade que, na estrutura directiva federativa, me merece confiança. Na véspera tive com e ele e com Joaquim Jesus a dialogar sobre comportamentos assumidos responsavelmente por mim nas assembleias. Ficaram devidamente esclarecidos! 

Quanto à adenda à acta de 2012 (quando a Direcção omitiu a referência a Pedro Proença foi considerado o melhor do Mundo, assim como a equipa que liderou actuou nas finais da Champions e no Euro-2012) o GFF apresentou um papel dizendo que já estava ali o que reclamei há meses… 

AJUDAS PARA MELHORAR OS DESEMPENHOS DOS FEDERATIVOS:
Como é que foi possível realizar a reunião magna da entidade que rege o pontapé na bola em todo o Portugal, sem estar presente, como é habitual, o símbolo pátrio, a bandeira portuguesa? Como foi possível não ter estado representado o Conselho de Arbitragem federativo? Como foi possível ter sido elaborada uma adenda à acta de 2012 e não ter sido distribuída aos delegados que a votaram? Como foi possível não ter sido proporcionado a tomada da refeição no próprio edifício quando na assembleia anterior com menos assuntos o almoço foi assim servido? O desacreditado presidente da mesa da assembleia-geral deve ter respeito por mim e não vociferar graçolas relativas ao meu sentido de voto.
 PS-Ainda na Assembleia foi posto em causa o valor do curso de Treinadores Futsal nível III cuja inscrição ascendia ao astronómico custo (mínimo) de 2.965,00 (repito, dois mil, novecentos e sessenta e cinco euros), ou seja, uma pequena fortuna a desembolsar pelos candidatos àquele estatuto, conforme comunicado oficial de 14 de Outubro. Três dias depois, face à dimensão das críticas desta imposição, vindas de todos os quadrantes de Portugal, já saiu comunicado a dar conta que aquela verba não está correcta e que proximamente será apresentada uma outra mais satisfatória. A pergunta que se impõe: Custa muito fazer as coisas bem à primeira? Ou: Quando é que os teóricos saem dos gabinetes e consultam os experientes, aqueles que estão no terreno, e fazerem tudo como deve ser? Enfim…

2 comentários:

Anónimo disse...

Ajudas para melhorar o desempenho dos Presidentes da Direcção e da Mesa da Assembleia Geral: testes ao QI.
Sendo tarefa dificil, podem solicitar auxílio de 3ºs ou recorrer a cábulas...

CÉSAR CORREIA disse...

Meu bom amigo:
Mais um bom trabalho que a Causa lhe deve.
A defesa da nobre arte de arbitrar e da respectiva
"entourage" é coisa só ao alcance de alguns, muito poucos.
Parabéns.
O meu agradecimento pelo destaque.
Por acaso ainda arbitrei em 1982,a 04.01,Montijo-Nacional (2ª) e a 11.01,Belenenses-Académico de Viseu, possivelmente da Taça de Portugal.
Sinceramente,não recordo.
Por isso aceito o 13.12.81 como o último jogo da 1ª Divisão, demais vindo de quem vem!
Grande abraço.
César