quarta-feira, 4 de abril de 2018

JÁ LÁ VÃO 62 ANOS...



Comecei a trabalhar logo que completei o exame da quarta classe (27 de julho de 1953) na casa do meu vizinho J. Mourão, Limitada, na travessa Nova de São Domingos, ao Rossio, e por lá me mantive a fazer recados até à véspera do Comendador Augusto Rodrigues, também vizinho e dono da firma Rodrigues & Rodrigues, me convencer a ir trabalhar consigo, pois precisava de um telefonista.


Naquela casa estava a ganhar 150$00 mensais, mas, o Patrão Augusto - era assim que os seus cerca de 30 empregados o tratavam - para me cativar, disse-me que iria ganhar 300$00!


Naturalmente que acedi e por lá fiquei até 1987.


Recordo que, naquela quarta-feira, dia 4 de abril de 1956, com 14 anos de idade, apresentei-me logo pela fresquinha na loja e o empregado mais antigo do R&R, o sr. António Augusto Quaresma, logo tratou de me encarregar levar uma farda aos Gelados Rajá, em pleno Parque Florestal de Monsanto.


Do Cais do Sodré tive que ir às Portas de Benfica apanhar o autocarro para o destino e lá me desenrasquei, pese embora tivesse demorado quase uma eternidade - face às distâncias e aos meios de transporte existentes naquele tempo - para terminar a missão.


No dia seguinte já fiquei ligado ao escritório, começando a aprender a função, ou seja, a lidar com o aparelho telefónico (PPC), tendo como professor outro antigo empregado, o sr. José Alves de Almeida, que teve muita paciência para me aturar, devido à minha irrequietude, pois eu queria aprender depressa...


Enfim...


Faz hoje, precisamente, sessenta e dois anos que este episódio se desenrolou naquela que viria a ser uma escola de vida, para todos os que por lá passaram, e que deram o seu melhor para
desempenharem a contento as tarefas que lhes estavam destinadas nas áreas industrial, comercial e administrativa.


E foram muitos...


Ai que saudades, ai, ai...

Sem comentários: