sábado, 6 de abril de 2019

SEGURANÇA SOCIAL: EFICIENTE? NEM POR ISSO...

Solicitação remetida no dia 1 de março de 2019:
Ao
Departamento de
Acordos Internacionais da
Segurança Social
Boa tarde.
Com os melhores cumprimentos venho solicitar o favor de emitirem credencial para a República de Cabo Verde, dado que vou em viagem de recreio a ter início em 13 de Março de 2019, com o fim previsto para o dia 30 de março de 2019.
O local de destino será a cidade de Santa Maria, na ilha do Sal.
ALBERTO HELDER HENRIQUE DOS SANTOS
Benificiário 10.092.293.352
Morador na Rua Ary dos Santos, 1-4º andar, letra A
1500-062 LISBOA
A vossa estimada resposta deverá ser direcionada para este meu endereço eletrónico (alberto.helder@gmail.com), uma vez que não consigo aceder ao meu espaço na Segurança Social Direta.
Fico, pois, a aguardar as estimadas notícias de V. Exªs.
Saudações
Alberto Helder 
Nova mensagem enviada, esta a 6 de março de 2019:
Exmºs Senhores do
Departamento de
Acordos Internacionais da
Segurança Social
Boa noite!
Dado que ainda não fui recebedor que qualquer resposta ao meu pedido datado de 1 de Março de 2019 (ver abaixo), venho solicitar o favor de me transmitirem o que acharem por bem, pois a data do  início da minha  viagem está a aproximar-se e, como depreendem, estou ansioso para receber as vossas estimadas notícias, facto a acontecer ficarei mais tranquilo.
Espero, pois, que, desde já, V. Exªs digam algo para meu sossego, merecido, aliás, pois descontei durante 50 anos para a Segurança Social.
Saudações.
Alberto Helder
Beneficiário 10.092.293.352
Nota: Viajei para Cabo Verde a 13 e regressei a 22 de março de 2019
Resposta da Segurança Social a 28 de março
 
No mesmo dia 28, respondi o seguinte, lamentando :
Exmª Senhora
Margarida Caracóis
Técnica Superior do
Setor de Instrumentos Internacionais
Núcleo de Enquadramentos Especiais
Unidade de Identificação, Qualificação e Contribuições
Centro Distrital de Lisboa do
Instituto da Segurança Social, I.P.
Boa tarde.
Acabo de receber a sua mensagem datada de hoje, que agradeço, acompanhada da credencial PT/CV6 solicitada por duas vezes, em 1 (sexta-feira) e 6 de março de 2019 (quarta-feira), a qual já não produz efeitos dado que já regressei de Cabo Verde, o que lamento profundamente.
Naquelas comunicações alertei V. Exªs para o facto de pretender receber o referido documento antes do dia da partida (13 de março), para ir tranquilo e confiante em quem deve pugnar pelo bem-estar dos seus beneficiários, a Segurança Social, mas tal não aconteceu, causando-me mau estar, insegurança e falta de confiança na vossa instituição.
E pensar que procedi aos descontos para a SS durante 50 anos com assiduidade, pontualidade e consideração, cumprimento de que muito me orgulho, e ao pedir-lhe uma simples credencial, levou 28 dias para a emitir a qual, agora, nada vale…
Enfim…
Há sim que agilizar estes serviços de rotina, melhorá-los até, com visão, rigor e operacionalidade, no sentido de a Segurança Social sair dignificada perante quem a sustentou durante 599 meses, assunção que deve ser uma constante, proporcionando felicidade e qualidade de vida sem sobressaltos ou aborrecimentos a quem a respeita.
Saudações.
Alberto Helder

Sem comentários: