quarta-feira, 15 de abril de 2020

RECORDAR É VIVER!


Hoje, 15 de abril de 2020, tive a grata e plena satisfação de ter atendido um telefonema do ilustre e nobre Amigo Julinho Menezes, santomense radicado em Amarante, que, comigo, nos idos tempos da década de sessenta envergou orgulhosamente a camisola do glorioso Sport São Tomé e Benfica, coletividade muito considerada no seio da comunidade de São Tomé e Príncipe e na diáspora, tendo em consideração os seus excelsos dirigentes, caso do inesquecível Presidente José Inácio Peres, e dedicados praticantes.
Quando começámos a falar foi um recordar de emoções e acontecimentos que se verificaram há 55 anos, carregados de saudade e sentimentos que, vividos na atualidade, vêm dar razão a que uma amizade sincera, real e única jamais se apagará no tempo, seja qual for a sua extensão.
Falámos dos nossos bons e leais companheiros de percurso, que connosco partilhavam os resultados da nossa equipa como o seu irmão, o Carlitos, o Luís Carvalho, o Octávio Mendes e seu irmão António, o Mota, o Hilário (o Gato Preto), era o guarda-redes, gente fantástica, simples e solidária, que constituíam um verdadeiro e inseparável grupo, sem complexos ou manhas, lutando, sofrendo e suando pelo ideal desportivo que nos movia todos os fins de semana, mas sempre em corpo e mente sã, ou seja a prática do desporto pelo desporto!
Combinámos agora que quando passar esta crise vamos encontrar-nos num almoço-convívio, para pormos a escrita em dia… E muito há para contar…

Nota: a foto com as equipas do Sporting Clube de São Tomé (vencedor) e do glorioso Sport São Tomé e Benfica, reporta-se a um jogo de futebol realizado no dia do patrono da então província ultramarina, 21 de Dezembro de 1965, no Estádio Sarmento Rodrigues (casa cheia, a rebentar pelas costuras…) podendo identificar-se aqueles que estão no primeiro plano e a partir da esquerda: Carlos Menezes (4º) e eu (10º). Em pé, António Mendes (5º), Octávio Mendes (5º), Inácio Peres (10º) e Julinho Menezes (14º).

Na imagem da equipa do glorioso Sport São Tomé e Benfica, estão de pé, e pela mesma ordem: António Mendes, Hilário (Gato Preto), saudoso Vieira, Octávio Mendes, capitão, Luís Carvalho e Mota. Em baixo: Amadeu, eu, Julinho Menezes, Quissanja e Carlos Menezes.

Sem comentários: