quinta-feira, 4 de março de 2021

ACREDITAR, SEMPRE!

 

A pedido da direcção da ACREDITAR-Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro elaborei o presente historial, que descreve a minha participação num projecto por mim idealizado e que se realizou há perto de 24 anos.

 CONTRIBUTOS PARA O HISTORIAL DA ACREDITAR

POR ALBERTO HELDER HENRIQUE DOS SANTOS

No início de 1997, o então Secretário-Geral da APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, com 55 anos de idade foi submetido a uma intervenção cirúrgica, que demorou seis horas, no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, pelo conceituado doutor Rogério Santos, à glândula parótida direita, onde foi detetado um carcinoma, cujas consequências não foram tão graves como se previam, graças ao excelente acompanhamento que tive por todo o pessoal hospitalar, especialmente do doutor Francisco Mascarenhas do Serviço de Radioterapia do mesmo Hospital, gente fantástica, profissional e solidária, a qual, ainda hoje, expresso a mais profunda e imensa gratidão.

Naturalmente que a família (minha mulher, Maria Júlia; meu filho, Rui Fernando; minha irmã, Ivone), os muitos amigos e amigas foram preponderantes na minha recuperação, e a quem, também, agradeço penhoradamente.

Na altura pensei que a experiência adquirida e o cargo profissional que desempenhava poderiam ser opções válidas para uma ideia que pretendia pôr em prática: levar os jovens da Acreditar a assistirem aos jogos de futebol profissional português e, possivelmente, estarem com os seus ídolos, entre outras iniciativas que se concretizaram, não só para aliviarem as dores de que padeciam, como dar-lhes esperança de vida!

E assim aconteceu!

Entrei em contato com a Liga de Clubes e expus a minha pretensão ao ilustre amigo Álvaro Braga Júnior, que desempenhava as funções de Secretário-Geral, um Homem com tanta bondade e compreensão, que logo recolheu o assentimento dos 36 clubes que disputavam a primeira e segunda liga, bastando só eu dizer quantos meninos e meninas queriam assistir a determinado jogo! Fantástico!

Fui à sede da Acreditar, então na avenida João XXI e aí falei com elementos responsáveis da direcção sobre o projeto, em pormenor, que pessoalmente queria levar em frente, sempre sem despesas para a Acreditar, o qual foi aceite sem quaisquer restrições.

Quase de imediato iniciou-se, então, a ida aos estádios do Benfica, Sporting, Porto, Estoril, Belenenses, Boavista, Alverca, Estrela da Amadora, nalguns casos mais do que uma vez, foram dias de festa para os jovens, para mais, nalguns casos, foi-lhes proporcionados extras para além de verem os jogos do seu clube preferido, como lanche (oferecido pelos clubes), estarem com os seus ídolos e familiares (após os jogos), obterem autógrafos e serem fotografados junto dos jogadores, que também muito contribuíram para o possível bem-estar físico e espiritual das crianças.

Estas deslocações semanais, sempre com novos jovens, foram sempre supervisionadas pela Acreditar, com a presença da sua representante, Inês Drummond, limitando-me a ser o elo entre os grupos de jovens visitantes e a estrutura de cada clube, para que nada falhasse, o que foi gratificante ter feito este interessante empreendimento sem um único problema.

Gostei imenso fazer este trabalho, em que consistia em ir juntar-me ao grupo, normalmente concentrava-se no Instituto Português de Oncologia (quando o destino eram clubes de Lisboa), acompanhá-lo e facultar o acesso rápido e sem paragens ao interior do estádio, indicar os lugares que nos estavam destinados, fazer algum esclarecimento em termos futebolísticos ou que envolvessem aspetos de arbitragem e, se houvesse extras, fazer a reportagem fotográfica (restrita) e regresso. Também agradeço aos jovens árbitros e árbitras que convidados para acompanharem este projeto sempre se manifestaram interessados e colaborantes, o que deu outra vivência a estas idas aos jogos de futebol profissional.

Fabuloso: quer no estádio do Sporting, quer no do Benfica, os jovens da Acreditar tiveram a honra de entrarem no relvado pela mão dos jogadores dessas equipas, fazendo com eles a saudação inicial aos milhares e milhares de espetadores presentes!

Fantástico: um caso importante, que se passou no estádio da Luz, com o Homem da Águia do Benfica (José Manuel Paixão). Tinha um gosto muito especial em deslocar-se a onde nos encontrávamos para que os jovens vissem ao vivo a “Glória”. Tal acontecimento era simplesmente grandioso e inesquecível. As crianças tocavam na pelugem da águia e ficavam maravilhadas.

Maravilha: num dos dias que estivemos no estádio da luz, o dono do Hotel Camelo, em Seia, senhor Miguel Camelo interpelou-me e disse que gostaria que algumas crianças da Acreditar passassem alguns dias na Serra da Estrela, no seu hotel. Achei uma ótima ideia e logo o encaminhei para a representante da Acreditar que estava nessa comitiva. Foi um sucesso as vezes que tão benemérito empresário nos proporcionou estadia na esplêndida unidade hoteleira, com piscina e não só, mas também os muitos momentos de alegria, quer recreativos, culturais e turísticos, fazendo esquecer às crianças o problema da doença.

Também acompanhei grupos de jovens da Acreditar no retiro do Monte Sobral, em Alcáçovas, em pleno Alentejo, com a presença do José Manuel Paixão.

Este projeto ainda durou alguns anos. Depois, com o avançar da minha idade, foi-se desvanecendo, mas foram dias bem passados, de imensa satisfação, felicidade e solidariedade, sempre à espera de que voltassem a acontecer…

Entretanto, dado que 2015 me afastei de tudo o que se relacione com a Arbitragem do Futebol, como explico no meu blog dessa altura, direi que a APAF tem a coleção da sua revista “O Árbitro”, com fotos e textos de acontecimentos relacionados com a Acreditar, que poderá ser consultada.

Também, para o mesmo fim, o senhor José Manuel Paixão, tem o seguinte Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100032789327387

 Em 31 de janeiro de 2003 a APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol recebeu, em plena Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol, o diploma atribuído pelo Comité Olímpico Internacional, assinado pelo presidente Juan Antonio Samaranch, pela sua contribuição no âmbito social em 2001 (Ano Internacional do Voluntariado), face ao protocolo existente com a Acreditar.

Receber tamanha distinção ainda hoje sinto verdadeiro orgulho.

Saudações.

Alberto Helder

Sem comentários: