O maior coleccionador de todos tempos em Portugal (quiçá mundial) de emblemas metálicos nas suas mais diversas versões (pins, com alfinete, etc.) teve a gentileza de corresponder ao meu convite e deu uma saltada até à sede da Associação dos Árbitros de Futebol de Portugal, onde, em 7 de Outubro, veio a encontrar-se comigo e com o Mestre Joaquim Campos, com quem dialogou por breves momentos, dado não poder partilhar connosco muito tempo por estar, entretanto, comprometido com afazeres inadiáveis. Mas ainda deu tempo para registarmos o acontecimento com uma foto, gentilmente obtida pela Elisabete Rosa, colaboradora da Associação.
O nosso visitante percorreu as acanhadas instalações, mas cheias de história e objectos que muito dizem à arbitragem, sempre atento ao que via e se lhe ia dizendo e, claro, demorou mais tempo a apreciar aquilo que, propriamente, lhe diz respeito, isto é, a colecção (pequeníssima) de insígnias pertencentes à APAF, que abarca menos de metade das 208 Federações filiadas na FIFA.
Prometeu contribuir com alguns exemplares que detectou estarem em falta. Entretanto, foi-lhe entregue um kit de material promocional da Associação. O meu bom amigo Frederico Santos tem na sua valiosa e monumental colecção (quase 72.500!!!) os 4 modelos de emblemas que a APAF teve desde a sua fundação (12.05.1979) até agora. Ao ver na sala do Presidente os imensos galhardetes dos Núcleos de Árbitros de Futebol, mais de cinquenta, teve logo a ideia de confeccionar os seus emblemas, o que irá valorizar substancialmente em número e qualidade a sua espantosa e admirada colectânea.
Na oportunidade marcámos a próxima visita que será ao maravilhoso Museu da Associação de Futebol de Lisboa, no Chiado, na expectativa de ver identificados alguns símbolos que possui.
Na oportunidade marcámos a próxima visita que será ao maravilhoso Museu da Associação de Futebol de Lisboa, no Chiado, na expectativa de ver identificados alguns símbolos que possui.
Sem comentários:
Enviar um comentário