
O segundo episódio desta colectânea reporta-se às Assistentes internacionais, função que teve início em 1995, como as Árbitras, ano em que se realizou o II Mundial feminino, na Suécia.

As primeiras Assistentes, trinta e uma jovens mulheres, eram originárias de vinte e dois países. Europa, 11, Américas, 5, África, 4 e Ásia, 2. Portugal, claro, zero!

Contudo, deixem-me dizer, com uma pontinha de vaidade (?) o seguinte: Como é possível ter esta série completa se não existem Árbitras Assistentes em Portugal? Curioso, não é?

Pois bem! O facto de ter muita gente amiga e interessada em colaborar nesta iniciativa é o bastante para superar algumas dificuldades que se nos deparam nos contactos a promover.

Há que superá-las e os problemas desvanecem-se e, naturalmente, vamos em frente, claro!

A-propósito, aqui fica o mais profundo agradecimento a quem fez o favor de estar comigo neste projecto. Casos de:

TÂNIA REGINA SALDANHA SANTOS (BRASIL-BAHIA) – Pela simples e grandiosa atitude que assumiu ao me ofertar a sua valiosa colecção de 8 exemplares, dos anos de 1995 a 2002! Fantástico…

Na altura, quando estava no Brasil, fiquei sem palavras! Muito e muito obrigado, estimada colega e boa amiga.

CLEIDY MARY SANTOS NUNES RIBEIRO (BRASIL-SANTA CATARINA), outra boa amiga!

FIFA-FEDERATION INTERNATIONALE FOOTBALL ASSOCIATION

Admirem, pois, os emblemas, todos eles originais, pela sua evolução, desenhos, cores e dizeres. Enfim, vale a pena levar até ao fim esta agradável tarefa.

Entretanto, lembro que, para completar as colecções de Árbitras e Árbitros, quer de Futebol quer de Futsal (os emblemas são comuns nas variantes) ainda me faltam alguns exemplares. Se o estimado leitor estiver interessado em colaborar é favor co

ntactar-me nesse sentido, para:
alberto.helder@netcabo.pt
Entretanto, a primeira série de emblemas, dos Árbitros de Futebol de Praia, poderá ser vista em:
http://albertohelder.blogspot.com/2011/04/fifa-insignias-arbitros-de-futebol-de.html


Sem comentários:
Enviar um comentário