domingo, 29 de setembro de 2013

GALA DA FUNDAÇÃO “O SÉCULO”

Respondendo ao honroso convite, que muito me sensibilizou, no dia 3 de Abril de 2013 estive presente no Casino Estoril, onde, durante o jantar/espectáculo li a seguinte mensagem:
Graças ao benemérito Paulo Paiva dos Santos vai ser possível que as crianças mais necessitadas voltem a frequentar a maravilhosa e acolhedora Colónia Balnear Infantil de O Século!
Esta atitude nobre, ímpar e solidária, que merece sentido e profundo reconhecimento de todos, foi por mim destacada na net em Agosto passado.
Naturalmente que neste agradecimento há que envolver todos aqueles que, agora ou desde o longínquo ano de 1927, contribuíram sobremaneira para a felicidade da pequenada, sendo, por isso, credores do maior apreço e admiração pelo bem que fizeram a toda uma juventude carente de tempo e espaço para crescer em ambiente saudável, tranquilo e familiar.
Eu e os meus queridos irmãos frequentámos a Colónia, em 1952.
Fernando, nasceu em 1939, a Ivone, em 1944 e eu, 1942, tudo isto em plena II grande guerra mundial.
Nesses anos cinquenta viviam-se tempos bem difíceis mas esta grande escola foi um importante marco nas nossas vidas pelo que nos ensinou.
Para além das brincadeiras próprias da idade e receber o carinho e atenções dos monitores, tomar as belas e saborosas refeições (pequeno almoço, almoço, lanche e jantar), e os maravilhosos banhos de mar, aprendemos muito, como: a fazer as coisas como deve ser, respeitar a disciplina (apesar da traquinice), cultivar métodos de relacionamento com novos e jovens amigos, entender o que é o bem e o mal, a seriedade, a assumpção da responsabilidade, praticar a solidariedade com o próximo, enfim, princípios e valores que me têm acompanhado desde então.
Expresso, pois o meu muito obrigado pelo que me foi proporcionado e desejar que esta obra meritória e altruísta continue firme, coesa e prestável, apesar dos imensos e tremendos obstáculos inseparáveis a este género de iniciativas, mas a vida sem dificuldades, não tem sabor…
(Nota: Imagens da Praia e da Alameda do Estoril).

Sem comentários: