quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

PRÉMIOS MEL & FEL 2013 (6ª EDIÇÃO)

A exemplo de anos anteriores neste primeiro dia do ano, considerei distinguir aqueles que se destacaram pelos seus actos e que foram:
OS MAIS
Ao saudoso, meu bom, nobre e leal amigo ABEL DA COSTA (n. 19 de Janeiro de 1913†10 de Março de 2013), pelos 43 anos que serviu ininterrupta, graciosa e incomparavelmente a arbitragem portuguesa, aquém e além fronteiras! Um exemplo para todo o sempre!
A LUÍS MANUEL BLANCO ROCHA GUILHERME (n. 31 de Julho de 1955), por ter sido, até agora, o melhor presidente da Direcção da APAF-Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, pela dedicação, coerência, liderança, humildade e responsabilidade que sempre colocou nas suas atitudes e decisões. Dirigiu esta entidade em três mandatos (10º, de 4 de Janeiro de 1997 a 6 de Janeiro de 2000, 11º, de 7 de Janeiro de 2000 a 24 de Janeiro de 2003; e 14º, de 6 de Março de 2009 a 24 de Fevereiro de 2012).
Ao NÚCLEO DE ÁRBITROS DE FUTEBOL DE TORRES VEDRAS, (fundado em 1 de Junho de 1990), por ser um caso exemplar no quadro dos cerca de 60 existentes em Portugal! Sem grande dimensão associativa e geograficamente o mais longínquo da capital, dificuldades tranquilamente superadas pelos seus modelares dirigentes, os quais, imbuídos de forte e persistente espírito de equipa, de carácter, de humildade, conseguem igualizar, ou mesmo superar, os restantes em termos de nobreza, dedicação e trabalho profícuo.
OS MENOS
 
UM
O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Pereira, antigo Árbitro internacional (foi mais um dos meus formandos que atingiu o topo da carreira), e quem o apoia, pela responsabilidade que teve na incompreensível, arrasadora e inadmissível situação que se verificou com os avanços e recuos quanto às classificações da época 2012/2013, com o granel que deu junto da opinião pública, comunicação social e os Árbitros, principalmente os que iriam ser injustiçados e os que foram efectivamente. Este triste e impensável episódio, nada, mesmo nada, dignificou a arbitragem e os seus agentes. Esperamos que esta temporada não venha a acontecer a mesma bagunçada…; pelas alterações ao Regulamento de Arbitragem constantes no Comunicado Oficial 109, de 30 de Setembro de 2013, quando a época 2013/2014 decorria há já 3 meses, quando foram aprovadas em 12 de Junho de 2013!; pelo facto de ano e meio após tomar posse ter dedicado especial afeição à Academia da Arbitragem, sem ter ligado minimamente às bases, ou seja, aos Conselhos de Arbitragem das Associações, que só recentemente tiveram a devida e merecida atenção para o trabalho que desenvolvem no recrutamento, formação, preparação e acompanhamento daqueles que ingressam na função, cuidado que deveria ter tido como seu primeiro e urgente objectivo, no início do mandato. Coisas… Começar a casa pelo telhado, nada de bom se descortina, quanto mais na arbitragem… Onde há muito dinheiro, nada se faz por amor senão ao próprio, direi eu…
 
DOIS
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Silva, e quem o apoia, o tal candidato que na véspera do acto eleitoral telefonou-me a pedir o meu voto, atitude que me repugnou, o qual já o deixei com a mão estendida por duas vezes quando me queria cumprimentar, pelo que, entre outras coisas, não tem feito bem pela modalidade em Portugal, cujas observações poderão ser consultadas nas edições anteriores; por, no ano que findou, continuar a dar ao futebol e à arbitragem mais do mesmo, como apaparicar selectivamente alguns membros da Assembleia-geral com viagens ao estrangeiro a acompanhar a selecção principal de futebol, privilégio que não é extensível aos restantes delegados da Assembleia-geral; por ainda não ter cumprido o que prometeu na Assembleia-geral de 27 de Outubro de 2012, pois ainda não introduziu no Relatório e Contas de 2011/2012 o feito da arbitragem portuguesa, reconhecido universalmente, mas que a tutela se esqueceu pois não referiu uma única linha ao facto do português Pedro Proença ter sido considerado o melhor Árbitro do Mundo, assim como a sua participação e dos colegas Duarte Gomes, Jorge Sousa, Bertino Miranda e Ricardo Santos nos jogos finais da Liga dos Campeões e do Euro 2012, do Eduardo Coelho, Mundial Futsal 2012-Tailândia e Sandra Brás e Natércia Velez, Euro Feminino Sub-19; por continuar a não dar o mesmo espaço no sítio da FPF às Associações de classe (Árbitros, Dirigentes, Jogadores, Massagistas, Médicos e Treinadores) que dá às Associações de Futebol, as quais por incompetência ou desconhecimento nem alfabeticamente estão ordenadas…; por continuar a trabalhar com um vogal da Direcção a que preside que foi sancionado judicialmente por ter cometido crime de fraude fiscal; por ter proferido em 22 de Janeiro de 2013, aquando da entrega das insígnias aos FIFA portugueses, que, no seu mandato, foi superado o máximo anterior de internacionais português atingindo os 29 elementos! Nada mais falso, pois este quantitativo, que ainda não foi ultrapassado, já se verificou em 2007, 2008, 2009 e 2010; finalmente, por eu ter sido tratado de forma indecorosa, na qualidade de delegado à Assembleia-geral da FPF, no jogo Portugal-Suécia, de 15 de Novembro último…
 
TRÊS
O presidente da Mesa da Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol, José Duarte, pela forma indigna e degradante como me tratou na Assembleia-geral de 27 de Outubro de 2012, ao ponto de ter branqueado o ocorrido na acta da reunião magna!; por na última Assembleia-geral (31.10.2013), ter o desplante de dirigir sozinho parte dos trabalhos, sem o Vice, Secretário, suplentes ou outra qualquer pessoa! Chamado à atenção para a irregularidade que estava a cometer, assumiu atitude de prepotência respondendo arrogantemente a quem o questionou.
Concluindo, continuo a não acreditar nesta gente!
Nota: Alguns dos assuntos focados nestes três pontos poderão ser vistos em:
 
QUATRO
O jornal A Bola (Sociedade Vicra Desportiva, SA), por ainda não ter feito a entrega dos prémios a 10 Árbitros que foram distinguidos com um apito de ouro, o que se verifica desde a época 1998/1999, altura em que se iniciou a atribuição desta honraria.
 
CINCO
O jornal Record (Cofina-Sociedade Gestora de Participações Sociais, SA) pelas mesmas razões do seu confrade, mas a partir de 2002/2003, sendo 11 os Árbitros à espera da distinção. Refira-se que a atribuição do prémio remonta à temporada de 1965/1966!
 
Nota: Sobre estes dois temas poderá ver mais, em:
 
PRÉMIOS ANTERIORES:
2008 - Primeira edição
2009 - Segunda edição
2010 - Terceira edição
2011 - Quarta edição
2012 - Quinta edição

1 comentário:

Ex-Árbitro disse...

Parabéns Alberto Hélder! Nunca deixe de denunciar como tem feito até ao momento. Fazem falta pessoas como o Sr.! Forte abraço e feliz 2014.