sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

HOMENAGEM À COMPANHIA DE ARTILHARIA 840 (SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE 1965/1967)

 

Estimados Amigos e Camaradas de Armas da Companhia de Artilharia 840!

A surpresa que vos proporciono deve-se ao facto de ter encontrado recentemente, num arquivo militar, dois números de jornais editados na antiga província ultramarina de São Tomé e Príncipe pela CART 840, publicações que desconhecia.

Assim, dou conta que hoje publico o referente a 25 de dezembro de 1965, com 8 páginas, o qual, perante a data festiva, aborda o Natal, assim como outros temas, de grandes figuras muito queridas, como Eça de Queiroz (O julgamento) e Luís de Camões (versos).

Os então Soldados Rafael António Canhoto e Joaquim Moreira Ramos, assim como o ex-Alferes Sérgio Óscar Rodrigues da Silva assinam os textos que escolheram para esta edição, que vos trará, creio, recordações inesquecíveis.

Amanhã será a vez da segunda edição, aquela que comemorou o primeiro aniversário da CART 840 nas mais belas ilhas africanas.

A não perder, claro!

Abração e Bom Ano de 2021!









3 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite bom amigo.
Fiquei muito contente com a tua publicação sobre alguns acontecimentos uns bons outros menos desejáveis que se passaram durante a nossa permanência nessa querida e maravilhosa terra que é São Tomé e Príncipe.
Alguns acontecimentos que já não me recordava e só é possível pela tua audácia e generosidade que dedicas sobretudo a CART 84O.
Tempos já muito distantes da nossa juventude
Gratidão e amizade estão sempre presentes no nosso coração.
Grande abraço e votos de um bom Ano repleto de boa saúde e alegria.
António Brás

Anónimo disse...

Muito obrigado pela mensagem e pelas palavras que muito me sensibilizaram.
O pessoal da CART 840, que me recebeu no seu seio em São Tomé de uma forma especial, merece toda a atenção e carinho que eu possa expressar.
Portanto, nada mais faço do que retribuir tudo o que fizeram o favor de me apaparicar, não só lá como agora, por cá!
Quanto à e questão de Batepá, infeliz acontecimento que manchou a gestão de São Tomé, em 1953, existe, na net, informação que poderá ser consultada livremente.
Basta aceder através de motor de busca (google, ou outro) e logo aparecerá novidades que podem interessar.
Em junho de 2018 a escritora Inês Monteiro Rodrigues editou o livro "Espectros de Batepá, memórias e narrativas do Massacre de 1953 em São Tomé e Príncipe", Edições Afrontamento, que até pode ser adquirido através da net.
Amigo, bom 2021 e abração de amizade!
Alberto Helder

Anónimo disse...

Boa noite amigo Hélder.
Gostava de saber aonde posso encontrar um livro sobre a história das Ilhas de São Tomé e Príncipe porque por alguém um dia me disse que o primeiro ensaio de terrorismo foi em São Tomé e Príncipe nos anos 50 naquela que ficou denominada a revolta de Batepá e que nessa mesma morreu um alferes pelo menos.
Tens conhecimento disso?
António Brás