quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ÁRBITROS PODEM FAVORECER O VERMELHO

Pesquisa realizada na Alemanha complementa a investigação do biólogo Russel Hill, que estuda o fenómeno de que as roupas vermelhas ajudam os atletas a ter melhor desempenho.

Há muito e muito tempo adeptos rivais acusam os árbitros de favorecerem equipas como as inglesas do Manchester United e Liverpool. Agora, segundo aquele estudo parece que podem ter alguma razão na queixa - ambas as equipes usam uniformes vermelhos - e esta nova observação alemã sugere que isso pode dar-lhes uma vantagem em decisões difíceis. Pesquisadores da Universidade de Münster testaram a sua teoria de que os árbitros favorecem inconscientemente competidores vestidos de vermelho em juízes que actuam em lutas de arte marcial, do tipo taekwondo.

Quarenta e dois árbitros assistiram a vários vídeos desse género de luta e pontuaram os competidores. Os atletas tinham desempenho muito semelhante. Um usava roupa azul e o outro, vermelha. Em seguida, os pesquisadores submeteram novamente os vídeos aos árbitros, mas com as cores das roupas trocadas graças a um truque de computador. Deram-lhes mais 1 ponto (13%) aos atletas que vestiam vermelho, embora a sua actuação fosse exactamente a mesma de antes.

Hill disse à BBC que esta nova análise vem ao encontro aos resultados de outros desportos Olímpicos de combate, como a luta greco-romana e o boxe. Os pesquisadores alemães acreditam que exista um favorecimento também no futebol, mas bem menor do que o verificado nas disputas que envolvem duelo.

Fonte: SAFERGS-Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Rio Grande do Sul (Brasil).

3 comentários:

Anónimo disse...

O slb entao anda por baixo:)

Anónimo disse...

esqueci me de assinar o comentario anterior

RS

Anónimo disse...

Pois se este estudo fosse feito em Portugal, estas conclusões iam todas por água abaixo,
VIVA O AZUL, VIVA O BELENENSES E CLARO O FCP