segunda-feira, 11 de maio de 2009

JORNADA DE CONFRATERNIZAÇÃO – RODRIGUES & RODRIGUES

Antigos trabalhadores daquela que foi a maior empresa do ramo de vestuário de protecção (e não só) em Portugal, os Estabelecimentos Rodrigues & Rodrigues, levaram a efeito no feriado 25 de Abril o primeiro encontro do “pessoal”, reunindo-se na Praça de São Paulo, local que muito lhes disse durante imenso tempo… Seguiu-se, claro, o almoço-convívio num restaurante ali bem pertinho da sede da firma onde se iniciaram e aprenderam a trabalhar, onde se fizeram adultos, onde labutaram dezenas e dezenas de anos… Esta iniciativa, conseguiu reunir mais de 30 colegas, já que, nalguns casos, a saída da Empresa remonta há muitos e muitos anos… Foi interessante voltar a ver e a falar com o Artur Ginga, Amadeu Fernandes, António Brito e filha, Amílcar Coito e Raquel, Carlos Penetra, Artur Barata e esposa, Carlos Vieira, Manuel e António Monteiro, Vítor Gaspar, Manuel Leitão, Sequeira e esposa, Fernando e António Gonçalves, José Carvalho Silva, Vítor Miguel, Evaristo Rodrigues, José Manuel Oliveira, Vítor Marcelino, José Luís Malta, Maria José Casaca e Esposo, José Miguel Valente, Raul Dinis, Manuel Ferreira e António Valente e esposa e eu também. Antes do repasto foi respeitado um significativo momento de saudade por aqueles que já não estão entre nós, assim como foi lida uma mensagem do decano Armando Gualter, radicado em Góis, muito aplaudida. Depois, bem depois, foi o recordar de momentos inolvidáveis, através de antigas fotografias, a Casa do Pessoal, as dificuldades passadas, a actividade desportiva (futebol, pesca, natação e outros desportos radicais), o teatro, enfim, estávamos sempre prontos para participar e engrandecer a Empresa que nos acolheu e que nos orientou para todo o sempre! Na parte final houve o corte do bolo alusivo ao encontro pelos 3 colegas mais idosos que compareceram à chamada: Amadeu Fernandes, Artur Ginga e Brito Gonçalves. Recorda-se que a firma chegou a ter mais de 500 colaboradores. No meu caso estive ao seu serviço mais de 30 anos (entrei em 04.04.1956 e saí em 30.09.1987) e, uma curiosidade que hoje divulgo: nunca pedi aumento de vencimento, fosse em que altura fosse e a quem quer que fosse… -Brito Gonçalves-
-Vítor Gaspar-
-Manuel Leitão-
-Fernanda Gonçalves-
-Lina Sequeira-
-José Sequeira-
-António Gonçalves-
-Carvalho Silva-
-Amadeu Fernandes-
-Artur Ginga-
-Vítor Miguel-
-Eu, claro...-
-Evaristo Rodrigues-
-Godinho Oliveira-
-Vítor Marcelino-
-Fernando Gonçalves-
-Amilcar Coito-
-Raquel Coito-
-Luís Malta-
-Manuel Ferreira-
-Toni-
-Manuel Monteiro-
-Artur Barata-
-Ana Barata-
-Maria José-
-António Valente-
-José Miguel-
-Clara Valente-
-Carlos Penetra-
-Adília Ferreira-
-António Monteiro-
-Carlos Vieira-
-Raul Diniz-

6 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns!
RS

Anónimo disse...

Alberto Helder, para ti poucos adjectivos, apenas o n/obrigado pela visibilidade que destes ao n/Encontro no teu prestigiado blogue.

Para os restantes companheiros, dizer que estou muito feliz por este reencontro com todos vós, alguns vou vendo com alguma frequência outros nem tanto, foi por isso muito gratificante este convivio, pela oportunidade de voltar a encontrar colegas que fazem parte da minha formação profissional e de amizade que foram construidas ao longo de cerca de 30 anos da minha vida.

Muita mobilização para que o 2º. Encontro seja ainda mais participativo e assim se fortifiquem ainda mais os laços de amizade e solidariedade entre todos.

MANUEL FERREIRA

Anónimo disse...

Sr. Alberto
Obrigado pelos seus emails, são fantásticos.
Somente hoje e porque estive fora, estou a vê-los, assim como as fotos do nosso reencontro no almoço de colegas no 25 de Abril. Foi um evento espectacular, parabéns a quem teve esta ideia magnifica.
Maria José

Artur Barata disse...

Amigo Alberto:

Antes de mais quero agradecer os simpáticos emails que tens enviado, em momentos de stress, são realmente relaxantes. Obrigado!...
Depois, agradecer a excelente reportagem, está um espanto, dá para continuar a recordar aquelas caras bonitas com as quais convivemos tantos anos, nos deram tanta experiência profissional e que por razões que todos conhecemos perdemos o rasto fazia tanto tempo. Por isto, agradeço também aos outros elementos que ajudaram na organização deste evento, o Manuel Ferreira e o António Valente, meus antigos camaradas da PM, (outra escola de vida) foi um trabalho extraordinário que espero continue. Matámos saudades, não as deixemos voltar, no próximo encontro seremos mais!...
Um grande abraço para todos.
Artur Barata.

Unknown disse...

Olá Alberto,

Quero agradecer os seus fantásticos e-mails, que me dão um enorme prazer ao lê-los.
O nosso almoço/convívio foi um excelente reencontro com amigos de quem o tempo nos tinha afastado há tantos anos, vá lá saber-se porquê.
Foi um convívio de alegre "cavaqueira", muito saudável, do qual todos saímos felizes por nos revermos.
Parabéns para si e para todos os que o ajudaram na organização deste evento. Quero expressar o meu muito obrigada pela vossa disponibilidade,pelo tempo gasto, pela excelente reportagem efectuada e pela amizade dispensada.
Vamos esperar pelo próximo, estamos prontos.

Beijinhos para todos

Raquel Barata e Coito

Polo Ilon disse...

Abraço para todos
Luís Quaresma