
O árbitro FIFA Massimo Busacca (nasceu a 6 de Fevereiro de 1969), que dirigiu a última final da Liga dos Campeões e o Europeu de 2004, foi suspenso por três jornadas, por ter feito gesto ofensivo aos adeptos do F.C.Baden aquando do jogo com B.S.C. Young Boys, disputado em 19 de Setembro último e que contava para 1/32 avos de final da Taça da Suiça.Este suíço, árbitro de elite, foi fotografado a fazer um gesto obsceno que não abona absolutamente nada em seu favor por algumas razões que passo a descrever:

2. A sua formação terá de contemplar alguns pontos importantíssimos quanto à postura, o saber estar, à reacção, o ter sangue-frio, compreensão e tolerância.
3. As capacidades do ser humano terão de se adaptar às exigências que a arbitragem merece.
4. Superar pequenas deficiências e corrigir insignificantes tiques é matéria que cada qual deve agir em benefício da actuação desenvolvida no futebol.
5. Os cursos de actualização e aperfeiçoamento são acções necessárias a todos, desde o estagiário ao mais qualificado e os exemplos dados terão de ser assimilados, adoptados e praticados na direcção dos jogos para que sejam nomeados.
6. Ter mentalidade sã e força anímica para desenvolver conhecimentos que não agridam o semelhante é lema que mora na mente de todos aqueles que querem servir o futebol, dignificando a arbitragem.
7. Praticar múltiplos erros grosseiros, ter comportamento inadequado, demonstrar deficiente preparação, evidenciar abuso de autoridade, insistir no descrédito da classe, é gente que não serve, é gente com quem não devemos contar, é gente que se deve retirar tão depressa quanto possível, é gente que não deve partilhar do prazer de conviver com pessoas de bem!

Sem comentários:
Enviar um comentário