terça-feira, 28 de dezembro de 2010

FEDERAÇÃO SANTOMENSE DE FUTEBOL – NOVOS DIRIGENTES

Os delegados da Assembleia Geral dos Clubes de Futebol de São Tomé e Príncipe realizada em 23 de Outubro de 2010, votaram por maioria na lista B, liderada por Idalécio Pachire, Tenente-coronel e Comandante do Exército que foi eleito Presidente da Federação Santomense de Futebol para os próximos 4 anos, derrotando o jornalista Manuel Dende que há 12 anos dirigia a Federação de Futebol.
Idalécio Custódio Pachire, 52 anos de idade, é um dos nomes sonantes do futebol são-tomense. Médio volante, como ficou conhecido no mundo futebolístico, começou a demonstrar o seu potencial para o futebol ainda jovem na antiga na Roça Porto Alegre, no sul da ilha.
Pachire afirmou-se no Andorinha Futebol Clube, tendo o seu nome ecoado profundamente nos ouvidos dos são-tomenses que escutavam os relatos de futebol na década de 80. Mais tarde transferiu-se para o Vitória Futebol Clube, continuando na função de distribuidor de jogo para os seus colegas avançados.
-Idalécio Custódio Pachire, o novo Presidente da FSF-
Bons tempos que deixam saudades, porque o futebol são-tomense tinha qualidade e rivalizava com os países vizinhos nomeadamente com os clubes angolanos. Pachire, militar de carreira, também jogou também no clube dos militares, o 6 de Setembro. -Manuel de Sousa Cristo Dende, o anterior Presidente-
Pela primeira vez nos últimos 12 anos, a Federação de Futebol passa a ser dirigida por um homem que deu boa grande parte da sua juventude pela dignificação do nome de São Tomé e Príncipe, no campo de futebol. Não ganhou a lista x e perdeu a lista y. Ganhamos todos, porque os nossos objectivos vão no sentido da melhoria do futebol em São Tomé e Príncipe. Precisamos de apoio de todos nós para em conjunto reorganizarmos o futebol. Vamos em primeiro lugar reorganizar a estrutura da Federação Santomense de futebol. Vamos fazer com que o país tenha voto na FIFA. Isto implica a nossa participação nas competições internacionais, primeiro com as selecções de futebol e depois os clubes, disse o novo Presidente da Federação Santomense de futebol. Idalécio Pachire, pretende também definir um novo programa para realização do campeonato nacional de futebol, tomando em consideração o período em que a prova é realizada na região africana. Transformar o futebol numa modalidade de massas, envolvendo todos os estratos da sociedade, é outra prioridade da nova direcção da Federação. Segundo Pachire, para além do futebol 11, o futebol de praia e outras vertentes desta modalidade serão promovidas em todo o país. Numa altura em que os clubes de futebol estão desmotivados e desorganizados, o novo Presidente da Federação, promete tudo fazer com o apoio do governo no sentido de organizar e dinamizar os clubes de futebol. Na Assembleia do último fim-de-semana, marcada pela presença do representante da FIFA Champo Kamblan, dos 38 delegados presentes, 22 votaram para a eleição do Tenente-coronel Idalécio Pachire e 16 votaram a favor do Jornalista Manuel Dende. -Jairson, uma referência do futebol santomense-
Manuel Dende, foi Presidente da Federação de Futebol, nos últimos 12 anos, num total de 3 mandatos, período em que organizou 7 campeonatos de futebol da primeira e segunda divisões. Durante a Presidência de Manuel Dende a FIFA passou a ser o principal financiador da Federação de Futebol, com uma injecção anual de 250 mil dólares norte americanos. No entanto há 5 anos que São Tomé e Príncipe não participa em nenhuma competição internacional, sobretudo a nível africano.
-Sou incondicional apoiante de São Tomé e Príncipe onde quer que me encontre-
Eis os novos dirigentes. Presidente: Idalécio Custódio Pachire, Vice-Presidente e Tesoureiro: Celestino da Graça Andrade, Secretário-Geral: Leonel de Oliveira da Costa Vangente, Chefe de Imprensa: Richardo da Conceição, Presidente dos Árbitros: Helder Batista, Coordenador Futsal: Ricardino Luís Quaresma Barros, Treinador das selecções masculina e feminina: Osvaldo Lima,

Fonte principal: Téla Nón, com a devida vénia.

Nota: Em 26 de Outubro de 2010 enviei as seguintes mensagens ao Presidente eleito e ao Presidente cessante:

-1-
Exmº Senhor
Tenente-Coronel Idalécio Custódio Pachire
Ilustre Presidente da
Federação Santomense de Futebol
Ao tomar conhecimento da sua eleição para o cargo de Presidente da promissora Federação de Futebol de São Tomé e Príncipe cumpre-me expressar os melhores votos de felicidades para V. Exª, extensivo a toda a sua equipa, desejando que o mandato seja coroado de êxito, quer no plano desportivo como pessoal.
Mais direi que estarei disponível para colaborar com a arbitragem de futebol das mais encantadoras ilhas africanas, que há muito me afeiçoei, mas muito especialmente a amizade que cultivo com os grandes amigos santomenses que granjeei durante muitos anos.
Teria muito gosto em cumprimentá-lo pessoalmente quando vier a Portugal ou quando eu viajar até São Tomé e Príncipe.
Dado que tenho blog muito agradeço que me seja facultada a lista completa dos actuais órgãos sociais a fim de promover a sua divulgação.
Saudações
Alberto Helder

-2-
Exmº Senhor
Manuel de Sousa de Cristo Dende
Ilustre Amigo
Na hora da rendição do cargo de Presidente da Federação Santomense de Futebol venho agradecer profundamente tudo o que o meu bom amigo me proporcionou em termos de relacionamento e cooperação, factos que muito me sensibilizaram durante o tempo que esteve a dirigir a Federação Santomense de Futebol.
Para além de manifestar o meu sincero obrigado, espero continuar a merecer a sua amizade, que muito me honrará.
Receba o forte abraço do
Alberto Helder

Sem comentários: