sexta-feira, 10 de agosto de 2012

NAQUELE TEMPO – AGOSTO 1962 (60)


Eis as notícias que o Boletim “O Árbitro” nº 62 (ano VI), de há cinquenta anos, destacava:
BIBLIOTECA – Publicam-se 73 novos livros que fazem parte de tão rico património. Já são 564 as obras que estão ao dispor dos leitores. 
TAÇA RIBEIRO DOS REIS – A imagem reporta-se à entrega do troféu pela filha do patrono ao jogador Oñoro, do vencedor da 1ª edição (1961/62), Seixal Futebol Clube, que derrotou o Sport Clube de Vila Real, por 4-2.
-Dr. DÉCIO DE FREITAS-
TÍTULOS – Eduardo Rodrigues da Costa desenvolve o tema “Expulsões temporárias”. Carmo Lourenço subscreve “A FNAT e a arbitragem nacional”. O extenso artigo “Anti-jogo” é assinado por Vítor Santos. Dr. Décio de Freitas observa “Os Árbitros de Lisboa e as inspecções no Centro de Medicina Desportiva”. António Augusto dos Santos continua a dissertar sobre “O fora de jogo”. O Dr. Silva Rocha persiste na apresentação de “Entorses do joelho e do tornozelo”.
COMISSÃO CENTRAL – Expressa, através de circular, que a época que se aproxima seja coroada de êxitos, solicitando às Comissões Distritais a indicação de novos valores da arbitragem para terem acompanhamento de excelência.
TRIBUNA DO ÁRBITRO – De Lourenço Marques escreve o Árbitro Bento Ferreira Prudêncio a solicitar esclarecimentos quanto a duas questões: 1. dois adversários dentro da área de grande penalidade tocam intencionalmente a bola com as mãos. Que fazer? Resposta do responsável pela rubrica: Será concedido pontapé livre directo à equipa defensora. 2. É permitido fazer obstrução correndo em ziguezague? Resposta: Sim.
TOMADA DE POSSE – António Vieira Rodrigues Ascenso (na foto), o novo secretário da Comissão de Árbitros de Leiria, foi investido no cargo em cerimónia muito concorrida. 
A Comissão Distrital de Braga levou a efeito no dia 15 de Agosto a festa de encerramento das actividades com a participação de todos os seus filiados num vasto e bem delineado programa, começando no Estádio 28 de Maio com a prova de 80 metros, disputada em eliminatórias, tendo ganho a final Torres e Rocha, que conseguiu a marca de 10,4 segundos, mas na meia-final obteve menos 2 décimos. A seguir ficaram, Paiva da Mota (2º), Rogério Moreira (3º), António Costa (4º) e Valdemar Jorge (5º). A corrida de fundo (1.500 metros), teve a seguinte ordem: 1º Cláudio Faria Araújo (5.30,2), 2º José Pereira (5.32,4), 3º Valdemar Jorge (5.32,8), 4º Custódio Saraiva (5.35,7), 5º Narciso Oliveira (5.50.1), 6º José Correia Oliveira (5.52,2), 7º Augusto B. Moreira (5.52,4), 8º Joaquim Pires Carvalho (6,02,0) e 9º João B. Rodrigues (6.27,8).
Quanto ao concurso “O saber não ocupa lugar”, título disputado pelos Árbitros de Barcelos, Braga, Guimarães e Viana do Castelo, a classificação final ficou assim ordenada: 1º Rogério Moreira, 2º Diogo Manso, 3º Aventino Ferreira e 4º Manuel Norberto Rodrigues.
Esta excelente jornada, conforme as última três imagens demonstram, terminou com o habitual almoço de confraternização onde estiveram dirigentes nacionais e locais, desportivos e da tutela, comunicação social e cerca de meia centena de filiados. 

Sem comentários: