quarta-feira, 17 de outubro de 2012

E A VIDA CONTINUA…

Ontem de manhã fui ao Hospital de Santa Maria saber qual o resultado do exame do quisto que me foi extraído da pálpebra inferior esquerda no passado dia 10 de Setembro, pela famosa e competente equipa do Dr. Rogério Santos, com a Drª Susete Sá Pires a ter um papel de elevada participação neste acto cirúrgico.
Contudo, quem me atendeu no Serviço de Cirurgia Plástica a dar-me novidade, nada animadora, diga-se, foi a Drª Ana Filipa Margalho, profissional extremamente atenciosa, que referiu ser necessário ter de fazer nova intervenção dado que o relatório anátomo-patológico diz ter sido retirado um carcinoma basocelular nodular, mas existe ainda um tumor numa das margens cirúrgicas laterais.
Face a esta adversidade, tratou de imediato de marcar nova operação para o próximo dia 19 de Novembro, às 8 horas, onde comparecerei no bloco operatório tranquilo e optimista e consciente da situação que será superada como a que passei em Janeiro de 1997, quando me foi diagnosticado outro cancro na parótida direita que, graças ao brilhante Dr. Rogério Santos e todos aqueles que, na altura, faziam parte do seu grupo, assim como também o zeloso Dr. Francisco Mascarenhas (Radioterapia), e de tudo ter sido detectado a tempo de ultrapassar o problema que muito afligiu os meus mais próximos e a montanha dos meus bons amigos, especialmente os da arbitragem, que manifestaram um forte e profundo companheirismo de forma grandiosa e afectiva.
É verdade que a solidariedade não é palavra vã, bem pelo contrário, atrai, aproxima, entusiasma e fortalece as relações entre pessoas de bem, principalmente quando a circunstância é estar ao lado de quem quer sentir e ouvir palavras adequadas no momento exacto. 
Até saber o que se seguirá lá mais para a frente irei continuar a desenvolver as actividades e projectos em que estou envolvido, com a mesma disposição, empenho e disponibilidade, casos da deslocação ao XXXI Congresso da Arbitragem brasileira, organizado pela ANAF, no próximo mês de Novembro, entidade que me convidou, sendo a décima deslocação ao imenso e amado Brasil; do voluntariado junto da Associação de Moradores do Bairro das Pedralvas; também no Grupo de Protecção Civil da Junta de Freguesia de Benfica; ainda com a Associação de Futebol de Lisboa na elaboração de um documento histórico; a defender intransigentemente a arbitragem principalmente na função de delegado à Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol, representando, com o colega Joaquim Alberto Jesus, um conjunto de 5.077 árbitros distritais ou considerados como tal; divertir-me no meu blogue, cuja actualização é diária; e nos fins-de-semana assistir a jogos de futebol, e, naturalmente, toda a cumplicidade familiar, enfim…
Como se constata há muito que fazer e irei assim proceder, como também no dia-a-dia, saudar os motoristas dos autocarros dos transportes públicos em que viajo; limpar os sapatos no tapete da quando sair de casa; falar e/ou trocar correspondência com todos os meus bons amigos de aquém e além-fronteiras; continuar a dar o mesmo trato àqueles que continuam a julgar-se superiores e importantes perante o seu semelhante, etc., etc.
Há que vencer, há que ir em frente, há que ser realista, logo não mudarei nada, absolutamente nada, da minha maneira de estar na vida e na sociedade.

54 comentários:

Unknown disse...

Amigo tu es forte e vencedor tudo vai correr bem.
Temos fe DEUS e forte e protege os puros.
FORÇA GRANDE ABRAÇO

Anónimo disse...

A sua vida tem sido de etapas ganhas, será mais uma.
Um abraço.J.Gil

ANTÓNIO JOSÉ CANCELO FERREIRA disse...

Desejo-te que tudo corra pelo melhor, um grande abraço e força amigo.

MANUEL BRANCO disse...

Vai corre tudo bem como em 1997 sera mais uma barreira que o Alberto vai transpor.

ALEXANDRE MANUEL SANTOS disse...

Muita Força para continuar a ver condignamente a Arbitragem, mas acima de tudo a sua Vida e dos que Lhe são mais Queridos. Saúde !!!

TEIXEIRA LEITE disse...

Helder desejo-te as melhoras e força a vida continua e não nos podemos deixar abater por alguns percalços se te poder ser util estou ao teu dispor um grande abraço de amigo.

MANUEL SEMEDO disse...

BOA NOITE AMIGO HELDER, FAZ HJ 14 ANOS QUE ACORDEI APÓS ACIDENTE..... E A PRIMEIRA PESSOA QUE VI... E ME DEU FORÇA FOI O AMIGO HELDER.... DEVOLVO TODAS AS FORÇAS PARA ULTRAPASSAR TODAS AS CONTRARIEDADES E VOLTAR A ESTAR A 100% SEMPRE................... ABRAÇO MT FORTE

JOÃO MANUEL LAROUSE MADEIRA disse...

Caro Amigo Alberto Helder, um forte abraço e a respectivas melhoras.

RUI PEDRO SANTOS disse...

Amigo Alberto, sempre foste um homem de luta. Rsta é apenas mais uma batalha que vais vencer. FORÇA

JOSÉ CARMO FRANCISCO disse...

A luta continua! Um caloroso abraço JCF

ANTÓNIO SILVA disse...

Foi com alguma surpresa que tive esta noticia. Com a sua força de vontade tudo é superado. Um abraço

HUGO VICENTE disse...

Sr. Alberto Helder Henrique Santos, as melhoras..... Abraço

CASIMIRO MARTINS disse...

Meu bom Amigo Alberto Hélder acabo agora de saber do sucedido e desde já a minha forte solidariedade e já sabe que a "receita" para superar essa adversidade que a vida lhe "pregou" é muita força, fé e quiça uma boa dose de optimismo e nada de se "acomodar", eu sei que falar pelos outros é fácil, mas contudo meu bom amigo sem estes "ingredientes" é muito mais difícil passar pelo mal, e eu que o diga que ainda ando pelos corredores do IPO a combater o meu tumor e desculpe-me a brincadeira também o vou combatendo com um tintol e um presuntinho de vez em quando e quem sabe se é aqui que está a chave para a cura!!!. Pois amigo, desejo do fundo do coração as rápidas melhoras e vá dando notícias para todos nós focarmos descansados. Um forte abraço e muita força...

IVONE SANTOS disse...

MANO MAIS UMA VEZ O DESTINO PÕE-TE Á PROVA DE UMA SITUAÇÃO QUE INFELIZMENTE NINGUEM PODE DIZER QUE NUNCA SERA AFETADO, MAS COM A TUA FORÇA, DETERMINAÇÃO E CORAGEM "DEUS"IRÁ AJUDAR-TE NESTE MOMENTO MENOS BOM NA TUA SAUDE. QUERO DIZER-TE QUE TENHO IMENSO ORGULHO EM SER TUA
IRMÃ PELA TUA SERIEDADE E DETERMINAÇÃO QUE TENS LEVADO NA TUA VIDA.
ÉS UM EXEMPLO DE HOMEM, QUE GOSTAVA QUE OS MEUS NETOS SEGUISSEM.
FORÇA ALBERTO, HÁ MUITO PARA VIVERES, MESMO ÁS VEZES SERES INCÓMODO PARA CERTAS PESSOAS.
O MAIOR ABRAÇO DO MUNDO PARA O MELHOR IRMÃO.

IVONE SANTOS

ANTÓNIO GARRIDO disse...

Saberás como sempre vencer este obstáculo.
És forte e BOM.
Abraço de muita amizade e felicidades.

RAMINHOS BISPO disse...

Amigo, que é que se passa consigo? O AMIGO sabe que tem muitos, que o querem bem.
Sempre foi um homem de luta e espero que a saúde, acompanhe os homens que sabem lutar.
Ao Amigo ALBERTO HELDER vai um forte abraço.

GILBERTO APOLINÁRIO BORGES disse...

Força, amigo.

LUÍS FESTAS disse...

Amigo Alberto Helder. Não sei ao certo do que se passa consigo mas saiba que tem aqui um amigo que pode contar. Sei também que irá ultrapassar mais este obstáculo da vida com grande coragem e determinação. Um forte abraço.

LUÍS GUILHERME disse...

Mestre dos Mestres,
Este é mais um jogo que vai ultrapassar com a habitual competência que aplica em tudo onde intervém.
Estou consigo. Disponha.
Um forte abraço.

KOSTA PEREIRA disse...

Sr. Alberto Hélder este será apenas mais um degrau a subir como tem feito durante todo o seu percurso.
Força nisso!
Aquele abraço!

JOÃO ROCHA disse...

Força amigo Hélder. Tudo irá correr bem. Um abraço.

CARLOS LOPES RIBEIRO disse...

Optimismo e boa disposição fazem parte do amigo Hélder.
São meio caminho para travar adversidades. Grande abraço.

JOSÉ ALVES disse...

Alberto Helder conheço-te já há muitos anos e já ultrapassas-te muitos obstáculos.
Este é mais um que, estou convicto que vais ultrapassar.
Força grande amigo.
Estou ao dispor.
Um grande abraço.

JOSÉ MARIA SANTANA disse...

A vida dá-nos tantas surpresas, que por vezes nos deitam a baixo. Mas com a sua grande vontade e a ajuda do Divino tudo irá correr pelo melhor.
Grande abraço

INÁCIO DE ALMEIDA disse...

AMIGO ALBERTO HÉLDER,FAÇO VOTOS PARA QUE A SUA RECUPERAÇÃO SEJA RÁPIDA, PORQUE TODOS PRECISAMOS DE SI E PELA GRANDE AMIZADE QUE TEMOS MANTIDO AO LONGO DOS ANOS.
A ARBITRAGEM PRECISA DE SI, E A VIDA CONTINUA...
UM ABRAÇO FORTE DE CONSIDERAÇÃO E ESTIMA.
INÁCIO ALMEIDA

ELVIDO RICARDO DE VIVEIROS disse...

Amigo Helder...tomei agora conhecimento do teu problema de saúde.
Com fé em Deus e com a tua coragem e querer, e o profissionalismo dos médicos, tudo vai correr bem e ultrapassarás mais esta etapa e mais este desafio.
Desejo-te as melhoras neste momento complicado, e até ao próximo almoço do Andorinha.
Força meu amigo.

CHAROUCO disse...

É o momento exato,para lhe exprimir o que sinto eo que penso de si: Força Campeão. forte abraço. CHAROUCO.

Anónimo disse...

Amigo Helder
Tenho a certeza que vencerás mais esta adversidade, como outras no passado, és um optimista convicto e transmites essa força para quem contigo convive.
Aquele abraço, porventura com mais intensidade para que as sinergias da nossa amizade te envolvam em muita Paz e muita Luz para tua caminhada.
Manuel Ferreira

JOSÉ GUERRA disse...

Boas melhoras do grande amigo Guerra

LIMÃO XUNGANE disse...

As melhoras pro grande ALBERTO HELDER

EUGÉNIO DO CARMO disse...

Amigo Alberto Hélder um forte abraço com votos de rápidas melhoras.

CARLOS VIGÁRIO disse...

Amigo, que se passa? Tomei conhecimento que algo referente a saude não tem andado muito bem, no entanto com a tua força própria e dos familiares e amigos tudo voltara ao seu lugar. Amigo as melhoras. Grande abraço

JOSÉ LUÍS TAVARES disse...

Soube agora.
Espero que rápido restabelecimento e que não deixe marcas.
Um abraço.
JLT

JOSÉ CARLOS PIRES disse...

Meu caro amigo,tudo vai correr muito bem,um forte abraço de amizade

PAULO PEDROSO disse...

Um abraço e as melhoras,favor continuar com a sua força.

RUI PATRÍCIO disse...

Amigo...apercebi-me que está com problemas de saúde.
Faço votos para que recupere muito rapidamente desse problema.
A arbitragem portuguesa continua a necessitar do seu contributo. Abraço

José Cordeiro disse...

Amigo Alberto Helder, em 1993 disse que acreditava em mim durante o meu curso de Árbitro de futebol, hoje sou eu que lhe digo que acredito em si e na sua força para ultrapassar este momento menos bom.
Um abraço de força e solidariedade.
José Cordeiro.

PAULO TEIXEIRA disse...

Meu bom amigo,rápidas melhores que a malta cá o espera!abç

ANÍBAL GUERREIRO disse...

Amigo Alberto Helder, força que isso não vai ser nada. Abraço e as melhoras

AUGUSTO FERNANDES disse...

Querido amigo:Acabo de saber noticias nada agradáveis de um amigo da há 40 e tal anos.O Alberto já venceu tantos obstáulos e não vai ser este que o vai tirar do podium. O amigo é um lutador nato por causas que para muitos seria impossivel; porém tem vencido quase todas e a causa da Arbitragem aí o amigo é exímio, tamb´em aí granjeou incontáveis amigos, amigos esses(eu incluido) que agora "torcem" por si, estou certo que com a ajuda de DEUS tudo vai correr pelo melhor.A Arbitrgem muito lhe deve pelo trabalho extraordinário que foi feito, mas ainda há muito mais a fazer e o amigo sabe que sem a mestria de que é portador a "coisa" não vai ser fácil. Portanto siga em frente, não olhe para trás, senão para recolher as lições que o passado tem para lhe dar, como estimulo para o futuro. FORÇA Mestre ! Grande Abraço

ADÍLIA FERREIRA disse...

Olaaaaaaaaa meu amigo quero lhe dar muita força e um grande abração

JOSÉ FERNANDES disse...

Amigo Alberto rapidas melhoras

ANTÓNIO PAZ disse...

Caro amigo, não meu em particular mas amigo de todos os arbitros de Portugal, como não sou invejoso não o quero só para mim, a arbitragem no seu dirigismo ficou orfã desde que o fizeram abandonar, não mais a reconheci como a minha classe, pois a seguir é o poder para poder ter ou o aparecer para se poder gabar, mas trabalhar nada.
Obrigado por tudo o que nos deu e continua a dar.
Escrevi de proposito com alguns erros, como sei que alguns burros vão ler e não se vão aperceber e assim também vou gosar.

CHIS NOGUEIRA disse...

HELDER... só hoje tomei conhecimento do teu estado de saúde. Foi com enorme supresa que recebi esta noticia. Desejo-te as rápidas melhoras neste momento complicado. FORÇA CAMPEÃO. Um forte abraço.

CARLOS GUERRA disse...

Grande Alberto Helder rápidas melhoras e tudo de bom, abraço

PAULO TEIXEIRA disse...

Meu bom amigo,rápidas melhores que a malta cá o espera!abç

VITOR REIS disse...

Meu caro,
Tive conhecimento ocasionalmente do problema de saúde (quisto) que agora te foi detectado numa das pálpebras.
E devo dizer que fiquei impressionadíssimo pela força de vontade que deixaste bem expressa no texto que elaboraste, ainda por cima porque já passaste por um problema idêntico anteriormente. És realmente possuidor de uma enorme vontade interior. Que deve ser realçada e que tem de ser enaltecida.
Como muito bem dizes, a vida continua, mas eu estou certo e tenho a certeza que vais conseguir ultrapassar com sucesso mais este contra-tempo que tiveste. Depois da intervenção cirúrgica irás recuperar e continuar todo o trabalho que tens feito até aqui.
As melhoras e muita força.
Cumps,
Vitor Reis

Humberto Viegas disse...

Caro amigo,
Como já aconteceu na outra situação irá correr tudo bem.
Toda a FORÇA!... Como sempre!
As melhoras.
1abraço amigo,
Humberto Viegas

Humberto Viegas disse...

Caro amigo,
Como já aconteceu na outra situação irá correr tudo bem.
Toda a FORÇA!... Como sempre!
As melhoras.
1abraço amigo,
Humberto Viegas

DIOGO CALADO disse...

Meu Amigo,
Agradecido por me passar a mensagem do Gastão.
Tomei hoje conhecimento do problema de saúde que o aflige.
Desde já os meus votos de melhoras e de que tudo corra pelo melhor. Estou ao seu dispor para o que necessitar.
Aquele abraço,
Diogo Calado

ANTÓNIO BRITO disse...

Rápidas melhoras meu amigo

JOSÉ FIGUEIREDO disse...

Apenas posso desejar que este momento menos bom seja ultrapassado como todos os outros, ou seja, por cima.
Que tenha umas rápidas melhoras. Grande abraço.

NUNO ALEXANDRE VAZ disse...

Só posso desejar as rápidas melhoras e um grande abraço e enaltecer a dedicação (e paciência) que o meu amigo tem tido em prol da arbitragem...

BRUNO SILVA disse...

Grande abraço e muita força