terça-feira, 1 de janeiro de 2013

PRÉMIOS MEL & FEL 2012

A exemplo de anos anteriores neste primeiro dia do ano, considerei distinguir aqueles que se destacaram pelos seus actos e que foram:
OS MAIS:
ANTÓNIO JOSÉ FREITAS TEIXEIRA BERNARDO, Ex-Chefe de Serviços do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, pela sua humildade, sensibilidade, conhecimentos, profissionalismo, sentido de responsabilidade e a preciosa colaboração que sempre prestou, e que muito agradeço, a todos aqueles que consigo lidaram durante os 43 anos que serviu a FPF, sempre no sector de arbitragem. Impressionante! Registe-se que no último decénio, foi o responsável máximo dos serviços. Ímpar, único e sempre lembrado pelo rigor e seriedade que incutia nas suas tarefas.    



ARMANDO ANASTÁCIO PIRES CARMEZIM, Ex-Secretário-Geral da Associação de Futebol de Lisboa, o qual, desde quando entrou ao serviço da Associação de Futebol de Lisboa, em 1 de Janeiro de 1970 até quando se reformou, por limite de idade, isto em 31.12.2011, sempre demonstrou, graças às suas elevadas aptidões, grande capacidade de diálogo, compreensão e tolerância para com todos os agentes do desporto-rei, com especial cuidado para com as pessoas ligadas à arbitragem lisboeta. Recorde-se que trabalhou no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, como administrativo, de 1978 a 1984, num dos momentos mais complexos da arbitragem lisboeta, mas, mercê das suas enormes competências, dirigiu e bem, por algum tempo, os destinos do próprio Conselho de Arbitragem. É merecedor de toda a minha estima pessoal desde então.



JORGE EMANUEL MONTEIRO COROADO, Ex-Árbitro FIFA e comentador do Jornal “O Jogo”, a quem muito tenho de agradecer a sua colaboração, sem a qual não era possível apresentar a rubrica “Crítica avalia Árbitros” em tempo útil.



OS MENOS:
1. A Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, na sua totalidade, pela desconsideração manifesta e gritante que continua a ter pela arbitragem nacional, como o caso concreto de se ter “esquecido” mencionar no relatório das actividades referente à época 2011/2012, o feito dos Árbitros FIFA Pedro Proença, Duarte Gomes, Jorge Sousa, Bertino Miranda e Ricardo Santos nomeados para os jogos finais da Liga dos Campeões e Campeonato Europeu de Nações, proeza inédita desde que existe o futebol e que teve enorme repercussão internacional e por cá… Ver em:
2. O seu presidente, Fernando Soares Gomes da Silva, o tal candidato que na véspera do acto eleitoral telefonou-me a pedir o meu voto, atitude que me enojou, o  qual já o deixei com a mão estendida por duas vezes quando me queria cumprimentar, pelo que, entre outras coisas, não tem feito bem pela modalidade em Portugal, cujas observações poderão ser vistas em:
3/4. O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Manuel de Melo Pereira, e o vice-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Antonino Rodrigues da Silva, meus formandos, entre outras coisas, por incumprimento do que afirmaram categoricamente em 6 de Fevereiro de 2012, e que recordo em:
5. À Mesa da Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol, na sua totalidade, o presidente José Luis Fazenda Arnault Duarte, o vice-presidente Carlos Alberto Veiga Moura Alves e o secretário José Bento Freire Pinto, por não cumprirem cabalmente a sua missão, dado terem sido questionados, por escrito, em 10 de Maio de 2012 sobre assunto de interesse para o bom desempenho da minha função na Assembleia-geral todos eles primaram em não me responder, o que é, sem dúvida, uma flagrante falta de respeito por quem anda a servir esta causa totalmente descomprometido com dedicação e sentido de responsabilidade e, ao contrário de muitos, graciosamente.
6. O presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, Carlos Alberto Fonseca Esteves, por ter sido o responsável que os Árbitros de Futsal lisboetas tivessem que efectuar mais uma prova física para além das regulamentares, o que foi uma grande estopada…   
7. O ex-presidente da APAF, Gustavo Manuel Sousa Rodrigues de Sousa, também meu Formando, eleito em 10 de Fevereiro de 2012, pelo seu incompreensível comportamento, postura e atitude para com a Associação e seus colegas de elenco. Recordo que, resultante desta conduta retirei-lhe a minha confiança associativa. Ver mais em:
8. O presidente da Mesa da Assembleia-geral da APAF, António Sérgio dos Santos Magalhães, pela forma nublosa e inacreditável como dirigiu o processo do ex-presidente da APAF, Gustavo de Sousa, desconsiderando os Estatutos e as pessoas que continuam à frente dos destinos da Associação, a trabalhar com afinco, empenho e em prol da classe. Enfim… Ver mais em: http://albertohelder.blogspot.pt/2012/08/a-apaf-e-o-presidente-eleito-em-10-de.html
9. O representante dos Árbitros do Futebol profissional na Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Manuel dos Reis, que nada disse nem actuou na questão indicada no ponto 1, mas, para mostrar serviço, votou de acordo com os interesses da direcção da entidade (FPF) para quem trabalha. Outros tempos apregoava ética a todo o momento, agora…
10. A Direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional por ter elaborado e feito aprovar um Regulamento de Arbitragem das suas competições declaradamente anti-Árbitro.

Para ver as atribuições anuais anteriores:
2008 -
http://albertohelder.blogspot.com/2009/01/prmios-mel-fel.html
2009 -
http://albertohelder.blogspot.com/2010/01/premios-mel-fel-2009.html
2010 -
http://albertohelder.blogspot.com/2011/01/premios-mel-e-fel-2010.html

Sem comentários: