domingo, 28 de julho de 2013

ASSEMBLEIA-GERAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL, ONTEM REALIZADA

Da ordem de trabalhos apresentada destaque-se os pontos referentes à ratificação das alterações dos regulamentos da Liga, os quais mereceram da minha parte a total discordância, que passo a justificar nos comentários que a seguir explico:
-ABEL DA COSTA-
REGIME DISCIPLINAR
O artigo 67º, que diz:
Declarações sobre arbitragem antes dos jogos
1. O clube que, publicamente, através de meio de comunicação social, por divulgação de escrito ou de outro meio de reprodução técnica, faça declarações ou emita juízos pondo em causa a imparcialidade ou competência técnica dos árbitros, árbitros assistentes e observadores designados para o jogo que vai disputar, bem como a nomeação desses agentes por parte dos órgãos responsáveis pela arbitragem das competições organizadas pela Liga é punido com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 50 UC e o máximo de 250 UC.
2. Os clubes são responsáveis pelas infracções previstas no número anterior quando cometidas por titulares dos seus órgãos ou, no caso de sociedade desportiva, dos órgãos do clube fundador, bem como por outros seus representantes, ainda que de facto.
3. Em caso de reincidência a sanção referida no anterior n.º 1 é elevada para o dobro, nos seus limites mínimo e máximo.
COMENTÁRIO: Esta famigerada disposição é uma autêntica monstruosidade normativa, já que o legislador permite, como se pode constatar, que se façam as declarações que se entender durante e após os jogos, por nada constar em contrário…
Aberrante, esquizofrénico, falso, no mínimo!
-CARLOS SALES-
O artigo 164º, no seu ponto 9, passa a ter a seguinte redacção:
Cartões amarelos e vermelhos
A partir do sexto cartão amarelo da mesma época desportiva, inclusive, a sanção de multa aplicável será agravada em 0,5 UC.
COMENTÁRIO: Como anteriormente o valor a pagar era correspondente a 2 UC (204 euros), e, com a alteração de agora, passam os prevaricadores a desembolsar somente 51 euros por cada cartão amarelo, ou seja menos 153 euros!!!
Com este “bónus” aos infractores o incentivo à disciplina vai estar sempre presente nas suas mentes?
Duvido, pois não com o aligeirar das multas que se consegue atingir objectivos sérios e rigorosos nas competições.
REGIME ARBITRAGEM
Artigo 13º, tem o seguinte novo texto:
Denúncia de arbitragem incorrecta
1. Os Clubes podem denunciar à Secção Profissional a existência de arbitragem incorrecta, no prazo de 5 (cinco) dias após o jogo, podendo fazer uso de suporte de imagem em DVD, com base na gravação integral do jogo.
2. A referida denúncia poderá ser encaminhada para a Secção de Classificações.
COMENTÁRIO: Com este segundo ponto é intenção clara e objectiva é prejudicar os Árbitros na sua classificação, dado que, independentemente do erro do Árbitro, os resultados das partidas não serão alterados, logo perseguição pura!
Também alguém falou do facto destas alterações não terem parecer do Conselho de Arbitragem federativo, questão logo rebatida com a infirmação de que não era necessário, já que o referido órgão esteve sempre presente na elaboração destas alterações… Coisas…
Ainda na ordem de trabalhos foram postos à discussão dois pontos mereceram a aprovação por unanimidade e aclamação: a atribuição de distinções (Sócios de Mérito da FPF), aos saudosos antigos Árbitros e sócios da APAF, Abel da Costa (Porto) e Carlos Manuel Pinheiro Sales (Lisboa), ambos, infelizmente, a título póstumo.
Por fim, na rubrica “Outros Assuntos de interesse para a FPF”, ocorreram várias intervenções, das quais destaco a do Presidente da Associação de Futebol da Guarda, sr. Amadeu Poço, que se sentiu muito escandalizado pela única descida que se verificou nos Árbitros da primeira categoria nacional, depois de todos os dislates que passou o processo das classificações, ter sucedido ao seu filiado Renato Gonçalves.
Pouco depois, no meu tempo de intervenção, não só corroborei este reparo como disse ter este Conselho de Arbitragem um recorde difícil de igualar, pois as disparatadas situações que proporcionou e que mancharam a arbitragem colocam-no num patamar negativo, o que não é bom para o desporto-rei.
Mais afirmei que as anomalias objectivas, precisas e concisas que expus na Assembleia anterior continuam a não merecer a devida e adequada atenção por quem de direito, o que se lamenta profundamente. Uma amostra: continua o sítio da Federação a não destinar, como o faz às 22 Associações de Futebol, espaço próprio às entidades representativas das classes, como dos Jogadores, Treinadores, Massagistas, Médicos, Árbitros e Dirigentes, assim como a Liga, todos com assento na Assembleia-geral! Coisas…
POR FIM DUAS NOTAS: ONTEM (SÁBADO), POUCO DEPOIS DE TER TERMINADO A REUNIÃO MAGNA A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL EMITIU O COMUNICADO OFICIAL Nº 30, ÀS 12H23, JÁ COM OS NOVOS TEXTOS DOS REGULAMENTOS DA LIGA, O QUE SE APLAUDE NATURALMENTE, NÃO SÓ PELA CELERIDADE, COMO PELA PRIMEIRA VEZ, PENSO, TRABALHAREM AO SÁBADO NESTA ÁREA!
MAS (HÁ SEMPRE UMA COISA DESTAS…), TAL URGÊNCIA FOI DEVIDA AO FACTO DE SE INICIAR UMA COMPETIÇÃO DA LIGA (TAÇA), NO MESMO DIA E A POUCAS HORAS DO ARRANQUE (17H00), O QUE SE DEPLORA!
SINTOMÁTICO, SEMPRE EM CIMA DO JOELHO!
A SEGUNDA TEM A VER COM O DESENROLAR DOS TRABALHOS NA ASSEMBLEIA-GERAL DIRIGIDA PELO PRESIDENTE SUPLENTE. NÃO HOUVE A HABITUAL BAJULICE!

30 comentários:

DINA MIMOSO disse...

CARLOS SALES - Saudades...

RUI CORREIA MIGUEL disse...

CARLOS SALES - Grande homem sempre frontal....Sales aprendi muito contigo!

FILIPA SANTOS disse...

CARLOS SALES - Saudades de um amigo

NACOR BENEDITO disse...

CARLOS SALES - Legal

NUNO SILVA disse...

Homenagem mais que justa ao ENORME Carlos Sales!!!

JOSÉ ALBERTO NEVES disse...

CARLOS SALES - Bem merecido!

ALCINDO SAMPAIO disse...

Amigo Alberto é de plena justiça a atribuição deste galardão ao nosso saudoso Carlos por tudo que fez e prol da arbitragem..

CARLOS CARDOSO disse...

CARLOS SALES - Um grande Senhor que tive a honra e o prazer de conhecer... Todas as homenagens serão justas e bem vindas!

ANTÓNIO CARDOSO disse...

CARLOS SALES - MAis que merecida essa Justa Atribuição... , fui dos privilegiados em ter podido partilhar experiencias e receber conhecimentos desse SENHOR...

JOAQUIM MOREIRA disse...

CARLOS SALES - Boa Helder...Forte abraço...

PEDRO PARATY disse...

CARLOS SALES - Justíssima Homenagem a um Histórico da Arbitragem

JOÃO RODRIGUES disse...

ABEL DA COSTA - Fui um privilegiado! Graças ao sr. Alberto Helder tive oportunidade de conhecer o Mestre Abel da Costa e acreditem, foi mesmo uma honra partilhar o conhecimento, a mestria e a simpatia do Árbitro, do Filantropo e acima de tudo do Homem, ainda por cima no dia do seu centenário. Honra lhe seja prestada!

HUGO VICENTE disse...

CARLOS SALES - Justa homenagem a um HOMEM que tanta falta faz à arbitragem, não só pelos seus conhecimentos mas principalmente pela sua postura honesta e sempre disponível para auxiliar os àrbitros.

JOSÉ SERRA disse...

CARLOS SALES - Ainda bem que em algumas Associações se lembram daqueles que muito contribuíram para a causa da Arbitragem.

ANTÓNIO JOÃO PALMA LUCAS disse...

CARLOS SALES - Bem haja! Justa homenagem ao HOMEM que dedicou grande parte da sua vida à causa da Arbitragem nomeadamente na Formação de jovens Árbitros assim como nos Núcleos, sempre disponível para todos aqueles que solicitavam a sua presença para esclarecimentos nas atualizações anuais. Pena é que este reconhecimento não tenha sido em vida

CÂNDIDO MARQUES disse...

Grande Sales...tenho saudades do Sales...

MANUEL ANTÓNIO CORREIA disse...






Manuel António Correia


Amigo Alberto Hélder, embora a justiça não se agradeça, fico muito feliz por este acontecimento.
A Federação Portuguesa de Futebol fez o que tinha que ser feito, pois o nosso Amigo e companheiro Carlos Manuel Pinheiro Sales, muito fez para dignificar esta Instituição.
O Carlos, sempre foi uma pessoa muito modesta e nada dado a homenagens, apesar de ser um dos melhores técnicos e pesadores das leis de futebol, mas este facto nunca o envaideceu, nem este se colocou nos píncaros.
Mas estou certo, que esteja ele onde estiver vai ficar contente.
Até um dia amigo, ainda existem pessoas que nunca te esquecem.

JOSÉ MANUEL GUERREIRO disse...

CARLOS SALES - Mais um colega nosso em que reconhecimento só chega depois de partir,será que não estaria mais certo a homenagem ser feita quando ainda á vida, para o próprio reconhecer que valeu a pena?

RUI MANUEL MACIEIRA MARQUES disse...

ABEL DA COSTA - Falta dizer que morava na mesma terra que eu,a linda vila de Fão

JOSÉ MANUEL GUERREIRO disse...

ABEL DA COSTA - Fico perplexo com esta atribuições, será que o nosso colega o mestre Abel da Costa, durante todos os anos da sua vida e que viveu para a arbitragem, não conseguiu demonstrar aos Srs da Federação Portuguesa de Futebol todas estas qualidades de uma vida entregue á arbitragem, para só ser reconhecido depois da sua morte,toda essa unanimidade e aclamação e reconhecimento, seria muito mais bonito se ele estivesse presente, entre os seus colegas e amigos, tudo isso serve para que agora? o ser humanos anda tão errado neste mundo, depois de as pessoas falecerem oferecemos-lhes homenagens e festas, não seria preferivel quando eles pudessem estar presentes e sentirem-se recompensados por todo o seu esforço ? eu penso que deveria ser assim, abraço Amigo.

ANTÓNIO CARDHU disse...

Um SENHOR, humilde e sério, amigo de todos os árbitros! Descanse em paz, Sr. Sales!

FERNANDO JORGE disse...

CARLOS SALES - Grande HOMEM

PEDRO RIBEIRO disse...

Para mim a questão é já costumeira: porque é que as homenagens, na sua larga maioria, só surgem depois da morte dos homenageados??. A resposta para mim é: distração!.

ROGÉRIO MARQUES disse...

Pena é que só se lembram das pessoas quando elas já não existem!

JOSÉ SARAIVA SANTOS disse...

CARLOS SALES - Muito merecido

PAULO TEIXEIRA disse...

CARLOS SALES - Um verdadeiro HOMEM!

JOSÉ FERNANDES disse...

CARLOS SALES - Tive o previlégio de conhecer este Grande Senhor. Justa homenagem.

VICTOR SOUSA MEIRA disse...

CARLOS SALES - Merecida a Honrosa atribuição de sócio de mérito......... estejas onde estiveres sabes que por muitos e muitos anos quem contigo privou nunca te esquecerá.

ANA PAZ OURIVES disse...

Creio que seria um titulo merecido em vida...teria tido um sabor para todos nós festejarmos com tão grande amigo! Mesmo desta forma é um titulo mais que merecido! Mereces Sales, de onde quer que o recebas!

JOÃO MESQUITA disse...

Louva-se a iniciativa dos autores da proposta, e reconhece-se a aprovação a aprovação da AG da FPF. Carlos Sales pelo seu Curriculum e profundo humanismo sempre tudo fez por merecer este título. Onde estás Carlos, com a humildade que te conheci recebeste-o com naturalidade. Fica o teu sorriso.