sábado, 22 de novembro de 2014

COLOQUIEI NO NÚCLEO DE LISBOA.



Na noite de 6 de Novembro, acedendo a um honroso convite, que muito agradeço, estive na sede do Núcleo de Árbitros de Futebol de Lisboa (instalações modernas e funcionais como se pode observar nas imagens seguintes) e preenchi o período que me reservaram para dialogar com aqueles que querem saber sempre mais.
 Este encontro realizou-se na sala com o nome do saudoso e enorme Carlos Sales (na foto), o melhor Formador de Árbitros que conheci na minha já extensa carreira no sector e que tão prematuramente nos deixou, com a curiosidade de ter sido meu aluno, isto em 1979!
 
Os presentes foram poucos mas, como se diz, bons, atentos e interessados. Bem-hajam!
 
Falei de como um Monitor (designação que se intitulava no passado a quem dava cursos de candidatos), se sente, com 17 anos de intensa actividade e que deixou de leccionar há dezanove, isto é, em 1995, mas, ainda hoje, por ter cinco formandos no grupo de elite da arbitragem (internacionais) e tudo o que se deve saber para atingir o sucesso. A mensagem ficou.
 
Já agora recordo esses cinco excepcionais Árbitros que assimilaram e desenvolveram a matéria, a ética e os aconselhamentos transmitidos no início da sua carreira e que os guindou ao topo, ostentando, por isso e com inusitado orgulho, as insígnias FIFA, todos eles sempre ao serviço da centenária Associação de Futebol de Lisboa, a primeira. Em tudo, diga-se!
 
Duarte Gomes, Pedro Proença, Hugo Miguel, Pedro Garcia e Tiago Trigo, estes dois últimos com a especialidade de Assistentes.
 
Mostrei, ainda, imagens recolhidas em vários jogos de futebol realçando o que de bom se faz no rectângulo de jogo e o que se deve evitar.
 

Nota: Apelei aos presentes que gostaria que houvesse alguém do nosso meio que se oferecesse para continuar a tarefa que venho incrementando há alguns anos (a preservação da história da arbitragem portuguesa desde os primórdios de futebol) que me procurasse. E isso já aconteceu, o que é um bom sinal para que o historial não se perca e que se vá actualizando!  
 Para mim, foi um bom serão!
 




Sem comentários: