segunda-feira, 1 de junho de 2015

NAQUELE TEMPO – JUNHO DE 1965 – EPISÓDIO 94



No órgão oficial da Comissão Central de Árbitros de Futebol, entidade independente da hierarquia federativa, o Boletim O ÁRBITRO, o 96º exemplar, publicado há 50 anos, foram destaque os seguintes temas:
O Director do boletim, Dr. Décio de Freitas, faz o paralelo entre a cortesia, a disciplina, a honestidade, os benefícios recreativos, educativos e de convivência humana e aquilo que, infelizmente, a indiferença, a clubite, a falta de bom senso, praticados por parte de pessoas com responsabilidade no meio desportivo é a prova provada de que podemos estar à beira de consequências imprevisíveis que venham a afectar o sector de arbitragem que nada contribuiu para tal. É sempre bom reconhecer o erro cometido, evitando, assim, desencontros entre pessoas de bem!
ANIVERSÁRIO
O Boletim entra no seu oitavo ano de existência!
1.António Augusto Santos, assina “Há falta de estímulo”. 2.“Excedeu as expectativas o curso de Vila Real e Bragança”, escreve Adão de Barros (ver as última cinco fotografias). 3.“Na margem que fica ao fiscal de linha”, diálogo radiofónico entre Mário Bravo e Maria Teresa. 4.Filipe Gameiro Pereira continua a dissertar sobre “Pode ou não arbitrar-se só com um fiscal de linha?”
5.Também o Dr. João Furtado (na foto) avança com o seu trabalho “Ética e Relações Humanas”.
1.Estevam Machado Ávila, da Horta, e Mário Gomes da Ressurreição, de Luanda, visitaram a Redacção do boletim. 2.Rolando Lopes de Almeida, de Viseu, seguiu para Moçambique, assim como Vítor Correia, de Santarém, viajou para a Guiné-Bissau; já Luís da Silva Correia, e Aveiro, foi para França e João de Oliveira Galriça, de Évora, para Setúbal. 3.Belarmino Cecílio dos Santos, de Lisboa, consorciou-se. 4.Álvaro Rodrigues, de Coimbra, sofreu aparatoso acidente de viação quando viajava para a Covilhã. 5.Romeu José Pimenta de Sousa, do Funchal, está em Lisboa a gozar merecido período de férias, bem assim António Joaquim da Costa Soares, de Beja. 6.Carlos Lucena Valadas está de parabéns pelo nascimento de mais um filho e João Calado Banheiro, de Lisboa, é avô de um menino, Mário Gomes Alves, de Beja, é pai de uma menina. 7.José Duarte Félix, de Lisboa, licenciou-se. 8.Augusto Martins, presidente da Comissão Distrital de Braga, acometido por doença súbita, está hospitalizado. 9.O dirigente Armando do Nascimento, que esteve em serviço profissional na Ilha da madeira, regressou a Beja. 10.O Arq. Anselmo Fernandez, antigo Árbitros de futebol e conceituado treinador, está de luto pelo falecimento de seu pai. 11.Jaime Assis Simões Dias, de Viseu, vai procurar melhor colocação profissional na Alemanha. 12.De Luanda veio Manuel Segão Bergano que pediu a transferência para Lisboa. 
PÁGINA DA COMISSÃO CENTRAL DE ÁRBITROS DE FUTEBOL
1.Dá-se conhecimento aos Árbitros de recomendações relacionadas com a substituição de jogadores e das bolas a serem utilizadas nos jogos. 2.A questão da brandura e transigência que os Árbitros vêm advogando nas competições nacionais a Comissão Central chama a atenção que o incumprimento do Regulamento é matéria para que venham a ser punidos. Portanto, há que actuar em conformidade perante as situações passíveis de rigor e objectividade.
1.Diz o jornal “A Bola”, pela pena de Justino Lopes: “O Árbitro teve em entenderete em matéria de conceder benefício ao infractor. Neste aspecto actuou verdadeiramente como um principiante”. Já a crítica do jornal Diário Popular, por Rodrigues Teles, adianta: “Agradou a autoridade e bom discernimento sobre a lei da vantagem posta à prova pelo Árbitro”. Em que ficamos, diremos nós! 2.No jogo Portugal-Roménia o Árbitro foi alvo de critica por não mandar perfilar as equipas que, assim, escutariam os hinos nacionais. 3.O jogador Cunha Velho, do Peniche, afirma que é costume entre os seus colegas quando estão a formar barreira, darem um passo em frente quando a bola já partiu com o fim de colocar os adversários fora de jogo. Quando a bola já está em jogo, pois!... 4.Um crítico desportivo observa que o Árbitro exagerou ao ter assinalado uma grande penalidade por falta do guarda-redes que foi expulso, concordando com a atitude disciplinar assumida pelo Árbitro. Enfim…
Joaquim Campos formula cinco questões: 1.O guarda-redes tem a bola controlada e lança-a para longe e volta a agarrá-la. É falta? 2.O Árbitro esquece-se da moeda para fazer o sorteio inicial e fá-lo com uma pequena pedra. É permitido? 3.A bola do jogo tem a circunferência inferior ao permitido pela lei II. Mesmo assim pode-se jogar? 4.Ao repor a bola em jogo num pontapé livre directo o jogador introduz a bola na sua baliza. É golo? 5.Um jogador atirou a bola ostensivamente para fora do rectângulo de jogo. O Árbitro obrigou a ir buscá-la. Fez bem?
1.Em Titogrado, na Jugoslávia, o Árbitro Djoije Stanisic assinalou uma falta que não foi do agrado dos adeptos da equipa punida. Um desses simpatizantes não concordou com a decisão e, vai daí, invadiu o rectângulo de jogo com a sua viatura no intuito de atropelar o juiz. Valeu um agente da autoridade que disparou para os pneus do automóvel, imobilizando-o e procedeu de imediato à prisão do delinquente. 2.Em Inglaterra os presidiários que frequentem com aproveitamento os cursos de candidato a Árbitro poderão desempenhar a função fora dos estabelecimentos prisionais. 3.A UEFA proíbe que os praticantes usem drogas com o intento de aumentar o rendimento por meios ilegítimos, sendo severamente castigados quanto tal vier a ser detectado por médicos habilitados nessa área. 4.A Federação italiana continua a tomar medida adequadas às graves infracções que vão surgindo nas suas competições. 5.A Comissão organizadora do Mundial de 1966-Inglaterra aprovou a bola que vai ser utilizada nas partidas de tamanha prova, dum leque de sete fábricas inglesas e duas estrangeiras, que apresentaram mais de 100 esféricos para escolha!
1.Filipe Gameiro Pereira, responsável por esta rubrica, dá conta que o Curso de Vila Real e Bragança foi um êxito (ver as últimas cinco imagens). 2.Quanto a algumas arbitragens que tem presenciado, verifica que tem havido falta de autoridade, permitindo alguma negligência, nada condizente com o exigido não só pela estrutura futebolística portuguesa como pela FIFA. Pede, pois, que haja mais aceitação por parte dos faltosos dos conselhos e recomendações que lhes são transmitidas e que, afinal, não são cumpridos. 3.Destaca a magnifica actividade da Distrital de Aveiro. 4.Realça a exemplar atitude do Blackpool Football Club que adquiriu livros de regras do futebol e distribui-os aos seus jogadores dos escalões jovens para se instruírem e assim entenderem bem melhor o jogo que tanto gostam de praticar.
1.Faz-se o balanço das actuações em Espanha dos colegas estrangeiros e a saída para além fronteiras dos colegiados espanhóis. 2.O Árbitro Daniel Zariquiegui no encontro entre o Real e o Atlético de Madrid teve de inspeccionar as botas dos jogadores após verificar que um deles foi atingido de tal forma que ficou com um rasgão numa perna. Apesar do incidente todo o calçado estava dentro das normas. 3.Lamenta-se a agressão sofrida por um elemento da equipa de arbitragem no desafio de juniores entre as selecções de Murcia e Biscaia.
1.Hermínio Soares, Árbitro internacional, agradece as mensagens de solidariedade recebidas pelo falecimento de sua esposa. 2.A Comissão Central procedeu a nomeações para o Torneio Internacional Militar a realizar-se em Espanha. 3.O portuense Francisco Guerra actuou nos Açores, na Terceira e em São Miguel. 3.Ivo de Araújo, membro da Comissão Central de Árbitro de Futebol acaba de apresentar escusa para exercer cargo directivo no Futebol Clube do Porto.
4.Também os Árbitros setubalenses Mário Mendonça, Sebastião Pássaro e André Roque estiveram em Ponta Delgada, como a imagem certifica.
5.Manuel Fortunato (na imagem) é o novo delegado do Boletim em Évora.


Jaime Ferraz Rodrigues Gabão, de Cabo Delgado (Moçambique), chama a atenção que a Comissão de Arbitragem local tem sido esquecida, isto depois de ter ocorrido uma situação nada agradável, protagonizada por um pseudo dirigente sem escrúpulos. Graças aos filiados é que é possível dar sequência às provas marcadas pela respectiva Associação Provincial. Também dá conta que todas as semanas tem intervenção assinalável num programa radiofónico onde desenvolve a temática das leis do jogo a contento de imensos ouvintes.
Entretanto, destaca-se o Árbitro Manuel Pereira Silvestre (na foto), com os seus colegas Manuel Araújo e M. Dantas que boa conta tem dado de si na condução das partidas mais importantes em Cabo Delgado.
Manuel Maria Amorim Ferreira da Costa, encarregado deste espaço, dá a conhecer, em traços largos, as características dos nossos colegas do país irmão, começando por ARMANDO MARQUES, a quem apelida de “Pelé do apito”, pois é profissional (aufere vinte mil escudos por mês) e é consagrado em toda a América do Sul. É o número um! EUNÁPIO DE QUEIRÓS, Árbitro experiente e internacional, jogou no Fluminense, e, recentemente, esteve nas Olimpíadas de Tóquio. AIRTON VIEIRA DE MORAIS, casado, ex-jogador, esteve ao serviço da Federação do Rio de Janeiro, mas está a actuar em São Paulo. ANACLETO PIETROBOM, nasceu em São Paulo e jogou no Corinthians. Essa experiência tem sido importante para a sua carreira na arbitragem. Pertence à Federação Paulista. FREDERICO LOPES, antes impulsivo hoje grande entusiasta pela arbitragem. É do Rio de Janeiro mas actuou em São Paulo. CLÁUDIO MAGALHÃES, foi treinador na Portuguesa do Rio. É formado e pertence ao quadro carioca. ANTÓNIO VING, é professor de Educação Física, ex-jogador, e colabora com a Federação carioca. ROMUALDO ARPPI FILHO, Tem talento e é esforçado. Começou muito novo a dirigir jogos e hoje é uma referência no quadro de Árbitros paulista.
1.A Comissão Central enviou para Lisboa e Vila Real os pontos para as provas escritas dos candidatos. 2. Coimbra tem dois novos dirigentes: António Ferreira dos Santos e José Baptista Fernandes Querido. 3.No Funchal Humberto Costa Dias ocupa a vaga que se encontrava em aberto. 4.Viseu vai ter novo curso de candidatos graças à dinâmica dos seus dirigentes Agostinho Ferreira e José Alves de Figueiredo. São 22 os inscritos.
1.A Direcção-geral dos Desportos informa que vão passar a existir Centros de Medicina Desportiva em todas as sedes dos distritos, medida acertada e de grande alcance pela utilidade para o futebol e para a arbitragem. 2.Foi recebida comunicação anónima a dar conta de que o trabalho do juiz de determinada partida não correspondeu à expectativa do reclamante. A resposta foi nula, claro. 3.Um agente da autoridade deteve dois espectadores por injúrias ao Árbitro. Acompanhados à Esquadra da PSP, foram multados em cem escudos cada. Exemplo a seguir. 4.A Federação Francesa de Futebol convidou dirigente da arbitragem portuguesa participe no Estágio nacional de Árbitros, em Vincennes (Paris), 21 a 25 de Julho de 1965. 5.A Barcelona, para as Bodas de Ouro do Colégio Catalão (10, 11 e 12 de Julho), vão os dirigentes da CCAF, Engº Sousa Loureiro e Ezequiel Cavaco. 6.Num dos jogos do Torneio do Oeste o Árbitro interrompeu o jogo pois estava a atravessar o rectângulo uma carroça carregada com hortaliça. Ao falar com o condutor, disse-lhe que estava a decorrer um espectáculo desportivo e que não tinha que passar por ali. Recebeu a seguinte resposta: Por aqui passo as vezes que quiser pois esta quinta é do meu primo…
EXPOSIÇÃO DO ÁRBITRO PINTOR, MENDES LEAL
Armando Mendes Leal de Sousa Machado (nasceu em 12.07.1929), com 35 anos de idade, iniciou-se muito cedo na arbitragem e dirigiu jogos no Distrito do Porto durante duas temporadas e em Lisboa, nas cinco seguintes. Viajou para o Brasil na esperança de melhores dias e, aí, voltou a sentir a alegria de arbitrar o que o fez na Federação do Rio de Janeiro. Trabalhou ainda numa granja e foi condutor de autocarros. Fez Teatro na televisão. Nunca perdeu o gosto pela pintura que em Portugal era já a sua paixão. Matriculou-se numa Faculdade de pintura e desenho, conseguindo alguns proveitos vendendo obras suas. Agora em Lisboa vai expor no Secretaria Nacional de Informação trinta e dois quadros a óleo e três retratos, relacionados com motivos regionais, crenças e folclore carioca. Depois da exposição vai regressar ao Brasil e até à Venezuela onde apalavrou um excelente contrato.




Sem comentários: