segunda-feira, 24 de setembro de 2018

FUI VOLUNTÁRIO DURANTE 867 DIAS! - 11º DE 29 EPISÓDIOS – NOVEMBRO 2014


 -O escritório do presidente da direção, o advogado Dr. António Joaquim Sá Oliveira, situado na "baixa pombalina" serviu, por algum tempo, de sede da AFL-
 
A seguir é relatado, passo a passo, o movimento diário da agradável e gratificante atividade desempenhada no Museu da Associação de Futebol de Lisboa, localizado no Chiado, como seu responsável, entre janeiro de 2014 e maio de 2016.

Nota: este registo, com imagens, nada mais é do que uma forma de preservar a memória do que de bom se passou naquele período, simplesmente… 

01.11.2014-Sábado
1.Desloquei-me à Foto Fixarte (rua Palmira) entre as 10H00 e as 11H00 para saber como vai o trabalho das fotos e das molduras. Foi-me apresentado o primeiro trabalho, como amostra e gostei. Também obtive o contacto do sr. Seabra, que possui a coleção da revista Stadium, na expectativa de fazer contactos quanto à cedência da coleção ao Museu. Não despendi qualquer valor para a AFL.

03.11.2014-Segunda
1.Entrei às 08H35.
2.Conclui o Relatório de Atividades do mês de outubro e enviei-o para os Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe.
3.A Associação de Futebol de Viseu diz ir procurar satisfazer o pedido quanto aos Relatórios e Contas da AFL em falta.
4.O Prof. Vítor Rocha, da Associação de Futebol de Viseu enviou os solicitados resultados do Torneio de Santa Comba Dão, informação necessária ao Museu da AFL. Agradecemos em conformidade.
5.Agradeci ao sr. Vítor Badalinho ter colocado a reportagem (texto e imagens) da cerimónia do descerramento da placa do mestre Joaquim Campos no Conselho de Arbitragem.
6.Pedi ao presidente do Conselho de Arbitragem da AFL que informe qual o dia em que os alunos do atual curso de candidatos visitam o Museu.
7.Agradeci à Engª Lúcia Henriques dos Santos (Conservadora do Museu do Sporting Clube de Portugal) a receção que nos fez e a possibilidade que tivemos em recolher as imagens das Taças de Honra, num total de 23.
8.Contactados pela Dª Ana Dias sobre as visitas ao Museu da AFL, a quem respondemos.
9.Informei o sr. Max Nunes, da Foto Fixarte, das seguintes medidas do trabalho que está a fazer:
Moldura, 27,6 por 21,3 cms. Foto, 27,4 por 21,25 cms. Vidro, 27 por 21 cms. Proteção (passe-partout), 21 por 27 cms. 
10.Falei com o sr. Max Nunes sobre o assunto e, quando sair às 17H00, irei falar com ele.
11.Falei com o sr. Seabra, que está no norte de Portugal, detentor da coleção da Revista Stadium, na esperança que venha a ceder à AFL tão importante coleção, caso seja a primeira série (de 17.02.1932 a 01.07.1942), pois o Museu possui a segunda série (09.12.1941 a 26.12.1951). Encontra-se no norte de Portugal, razão porque voltarei a contactá-lo na próxima semana.
12.O sr. João Filipe Coelho solicitou informação quanto a provas da AFL realizadas nos anos 90, o qual foi atendido.
13.Saí às 17H00.

04.11.2014-Terça
1.Entrei às 08H35.
2.Ontem, entre as 17H30 e 18H00 estive na Foto Fixarte a fazer o ponto de situação quanto ao trabalho que está em curso. Não despendi qualquer despesa para a AFL.
3.Recebi da Engª Lúcia Santos, do Museu do Sporting Clube de Portugal, imagem de uma das Taças de Honra, sem qualquer referência. Vou solicitar a sua identificação.
4.Segundo José Ribeiro, diretor-executivo, levou do Museu da AFL e entregou a Taça de Honra que está de reserva para ser eventualmente disputada na próxima época ao sr. Diretor Manuel Luís Oliveira Castelo, para efeitos que desconheço. Ao diretor-executivo foi facultado o nome da empresa que fez as taças (Kanguru Sports, do Porto) e o custo de cada uma (585,00 mais IVA a 23%). São em estanho e têm banho de prata.
5.Enviada a história da Taça de Honra da AFL à Engª Lúcia Santos, do Museu do Sporting Clube de Portugal, assim como as 23 fotografias obtidas na passada sexta-feira.
6.O sr. João Filipe Coelho pede elementos das competições da AFL. Respondi-lhe em conformidade.
7.Voltei a solicitar ao Prof. Jorge Carvalho (Diretor do Departamento de Desporto do IPDJ) informação sobre o pedido de duplicado do diploma da Medalha de Mérito Desportivo atribuída à AFL, em 1960.
8.Contactou-nos o sr. Luís Figueiredo, do Departamento Marca e Comunicação da Câmara Municipal de Lisboa, que pretende reunir comigo sobre a eventual reportagem do Museu da AFL na revista municipal e, bem assim, a feitura do livro sobre o Mestre Joaquim Campos.
9.Saí às 17H00.

05.11.2014-Quarta
1.Entrei às 08H10.
2.O Sr. Luís Figueiredo, da Câmara Municipal de Lisboa, Departamento de Marca e Comunicação, recolheu informação quanto ao Museu e a estrutura do livro do Mestre Joaquim Campos.
3.Falei para a Drª Alexandra Correia, para saber se se confirma a visita dos sócios do Inatel na segunda-feira. Dado que o sr. Administrador não pode acompanhar os interessados a visita fica adiada para nova data que nos será proposta.
4.Falou a Engª Lúcia Santos (do Museu do Sporting Clube de Portugal) a dar conta que não encontra os troféus que nos aludimos com referência à Taça de Honra/Campeonato de Portugal. Mais informa que um grupo de cientistas ligados ao clube pretendem consultar o livro “Meio Século de Futebol, 1888-1938”, de Júlio de Araújo.    
5.Pretendi falar com o Dr. Luís Lapão, diretor do Museu Cosme Damião, para acertar a data da reunião para fotografarmos as Taças de Honra que o Benfica ganhou, mas, na impossibilidade, deixei recado nesse sentido.
6.Deslocámo-nos ao arquivo (5º andar) onde fizemos busca na expectativa de encontrar Relatórios e Contas, o que não se verificou. Trouxemos livros de interesse para o Museu.
7.O sr. João Filipe Coelho volta a solicitar dados de campeonatos distritais. Respondeu-se de imediato.
8.Um dos responsáveis da página Wiki Sporting, na net, António Xavier Dias, expressa satisfação pelos contactos privilegiados que temos com o Museu do seu clube e, também, estudam a lista dos vencedores da Taça de Honra e encontram algumas discrepâncias que gostariam ver resolvidas, assim como consultar o livro “Meio Século de Futebol”. Vamos responder, dando conta que o Museu estará sempre disponível para este género de consultas, mas nas suas instalações.
9.Saí às 17H00.

06.11.2014-Quinta
1.Entrei às 12H15 vindo da Cruz Quebrada onde fui visitar, a título pessoal, amigo de São Tomé e Príncipe (João Lima Neto) que está em Portugal a tratar-se de problema que abalou a sua saúde.
2.Recebi telefonema do presidente do CA da AFL, Helder Campos, a responder à mensagem do passado dia 3, dando conta que, devido a dificuldades de datas para os alunos do curso de candidatos visitarem o Museu, só encontra essa hipótese nas segundas feiras de 10 e 17, às 19H30. Vou informar o presidente Nuno Lobo da minha disponibilidade e saber se a AFL concorda e apoia aquela pretensão.
3.Solicitei ao Dr. Nuno Lobo informação quanto à disponibilidade do Museu para a visita dos formandos do curso nos dias e horas sugeridos.
4.O sr. João Filipe Coelho solicita mais informação, que poderá vir a ser satisfeita desde que nos diga ter recebido a informação enviada ontem. Respondeu. Enviámos os elementos hoje solicitados.
5.Saí às 17H00.

07.11.2014-Sexta
1.Entrei às 08H25.
2.Ontem, pelas 18H00, recebi comunicação do secretário da direção, sr. Rui Melo a dar conta que o Dr. Nuno Lobo autorizou a visita ao Museu nos dias e horas indicados.
3.Nesse sentido, solicitei ao diretor-executivo informação quanto a quem estará nas próximas segundas-feiras a dar apoio à visita dos formandos do curso de candidatos a árbitro na visita ao Museu.
4.Respondi ao sr. António Xavier Dias, da Wiki Sporting, a informá-lo que o livro de Júlio Araújo poderá ser fotocopiado, assim como Relatórios e Contas (Anuários).
5.De harmonia com o Comunicado Oficial 32, de 3 de novembro de 2014, coloquei a bandeira da Associação de Futebol de Lisboa a meia haste.
6.Recebi telefonema do sr. Maximiliano Nunes, da Foto Fixarte, a solicitar a minha presença para analisar o trabalho quer fotográfico, quer em termos de molduras. Amanhã deslocar-me-ei à sua loja para tomar conhecimento do ponto de situação quanto ao assunto.
7. Visitou o Museu da AFL o sr. João Rebelo, da Batalha.
8.Estiveram presentes no Museu, o sr. Luís Nunes Carvalho, vice-presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Santomense de Futebol que veio acompanhado do sr. Diogo Calado, jovem treinador, de Lisboa.
9.Saí às 16H30, pois acompanhei o Dr. Castanheira de Oliveira que foi a Carcavelos fazer uma vistoria e de seguida seguimos para jantar de convívio de árbitros jubilados lisboetas.

08.11.2014-Sábado
Das 11H30 às 12H15, estive na Foto Fixarte a tomar conhecimento da situação quanto ao trabalho das fotografias dos Árbitros. Não se verificou qualquer dispêndio para a AFL.

10.11.2014-Segunda
1.Entrei às 08H30
2.Recoloquei a bandeira da Associação de Futebol de Lisboa na sua posição normal.
3.Solicitei ao Conselho de Arbitragem lista com os nomes dos candidatos a árbitro que virão hoje visitar o Museu.
4.Recebido do sr. Guilherme Bandeira Henriques um par de botas de futebol, em bom estado de conservação, cujo destino é o Museu da AFL. 
5.Interplado pelo sr. diretor-executivo quanto à questão da visita dos formandos que visitarão o Museu, alegando que não foi avisado, logo não tinha tempo para tomar conta da situação. Ficou definido que eu tomaria conta da segurança das instalações logo após os alunos saírem das instalações da AFL.
6.Das 10H15 às 16H20 estive ausente no almoço do aniversário do sr. Nicolau Tolentino, (Treinador), em Bucelas.
7.O sr. João Filipe Coelho solicitou, por duas vezes, elementos referentes às competições de 1975/76 a 1978/79, pedido que foi satisfeito. Foi de 4 horas o tempo despendido para a elaboração digitalizada dos dados. 
8.Saímos às 20H15, tempo limite para esperar pelo grupo de 28 candidatos a árbitro de Futebol que, conforme o combinado com o presidente do Conselho de Arbitragem da AFL, visitaria o Museu com hora marcada (19H39), mas, com exceção do dirigente do referido Conselho, sr. Agostinho Correia, não apareceram. Não se verificou qualquer dispêndio para a AFL.

11.11.2014-Terça
1.Entrei às 08H40.
2.Enviei carta ao Dr. Nuno Lobo e Vítor Filipe a dar conta de que a visita ao Museu por parte dos 28 candidatos que estão a frequentar o curso não se realizou por não terem comparecido.
3.Continuamos a registar os jogos efetuados pelas seleções lisboetas.
4.Contactados pela Dª Ana Godinho, da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, que pretende promover uma visita ao Museu por parte dos seus fregueses.
5.Saí às 17H00.

12.11.2014-Quarta
1.Entrei às 08H25.
2.Por correio eletrónico disse ao Dr. Luís Lapão (Museu Cosme Damião) da necessidade que a AFL tem em concluir o trabalho estatístico sobre a Taça de Honra e a sua recuperação face aos estragos que tem sofrido através dos tempos.
3.Agradeceu-se ao Diretor da Agenda Cultural de Lisboa (Manuel Veiga), pela divulgação que fazem do Museu da AFL na revista de novembro.
4.O sr. José Ribeiro, diretor-executivo, informou-me que o Museu da AFL foi desinfestado.
5.Continuou-se a trabalhar na recolha de elementos das seleções lisboetas, resultados, jogadores e demais informação necessária à base de dados da AFL.
6.Saí às 16H55.

13.11.2014-Quinta
1.Entrei às 08H15 (dia de greve parcial no Metropolitano de Lisboa).
2.Falei com o sr. Francisco Seabra, sobre a eventual cedência ao Museu da AFL da coleção da Revista Stadium de que é proprietário. Vai contactar-me proximamente.
3.Continuou-se a recolher elementos das seleções lisboetas. Atingimos a época 1928/1929.
4.O sr. João Filipe Coelho solicitou novamente dados de vários campeonatos distritais de seniores, o qual foi prontamente atendido.
5.Saí às 16H55.

14.11.2014-Sexta
1.Entrei às 08H30.
2.Seguiu para 23 Juntas de Freguesia de Lisboa a oferta do serviço de visitas ao Museu da AFL.
3.Encontrei na minha secretária, depois do almoço, 2 troféus com o se seguintes dizeres: “Torneio Interassociações de Futsal Feminino, Sub 20, Época 2014/2015, 1º lugar, 31.10 a 02.11.2014” e “A. F. Leiria, por ocasião da fase final T.I.A. Sub/20, Futsal Feminino, Nazaré 1 e 2 de novembro de 2014.”
4.Continuámos a registar os jogos efetuados pela seleção da AFL. Estamos na temporada de 1930/1931. 
5.Saí às 17H00 para a Foto Fixarte, onde falei com o sr. Maximiliano Nunes e soube do ponto de situação quanto à tarefa que está a desenvolver. Estive na loja até às 18H20.

17.11.2014-Segunda
1.Entrei às 08H35.
2.Elaborei carta de agradecimento ao sr. Guilherme Bandeira Henriques que ofertou diversos objetos para o Museu, incluindo o seu par de botas de futebol.
3.A Drª Elsa Margarida Pinto, do Montepio Geral, pediu mais informação para a programada visita dos seus associados no dia 5 de fevereiro de 2015 (quinta-feira).
4.Solicitei ao Dr. Nuno Lobo autorização para o pagamento do trabalho encomendado à Foto Fixarte e que irá atualizar as galerias dos presidentes e árbitros internacionais lisboetas no total de 725 euros, valor que regulariza 90 molduras (a 6 euros), e 37 fotografias a 5 euros (21 árbitros e 16 presidentes).
5.O Dr. Nuno Lobo diz ter acordado com escola de Mangualde a visita dos seus alunos ao Museu da AFL em fevereiro de 2015 (dias 20 ou 21).
6.Inês Baptista, Diretora Técnica da Junta de Freguesia de São Vicente, de Lisboa, respondeu ao convite (visita ao Museu da AFL) e solicita prospeto para divulgar junto dos seus fregueses. Vamos responder afirmativamente logo que tenhamos o cartaz.
7.O sr. João Filipe Coelho pediu elementos que foram satisfeitos de imediato.
8.A menina Susana Lopes, de Lisboa, pediu pin da AFL. Convidei-a a visitar o Museu e satisfazer o seu pedido.
9.Saímos às 20H35 depois dos 23 alunos do Curso de Candidatos a árbitro de Futebol e de Futsal terem visitado o Museu da AFL. Esteve presente o diretor do Conselho de Arbitragem, Agostinho Correia. Enviei texto e imagens desta visita ao sr. Vítor Badalinho, responsável pela manutenção da página da AFL na net. Não se verificou qualquer dispêndio para a AFL.

18.11.2014-Terça
1.Entrei às 11H55 vindo de consulta no Posto Médico de Benfica (Drª Elvira Manarte)
2.Escreveu-nos o sr. António de Sá Gonçalves Henriques, neto do 3º presidente da AFL, Dr. António Joaquim Sá Oliveira, respondendo à nossa mensagem de 11 de agosto a dar conta que possui 2 Relatórios e Contas que vai oferecê-los à Biblioteca.
3.O sr. João Filipe Coelho pediu mais elementos que foram satisfeitos de imediato.
4.Requisitei os seguintes artigos: 50 livros e 50 DVD dos “AFL-100 anos de futebol”, 50 esferográficas e 2 rolos de fita gomada.
5.Saí às 17H00

19.11.2014-Quarta
1.Entrei às 08H15.
2.A menina Susana Lopes agradece o convite e diz que ela ou familiar virão ao Museu da AFL.
3.O sr. Rui Rodrigues, solicitou informação do vencedor da prova de futsal, iniciados da 1ª divisão, época 2012/2013. Foi atendido de imediato.
4.Contactado o Engº Manuel Sousa Loureiro, presidente da Comissão Central de Árbitros de Futebol durante 10 anos (1964/1974), que diz ter recortes do jornal que vai oferecer ao Museu da Associação de Futebol de Lisboa. Solicitou-se colaboração ao secretário-permanente da Associação de Futebol do Algarve, Dr. Helder Brito para levantar o valioso espólio em Lagos e reenviar para nós, com despesas da nossa conta.
5.Continuamos a recolher dados das seleções da AFL. Fizemos a época de 1931/1932.
6.Respondemos afirmativa e imediatamente ao sr. Eduardo Manuel Cananão, de Évora a pedir pin e esferográfica.
7.A Dª Benedita, a responsável pelo atendimento do pedido efetuado, diz que já não tem livros nem DVD.
8.Saí às 17H00.

20.11.2014-Quinta
1.Entrei às 08H55
2.Ontem, pelas 20H40, recebi telefonema de Miguel Castilho, árbitro FIFA (Futsal) e que está a acompanhar os seus colegas que participam no torneio da UEFA em Lisboa, a dar conta que hoje vêm visitar o Museu da AFL.
3.Também ontem enviei por correio eletrónico convite à jornalista Cláudia Marques, especialista de Futsal no jornal Record, a visitar o Museu. 
4.A firma Illumini, de Coimbra, apresenta proposta para inventariar o património do Museu da AFL. Dei conhecimento do orçamento aos Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe.
5.O diretor-executivo, sr. José Ribeiro entregou 15 livros “100 anos de futebol” ao Museu.
6.O Dr. Helder Brito, da AFA, diz colaborar com o nosso pedido.
7.A Árbitra Assistente brasileira internacional jubilada e mundialista, Ana Bia Maria Batista, de Goiás, visitou o Museu da AFL.
8.O sr. Maximiliano Nunes da Foto Fixarte diz ter tudo pronto e que vai entregar-nos amanhã as molduras e fotos.
9.Devido a chuva intensa a programada visita dos árbitros FIFA não se concretizou.
10.Saí às 17H00.

21.11.2014-Sexta
1.Entrei às 08H25.
2.Enviei texto e imagens da visita da Árbitra jubilada FIFA ao sr. Vítor Badalinho.
3.Entreguei ao árbitro internacional Miguel Castilho, 9 esferográficas e 9 pins da AFL destinados ao grupo da UEFA que está em Lisboa a participar no Torneio de Futsal Cup.
 
4.O sr. Maximiliano Nunes, da Foto Fixarte, entregou na sede da AFL as 90 molduras e as 37 fotografias (ampliações) conforme pedido.
5.Entreguei ao sr. Francisco Freire a correspondente documentação para proceder ao pagamento do correspondente valor (725 euros). 
6.Procedeu-se à retirada das molduras da sala da direção e à limpeza da respetiva parede, faltando só os retoques nos orifícios ocasionados dos pregos anteriores.
7.O sr. Francisco Freire, da tesouraria da AFL, informou que já procedeu à transferência do valor total do trabalho feito pela Foto Fixarte, tendo avisado o sr. Maximiliano Nunes desta iniciativa.
8.Falou o sr. Vítor Lopes, do Sport União Sintrense, que a pedido do Dr. Vítor Filipe, poderá vir a colaborar com o Museu da AFL. Será contactado na oportunidade para uma reunião de trabalho.
9.Saí às 17H00 para ir à Foto Fixarte e adquirir a bitola para as fotos.

22.11.2014-Sábado
1.Por volta do meio-dia desloquei-me à Foto Fixarte para levantar as fotos que entreguei ontem para ficarem de harmonia com as medidas das molduras.
2.Fui ao Estádio Pina Manique, ao Museu do Casa Pia Atlético Clube falar com o seu responsável, Helder Tavares, na esperança de se encontrar documentos importantes para o Museu da AFL. Prometeu ir procurar. Oportunamente dará as inerentes informações.
3.Entretanto, encontrei o treinador José Carlos Pires, do Real Sport Clube, de Massamá, a quem convidei para visitar o Museu. Diz já ter pensado nisso e pretende levar uma representação do clube em dezembro para tomarem conhecimento da evolução do futebol desde os seus primórdios. Avisará quando tiver a programação definitiva.

24.11.2014-Segunda
1.Entrei às 08H40
2.Enviei informação para os Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe sobre a minha ausência (ida ao Brasil), assim como a sugestão da ordem de trabalhos para a próxima reunião.
3.Continua por atualizar a página da AFL quanto aos clubes que participam nas competições da presente época desportiva.
4.Recebida comunicação do diretor-executivo, José Ribeiro, a dar conta que o gabinete de trabalho deve ficar disponível na próxima quinta-feira, às 17 horas, por ser necessário para inquirições.
5.O sr. Guilherme Henriques continua a recuperar a parede da galeria fotográfica dos presidentes, que será atualizada logo que eu regresse do estrangeiro.
6.Para memória futura fotografaram-se as molduras e imagens dos presidentes.
7.Saí às 17H00.

25.11.2014-Terça
Alberto Helder ausente no Brasil.
1.O sr. Guilherme Henriques deu assistência ao Museu e começou a ordenar as fichas de inscrição dos clubes na AFL desde 1910.
2.A Hemeroteca Municipal de Lisboa informa que abrirá as suas novas instalações na Lapa em março/abril 2015.

26.11.2014-Quarta
Alberto Helder ausente.
1.O sr. Guilherme Henriques deu assistência ao Museu.
2.Continuou com a ordenação das fichas dos clubes

27.11.2014-Quinta
Alberto Helder ausente.
1.O sr. Guilherme Henriques deu assistência ao Museu.
2.Terminou o trabalho de ordenar as fichas dos clubes e identificar as correspondentes 9 pastas.

28.11.2014-Sexta
Alberto Helder ausente.
1.O sr. Guilherme Henriques deu assistência ao Museu.
2.Atendeu telefonicamente o sr. Francisco Seabra, que indicou quais os volumes que possui da Revista Stadium (10 de 1932 a 1942 e 18 de 1942 a 1951), na expectativa de poder vir a ofertar as coleções ao Museu da AFL. A Biblioteca dispõe da segunda coleção.
3.Procedeu à identificação das fotos das seleções da AFL constantes no livro dos “100 anos de futebol”.
4.Também fez o mesmo trabalho na Revista Futebol, do nº 1 (janeiro 1965) a 21 (dezembro de 1966).
5.Avançou com a busca de elementos nos Relatórios e Contas das seleções da AFL até 1943/1944.

Sem comentários: