quinta-feira, 27 de setembro de 2018

FUI VOLUNTÁRIO DURANTE 867 DIAS! - 13º DE 29 EPISÓDIOS – JANEIRO 2015


-Com melhores condições a sede da AFL mudou-se para o largo Trindade Coelho, mais conhecido pelo largo da Misericórdia--
 
A seguir é relatado, passo a passo, o movimento diário da agradável e gratificante atividade desempenhada no Museu da Associação de Futebol de Lisboa, localizado no Chiado, como seu responsável, entre janeiro de 2014 e maio de 2016.

Nota: este registo, com imagens, nada mais é do que uma forma de preservar a memória do que de bom se passou naquele período, simplesmente...

01.01.2015-Quinta
Feriado – Ano Novo

02.01.2015-Sexta
1.Instalações encerradas (Comunicado oficial 59, de 18.12.2014).
2.Do Relatório e Contas do exercício de 1923/1924, em casa, elaborei listas alfa e numérica dos 237 sócios auxiliares e dos 99 clubes existentes naquela época.

03.01.2015-Sábado

04.01.2015-Domingo

05.01.2015-Segunda
1.Entrei às 08H35
2.Enviei comunicação ao presidente do Conselho de Arbitragem e Responsável do Departamento de Organizações da AFL sobre a homenagem a António da Silva Quadros, marcada para o próximo domingo, dia 11, às 15H00, no jogo entre o Águias da Musgueira e o Alta de Lisboa.
3.O sr. Carlos Almeida, que está a elaborar trabalho relacionado com Cristiano Ronaldo, aceitou divulgar o nome da Associação de Futebol de Lisboa quando terminar a tarefa.
4.O sr. Rui Melo vai entregar ao Dr. Nuno Lobo toda a informação referente à proposta de alteração do emblema da AFL.
5.Volta o sr. Carlos Almeida a solicitar dados e imagens de Cristiano Ronaldo.
6.Solicitei-lhe a sua identificação para memória futura.
7.Saí às 12H30 para almoçar e deslocar-me ao Estádio da Luz onde assistirei à cerimónia do descerramento de lápida toponímica da Avenida Eusébio da Silva Ferreira.
8.Aí contactei o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo, sobre a carta que escrevi a dar-lhe conta que o município, até agora, ainda não contemplou a centenária AFL com distinção apropriada. Disse que já servia a justificação que apresentei mas que pediu mais informações para, então, decidir. Convidei-o a visitar o Museu e, principalmente, a Taça oferecida pela CML, a primeira a ser disputada nos seus campeonatos, isto é, a partir de 1910!
9.Falei com o Dr. Luís Lapão, curador do Museu Cosme Damião, sobre a restauração da Taça de Honra. Ficou marcada para quinta-feira próxima, de manhã, uma reunião de trabalho.
10.Aproveitei para convidar algumas figuras de referência a visitarem o Museu da AFL, como José Augusto, Artur Santos, António Simões, Dr. Luís Duque, entre outros.
11.Enviei para o sr. Vítor Badalinho texto e imagem da presença do Dr. Nuno Lobo na cerimónia do Estádio da Luz.
12.A presença no Estádio da Luz decorreu entre as 14H00 e as 15H45, sem qualquer despesa para a AFL.
13.Regista-se a visita ao Museu do jogador internacional português José Augusto, um dos Magriços, que tiveram brilhante comportamento no Mundial de Inglaterra, em 1966. Foi recebido pelo srs. Guilherme Henriques e Rui Melo.

06.01.2015-Terça
1.Entrei às 08H20
2.A seu pedido, para a Dª Andreia de Abreu Pereira, Esposende, enviou-se pin e esferográfica da AFL.
3.Remetida informação e fotos de Cristiano Ronaldo ao sr. Carlos Almeida.
4.Enviado para o sr. Vítor Badalinho texto e imagens da visita de José Augusto ao Museu.
5.Ao Museu da Fábrica de Loiça de Sacavém foram dados novos elementos do sócio auxiliar fundador nº 56 da Associação de Futebol de Lisboa, sr. Raul Gilman.
6.A menina Susana Lopes agradeceu os pins.
7.Contactei o sr. José Florêncio, da AFF, representante da Bola Mikasa, na expectativa de oferecer ao Museu 10 suportes para as bolas existentes e que se encontram em exposição. Disse que vai satisfazer o nosso pedido.
8.Dado estarmos a aguardar contacto da Associação Portuguesa de Museologia, para sabermos quais as condições de admissibilidade do Museu da AFL, deixei mensagem nesse sentido.
9.O Dr. Nuno Lobo esteve connosco.
10.O sr. Arquiteto António Henriques deu conta, através de correio eletrónico, que ainda tem outros documentos para oferecer à AFL. Também enviou uma pequena retificação ao texto da reportagem que já fiz seguir para o sr. Vítor Badalinho para proceder em conformidade.
11.Saí às 17H00.

07.01.2015-Quarta
1.Entrei às 08H00.
2.Respondi em conformidade ao Dr. Nuno Pessoa Barradas, da página Wiki Sporting, que sugere quando pode vir fotografar o livro “Meio Século de Futebol, 1888/1938", de Júlio Araújo.
3.Solicitei ao sr. Vítor Badalinho a inclusão da referência aos Patronos da Taça de Honra 2014/2015, tanto no sr. Pedro Gomes, do Sporting, como do sr. José Augusto, do Benfica.
4.O Dr. Nuno Pessoa Barradas respondeu a dar conta que estará presente no Museu na próxima sexta-feira, às 09H00.
5.Enviei ao internacional José Augusto fotos e informação de que a reportagem da sua visita já está na página da AFL.
6.O diretor da AFL sr. Nuno Santos deu conta que na net está à venda o Relatório e Contas de 1958/1959, exemplar que existe na Biblioteca. Sobre o mesmo assunto falou a Dª Madalena Louro. Agradeci a ambos.
7.De harmonia com a informação do Dr. Nuno Lobo desloquei-me ao Centro Nacional de Cultura, Rua António Maria Cardoso, 68, na expectativa de contarem com o Museu da AFL para as suas iniciativas. A Drª Alexandra Prista, que não estava, vai contactar-nos.
8.Na loja da Vista Alegre, largo do Chiado, fizeram o favor de voltar a embrulhar a peça de loiça que vai ser oferecida a António da Silva Quadros, do Recreativo Águias da Musgueira, no próximo domingo numa singela homenagem da AFL, antes do jogo Alta de Lisboa-Musgueira, prometida em 1 de Maio de 2013, aquando dos cinquenta anos de existência do RAM, pelo Dr. Nuno Lobo que irá estar presente no referido desafio.
9.Na pesquisa de elementos das seleções chegou-se à época 1943/44. Também o da temporada de 1923/24, recentemente chegado à Biblioteca.
10.Vim a saber da existência na AFL de registo digitalizado do Livro “Meio Século de futebol, 1888/1938”, da autoria de Júlio de Araújo, segundo informação da Dª Madalena Louro. Vamos procurar o referido DVD que foi oferecido pelo Museu Cosme Damião.
11.Saí às 16H50.

08.01.2015-Quinta
1.Entrei às 08H35
2.Ontem, pelas 18H00, telefonou-me o Dr. Luís Lapão a dar conta que a reunião prevista para hoje, por motivos relacionados com o Museu Cosme Damião, fica adiada. Amanhã, sexta, indicará o dia e a hora para o encontro de trabalho. Entretanto, terá de ter em conta a minha ausência de Portugal de 17 a 24 de Janeiro.
3.Recebidas duas chaves da porta de vidro do segundo andar, entregues pelo diretor-executivo, sr. José Manuel Ribeiro, destinadas aos responsáveis do Museu (Diretor e Assessor).
4.Na expectativa de encontrar o registo com as imagens do livro de Júlio Araújo, falei com Jorge Pereira, Rui Melo a quem solicitei colaboração na pesquisa.
5.Falei com a Drª Rita Costa, do Museu Cosme Damião que se disponibilizou ceder novamente o CD, que estará pronto amanhã.
6.Por correio eletrónico inquiri o sr. Luís Figueiredo, do Departamento de Marca e Comunicação da Câmara Municipal de Lisboa, sobre o livro do mestre Joaquim Campos, dado que, até agora, não foi contactado. Recorde-se que foi a Drª Sónia Paixão, responsável pelo Departamento de Desporto da CML, que, em 6 de Setembro de 2014, no decorrer da festa de homenagem ao Decano da arbitragem portuguesa, que prometeu a feitura do referido livro de memórias.
7.A Drª Alexandra Prista, do Centro Nacional de Cultura, respondendo à nossa solicitação, virá visitar o Museu na próxima terça-feira, dia 13, depois das 14 horas.
8.Continuou-se a proceder à pesquisa dos jogos das seleções da Associação de Futebol de Lisboa. Vamos em 1956/1957.
9.Saí às 17H00.

09.01.2015-Sexta
1.Entrei às 08H35.
2.Enviei ao Dr. Nuno Lobo o alinhamento da cerimónia de homenagem da AFL a António da Silva Quadros, marcada para o próximo domingo, dia 11, às 15H00, no Complexo Desportivo do Alto do Lumiar, assim como o currículo do consagrado.
3.Dominik Petermann, responsável pelo Departamento de Documentação da FIFA, fez o favor de enviar os documentos solicitados.
4.O sr. Guilherme Henriques trouxe do Museu Cosme Damião (Drª Rita Costa) o CD com as imagens do livro “Meio Século de Futebol, 1888/1938” de Júlio de Araújo. Já agradecemos à Drª Rita Costa.
5.Solicitei ao Dr. Nuno Lobo que se entregasse diploma de agradecimento a António da Silva Quadros. Foi aprovado e vai ser entregue no próximo domingo.
6.Duplicou-se e ordenou-se os Boletins e Comunicados oficiais da FIFA, de 1905 a 1940.
7.O sr. Diogo Gomes da firma que irá proceder à digitalização das bobinas de microfilmes, sugere reunir na próxima semana para acertar os pormenores.
8.Informei o Dr. Nuno Barradas, da Wiki Sporting, que as imagens do livro “Cinco Séculos de Futebol” já se encontram disponíveis. Na próxima semana acordará o dia que virá visitar o Museu e tratar da recolha do registo.
9.Continua-se a aguardar notícias do Dr. Luís Lapão.
10.Saí às 17H00.

10.01.2015-Sábado
1.Ontem, por volta das 21H00, telefonou-me a Dª Maria do Carmo, viúva do sr. Jorge Vieira, sobrinho daquele que foi o capitão da seleção portuguesa nos Jogos Olímpicos de 1928 e com o mesmo nome, a dar conta que tem documentos daquela altura que cederá ao Museu da AFL.

11.01.2015-Domingo
1.Das 14H00 às 17H30 estive envolvido na festa de homenagem da AFL ao sr. António da Silva Quadros, presidente do Recreativo Águias da Musgueira, que se realizou no Complexo Desportivo Alto do Lumiar, antes do jogo Musgueira-Alta de Lisboa. Sem custos para a AFL.
2.A Associação de Futebol de Lisboa esteve representada pelo presidente da MAG, Engº Carlos Teixeira, Dr. Nuno Lobo e José Rodrigues, respetivamente presidente e vogal da direção, o presidente do Conselho de Arbitragem e por mim.
3.No local contactei pessoalmente a Drª Sónia Paixão a dar conta que o almoço-convívio com o Mestre Joaquim Campos foi há quatro meses e que o sr. Luís Figueiredo veio ter comigo há dois meses e que nada foi avançado quanto à recolha de dados junto do Decano da Arbitragem portuguesa para o prometido livro de memórias, o qual, com os seus 90 anos de idade, está a passar um período de saúde muito frágil.
4.Falei, ainda, com o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Dr. Pedro Delgado Alves divulgando o Museu da AFL na esperança de promover a visita dos seus fregueses.
5.Enviei para o sr. Vítor Badalinho texto e imagens desta cerimónia.
6.Solicitei ao sr. Dominik Petermann, responsável pelo Departamento de Comunicação da FIFA, se existe documentação oficial emitida entre os períodos de 1905 a 1924 e de 1940 a 1950, necessária à confirmação dos nomes dos árbitros internacionais portugueses.

12.01.2015-Segunda
1.Entrei às 08H25.
2.Esteve presente o sr. Diogo Gomes, da firma Scan System, a quem foi adjudicada a digitalização das 43 bobinas de microfilmes com Relatórios e Contas, fichas de jogadores, pelo valor de 651,90 (seiscentos e cinquenta e um euros e noventa cêntimos), importância orçada para 41 bobinas. Levou as 43 caixas para fazer o trabalho.
3.Recebida comunicação do sr. Dr. Nuno Barradas com os elementos identificadores necessários para facultarmos os dados solicitados. A visita ao Museu está prevista para amanhã, às 14H00.
4.O árbitro internacional jubilado lisboeta Jorge Coroado informou que pretende visitar o Museu e oferecer uma das suas camisolas que usou enquanto em atividade. Foi informado em conformidade.
5.Estive na abertura do Curso de Treinadores de Futebol (II nível), onde recolhi opiniões e obtive imagens para a reportagem a divulgar na página da AFL.
6.Saí às 20H30. Sem custos para a AFL

13.01.2015-Terça
1.Entrei às 08H00
2.Enviei ao sr. Vítor Badalinho texto e imagens da cerimónia de abertura do Curso de Treinadores que ontem se verificou.
3.Visitou o Museu o Dr. Nuno Pessoa Barradas da Wiki Sporting.
4.A Drª Alexandra Prista, do Centro Nacional de Cultura visitou o Museu.
5.Continuamos a tratar da pesquisa dos elementos das seleções da AFL. Vamos na época 1959/1960.
6.O sr. Ali Khalil procurou informações sobre os Estatutos da AFL que lhe transmiti.
7.Enviei texto e imagens ao sr. Vítor Badalinho das duas visitas ao Museu.
8.Saí às 17H00.

14.01.2015-Quarta
1.Entrei às 08H25.
2.Ontem recebi mensagem eletrónica da Drª Inês Mata, do Museu Cosme Damião, do Sport Lisboa e Benfica, a dar nota que vai avançar com o processo iniciado há 1 ano (restauração da original Taça de Honra da AFL).
3.Reenviei ao sr. Vítor Badalinho as fotos que diz não ter recebido.
4.Comuniquei ao Dr. Nuno Pessoa Barradas, do Wiki Sporting, que a reportagem da sua visita ao Museu já está na página da AFL, assim como lhe enviei as restantes imagens obtidas ontem e a lista dos documentos que a FIFA me remeteu. Acusou a receção e agradeceu.
5.Procedi, do mesmo modo, para com a Drª Alexandra Prista, que também agradeceu.

6.O sr. António Nazareth Falcão, do Clube Internacional de Futebol, pretende encetar contactos com a AFL pela informação e documentos que possui, que julga ser interessantes para o Museu, caso do Historial do seu clube, até 1927, cuja autoria é de Manuel da Cunha Pereira.
7.Inquiri o sr. Jorge Pereira, responsável pela área de informática da AFL, quanto à página da Associação de Futebol de Lisboa, na rubrica os clubes em prova, não estar atualizada. Diz que é uma questão do servidor (PT).
8.A recolha de elementos dos Relatórios e Contas sobre as seleções lisboetas atingiu a época 1960/1961.
9.Saí às 17H00.

15.01.2015-Quinta
1.Entrei às 08H30.
2.Visitou o Museu sr. João Pedro, do Clube de Futebol de Santa Iria.
3.Continuamos à procura de elementos das seleções de Lisboa. Estamos em 1964/1965.
4.Preparou-se as janelas do Museu e da sala da direção para receber a faixa que publicitará a Associação de Futebol de Lisboa para o exterior do edifício.
5.Saí às 17H00.

16.01.2015-Sexta
Alberto Helder ausente em Cabo Verde.
1.A pedido do sr. Carlos Peres (AFL), o sr. Guilherme Henriques pesquisou informação referente às seleções de 1981 a 1984 e entregou-lhe os referidos elementos.
2.Iniciou a identificação das fotos do livro dos “100 anos”, editado pela AFL.
3.A faixa referida no dia anterior ainda não foi colocada.

17.01.2015-Sábado

18.01.2015-Domingo

19.01.2015-Segunda
Alberto Helder ausente.
1.O sr. Guilherme Henriques terminou o trabalho sobre a identificação das imagens do livro da AFL.
2.Também iniciou a arrumação de livros na Biblioteca da AFL, separando-os por categorias, onde encontrou 2 bobinas de microfilmes com Relatórios e Contas referentes ao período de 1910 a 1991. Note-se que existem faltas de documentos neste registo magnético.
3.Recebidos do Dr. Nuno Lobo os seguintes três troféus:
3.1-um objeto de vidro da Associação de Futebol de Leiria.
3.2-placa da Associação de Futebol do Algarve alusiva ao Torneio Interassociações de Futsal Sub 19 Masculinos (20.12.2014).
3.3-bandeja prateada da Associação de Futebol da Guarda, referente ao Torneio Interassociações Futsal “Sub 19”, Martingança, 26, 27 e 28 Dez, 2014.

20.01.2015-Terça
Alberto Helder ausente
1.O sr. Guilherme Henriques continuou o trabalho na biblioteca.
2.Respondeu a duas mensagens que chegaram por correio eletrónico.

21.01.2015-Quarta
Alberto Helder ausente
1.Numa ação técnica com a presença dos árbitros da Associação Regional da Ilha do Sal (Cabo Verde), do seu presidente, Fernando Semedo e do presidente da direção da Associação Regional, Albino Lopes realizada no auditório da Biblioteca Municipal de Espargos (Ilha do Sal), convidei todos os presentes a visitarem o Museu da centenária Associação de Futebol de Lisboa, quando viajarem até Portugal.
2.O sr. Guilherme Henriques continuou o trabalho na biblioteca separando os livros do sector de arbitragem em espaço próprio.

22.01.2015-Quinta
Alberto Helder ausente
1.Na biblioteca foi criado espaço especial para os livros de clubes e da Federação Portuguesa de Futebol.

23.01.2015-Sexta
Alberto Helder ausente
1.O sr. Guilherme Henriques continuou o seu trabalho na biblioteca.

24.01.2015-Sábado

25.01.2015-Domingo

26.01.2015-Segunda
1.Entrei às 08H35
2.Recebida comunicação da Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Loures a agradecer as atenções recebidas pela comitiva que visitou o Museu em 17 de Dezembro de 2014.
3.Depois de acentuada discussão sobre os preços apresentados na proposta da firma Scan System, procurando defender os superiores interesses da AFL, comunicou-se ao sr. Diogo Gomes, para avançar com o trabalho de passar as imagens dos microfilmes para Disco Externo, cujo custo final ficará em 917,70 (novecentos e dezassete euros e setenta cêntimos), verificando-se, assim, uma poupança de € 599,85 para o que foi orçamentado e aprovado pela AFL.
4.Solicitou-se novamente ao diretor-executivo da AFL, sr. José Ribeiro, que promova a entrega de cartões de visita ao sr. Guilherme Henriques, Assessor do Museu, assim como o cartão identificativo da FPF, já pedidos em 31 de dezembro de 2014.
5.O sr. João Filipe Coelho solicita informação quanto aos campeonatos de Iniciados e Juvenis da época 1972/1973, sendo prontamente atendido.
6.Pediu-se novamente ao sr. Carlos Alexandre Peres (funcionário da AFL) para possibilitar a amostragem dos objetos que tem à sua guarda no arquivo da AFL e que pertencem ao Museu da AFL a fim de se proceder à sua inventariação. Diz que é possível resolver a situação nesta semana.
7.Contactei o Dr. António Nazareth Falcão, do Clube Internacional de Futebol, a dar-lhe conta que já estou disponível para o receber no Museu ou ir ter com ele para falarmos da história do seu clube, o CIF.
8.Saí às 16H55.

27.01.2015-Terça
1.Entrei às 08H30.
2.Falei com a Drª Elsa Pinto, do Montepio sobre a visita dos associados da instituição bancária ao Museu da AFL, marcado para o dia 11 de Março de 2015.
3.Os Drs. Nuno Lobo e Vítor Filipe saudaram os responsáveis do Museu.
4.Satisfez-se o pedido do sr. João Filipe Coelho, sobre elementos do Campeonato Distrital de Iniciados, I e II divisões, da época 1985/1986.
5.O sr. Diogo Gomes, da Scansystem, solicitou dados da AFL para constarem na fatura referente ao trabalho encomendado (bobinas microfilmes).
6.Voltou-se a pesquisar os dados para as seleções lisboetas. Está-se na época 1965/1966.
7.A seu pedido seguiu pin e esferográfica para o sr. Deni Spiranec, morador em Virovitica, Croácia.
8.Visitou o Museu o historiador brasileiro Luís Ferreira, de São Paulo, que se prontificou em fazer pesquisa no Brasil da existência do pergaminho que foi levado pela primeira representação da AFL e entregue ao Botafogo, isto em 1913, assim como do segundo volume da obra de Júlio de Araújo “Meio Século de Futebol, 1888/1938”.
9.Saí às 17H10

28.01.2015-Quarta
1.Entrei às 08H15
2.Ontem contactei o Dr. Jorge Máximo, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa que me disse estar bem encaminhado o processo da atribuição de Medalha Municipal à centenária Associação de Futebol de Lisboa.
3.O árbitro Jubilado internacional lisboeta Jorge Emanuel Monteiro Coroado vem visitar o Museu amanhã, dia 29, pelas 14H30. Será também recebido pelo Dr. Nuno Lobo.
4.O sr. Diogo Gomes, da firma Scansystem, entregou o trabalho encomendado (digitalização das 43 bobinas de microfilmes com Relatórios e Contas e as fichas de jogadores desde 1910 a 1992, num total de 215.299 fotogramas), num disco externo de 500 GB, que foi testado e está conforme o pedido. Também entregou a correspondente fatura, de € 917,70 (novecentos e dezassete euros e setenta cêntimos), que vai ser entregue na tesouraria, depois de se recolher a assinatura do Dr. Nuno Lobo, que autorizou a encomenda
5.Na sequência do trabalho referido anteriormente solicitou-se ao sr. Jorge Pereira, responsável pela área de informática da AFL, que apresente solução para preservar e salvaguardar reste importante espólio da AFL, procedendo-se a execução do número de cópias necessárias para o efeito.
6.Na atualização dos emblemas dos clubes filiados em prova na presente época ainda falta colocar seis insígnias.
7.Saí às 16H55

29.01.2015-Quinta
1. Entrei às 08H20.
2.Ontem, por volta das 19H30, recebi telefonema do sr. Cândido Pedro da Silva Tavares, filho do saudoso Cândido Coelho Tavares, camarada de armas de 1965, que diz ir oferecer ao Museu da AFL alguns números da Revista Stadium, do ano de 1934 e seguintes, assim como um sabre que pertenceu a seu pai, mestre de esgrima.
3.Encontrei em cima da minha secretária o seguinte material promocional da AFL: 10 galhardetes pequenos, estampados, 4 bases de metal cromado, 2 galhardetes pequenos de plástico, 1 emblema de plástico para árbitro, 1 porta-chaves de plástico e um pin (registe-se que tudo tem o emblema anterior da AFL). Este material foi entregue pelo sr. Paulo Oliveira, do Departamento de Organizações da AFL.
4.Fui ao Conselho de Arbitragem da AFL (rua dos Fanqueiros) buscar o processo de Jorge Coroado, para recolha de dados para a reportagem da sua visita.
5.Enviamos para o sr. Jorge Pereira, da AFL, os três emblemas que diz estarem em falta na atualização da página da AFL.
6.O sr. Jorge Coroado, árbitro jubilado internacional lisboeta, visitou o Museu da AFL.
7.O trabalho relacionado com a pesquisa de nomes de jogadores que representaram as seleções da AFL continuou e foi atingida a época 1968/1969.
8.Saí às 16H55.

30.01.2015-Sexta
1.Entrei às 08H15.
2.Encontrei em cima da minha secretária um cachecol do Grupo Desportivo Estoril Praia, oferecido pelo seu presidente, sr. Alexandre Faria ao Museu da AFL.
3.Ontem, das 17H30 às 19H00 estive na cerimónia da entrega das insígnias FIFA 2015 aos árbitros portugueses, na FPF, tendo obtido imagens daqueles que receberam o emblema pela primeira vez e que representam a centenária Associação de Futebol de Lisboa.
4.A FIFA respondeu ao pedido que se formulou, enviando documentação oficial entre 1904 e 1950.
 5.O sr. Paulo Oliveira, do Departamento de Organizações da AFL, ofereceu ao Museu o cachecol da Juventude Horta Nova Futebol Clube.
6.Enviado texto e imagens ao sr. Vítor Badalinho da visita de Jorge Coroado ao Museu.
7.Fui devolver ao CA da AFL o processo do sr. Jorge Coroado.
8.A menina Matilda, de nacionalidade sueca, visitou o Museu, com a colaboração do sr. Rui Melo que serviu de intérprete.
9.Voltei a convidar a Formadora de Arbitragem de Futsal, Ana Ribeiro, a visitar o Museu.
10.Procedemos à identificação dos documentos recebidos da FIFA, classificando-os por data, assunto, número de folhas e demais informação.
11.O sr. António Ribeiro, estudante, veio recolher informações para o trabalho que está a elaborar sobre os clubes que deram origem ao Clube Oriental de Lisboa. Foi-lhe remetida lista com a indicação de que as três agremiações que estiveram na origem do COL, foram: Marvilense Futebol Clube, Grupo Desportivo “Os Fósforos” e Chelas Futebol Clube.
12.Saí às 17H00.

31.01.2015-Sábado

Sem comentários: