Hoje, as Companhias de Polícia Militar 1752 e 1753, que cumpriram a sua grata e honrosa missão na então província ultramarina de Moçambique, mobilizadas durante 802 dias, de 3 de agosto de 1967 a 12 de outubro de 1969, comemoraram precisamente o cinquentenário do regresso à sua terra natal!
Este encontro juntou mais de 130 convivas, entre lanceiros, familiares e amigos, no Regimento de Lanceiros 2, na Amadora, onde decorreu a cerimónia protocolar militar junto do Memorial e se escutou os nomes de todos aqueles que já partiram e deixaram imensas saudades, seguindo-se o descerramento de placa alusiva è efeméride, a celebração de missa, na capela do quartel e, por fim, a visita ao núcleo museológico, muito apreciada pelo seu simbolismo.
Já no restaurante, perto de Lisboa, viu-se o entusiasmo e a solidariedade existentes entre os elementos das duas CPM, numa irmandade que se destaca pelo companheirismo, amizade e respeito.
Foi, para mim, um privilégio ter respondido ao honroso convite pois senti-me muito bem, conheci novos camaradas de armas e, para mais, encontrei um amigo de longa data, que saudei efusivamente, o Dr. Domingos Gomes (Alferes na CPM 1753), o qual, como Presidente da Associação dos Médicos do Futebol tinha intervenções de excelência nas assembleias gerais da FPF, quando por lá andávamos.
1 comentário:
Há aniversários que permitem o reencontro de amigos, e camaradas com quem se partilharam vivências de que nos orgulhamos e pretendemos manter, apesar de distância geográfica ou temporal. É também a oportunidade de concretizar "venham mais cinco". É sempre bem-vindo. Gratos pela sua presença.José Sousa
Enviar um comentário