terça-feira, 1 de outubro de 2019

RECORDAR 13 DE JANEIRO DE 1952...

Naquele dia, há 67 anos, com perto de 10 anos de idade, assisti, no Estádio das Salésias, propriedade do Clube de Futebol “Os Belenenses”, ao jogo de futebol entre as equipas de honra do clube da casa e a do Grupo Desportivo Estoril Praia, então clube da minha simpatia, isto porque alinhava um jogador de nome Alberto (Ferreira de Jesus), logo uma associação de simpatia e envolvimento pela personalidade e pelo clube.
(O estilo inconfundível do senhor Manuel Andrade, meu ídolo. O guarda-redes é o senhor Bastos, do Sport Lisboa e Benfica)
Entretanto, para que a deslocação até Belém viesse a concretizar-se, dado que a minha família morava na rua Cecílio de Sousa, ao Bairro Alto (Lisboa), e, como adepto do Estoril Praia, tive o convite para ir ver esse jogo com um vizinho que também gostava do clube da linha. E assim aconteceu. O resultado final foi 1-1, e o jogador Manuel Andrade marcou pelos “canarinhos”, aos 59 minutos. Lembro-me de, para além da vedação do peão, ter dado muitos pulos de contente e a gritar de satisfação, celebrando o golo do Estoril, o primeiro da partida, mas, pela minha maneira efusiva dos festejos, estava sujeito a seu “contemplado” com um tabefe por parte dalgum espetador afeto ao Belenenses, o qual viria a empatar aos 88 minutos, por André.

(O meu ídolo na atualidade)
Neste jogo o ilustre e saudoso mestre Joaquim Campos fez a sua estreia a dirigir jogos da primeira divisão, tendo sido hoje enaltecido o seu carácter, a sua personalidade, o seu exemplo de homem sério, acreditado e credenciado a todos os níveis.
(O senhor Manuel Andrade, meu ídolo, à conversa com o Dr. João Rocha)
Então, graças ao Dr. João Rocha, ilustre amigo e Vogal da direção do Grupo Desportivo Estoril Praia foi possível, hoje, reunirmo-nos na sede do clube, à Amoreira (Estoril) com aquele que foi, naquele dia, o meu herói!
(Dr. João Rocha)
Manuel Basílio Ferreira Andrade, nasceu no Funchal, no dia 23 de maio de 1927, e tem a bonita idade de 92 anos. Pessoa de trato fácil e muito acessível nas coisas desportivas que a si dizem respeito. Contou episódios da sua longa vida desportiva (iniciou-se como júnior no Clube de Futebol Os Belenenses, onde, como sénior, foi campeão nacional na época 1945/1946, onde esteve até 1947/48, marcando 25 golos em 31 partidas; passou meteoricamente pelo Sporting Clube de Portugal (1948/1949); e acabou a sua fantástica atividade no Grupo Desportivo Estoril Praia, iniciada em 1950/51 até 1954/1955, tendo, nas épocas 1950/1951 a 1952/1953, obtido 17 golos em 54 encontros.
(Eu, o meu ídolo, senhor Victor Neves e o Dr. João Rocha)
E assim se passou uma parte de uma boa tarde, entre amigos a lembrar tempos idos, com as suas particularidades históricas!
(O meu ídolo e eu)
Agradeço as atenções recebidas não só do senhor Manuel Andrade, que se disponibilizou para ouvir esta história, como ao Vice-Presidente da Direção do Estoril, senhor Victor Neves, e a João Rocha, que souberam receber-me de forma superior, ao ponto de me brindarem com valiosas lembranças do Estoril Praia!
(Eu e o senhor Victor Neves)
A todos o meu sentido bem-haja!
Esta minha foto, tirada aos 10 anos de idade, mostra que na lapela do casaco está o emblema do Estoril Praia!

1 comentário:

Duarte disse...

São estas memórias que nos ajudam a viver o tempo presente.
Continue, caro Amigo, porque o seu voluntarismo
consegue iluminar os dias mais escuros.
Um Abraço.
Artur Ferreira