quarta-feira, 28 de abril de 2010

FIFA REFEREEING – DESDE 1950/51!

No passado mês de Março, mais concretamente no dia do meu aniversário, fui recebedor da FIFA de uma grande prenda, que jamais idealizava concretizar-se. Nestas coisas de historiar seja o que for é sempre conveniente ir à fonte, ou seja, ao fundo da questão. E assim aconteceu quando solicitei à entidade que superintende na arbitragem mundial se poderia habilitar-me com dados concretos sobre os Árbitros internacionais desde sempre. Acertei mesmo, mesmo no centro do alvo, quando o apelo foi recebido e atendido na íntegra por DOMINIK PETERMANN, responsável do Departamento de Comunicações e Assuntos Públicos, que me agradeceu o interesse pela causa, mas quem estou imensa e eternamente grato pelo seu empenho, disponibilidade, eficiência, dinâmica e, principalmente, profissionalismo. Fez o favor de me enviar 54 (!) livros, ou sejam, listas anuais e suplementos sobre o tema e dos primeiros anos, que não houve publicação, enviou um CD com as informações que eu necessitava… Um espanto! Enfim, valeu a pena esperar por tão boas e importantes notícias…

De posse de tamanha e preciosa informação (até 2009), não fiquei parado, aliás contactei quase de imediato os meus bons amigos brasileiros Sérgio Corrêa da Silva (presidente da Comissão de Arbitragem da CBF-Confederação Brasileira de Futebol e Christian Ducharme (responsável pelo sítio http://www.cartaovermelho.esp.br/ ) aos quais facilitei lista pormenorizada dos Árbitros internacionais do Brasil, com a curiosidade de Sérgio Corrêa ter feito um trabalho ciclópico ao procurar nos seus arquivos os dados que eu já lhe tinha pedido anteriormente e enviou-me os possíveis dos portugueses. Houve uma agradável coincidência… Também fiz chegar ao meu bom amigo César de La Prida (http://www.pitido-inicial.blogspot.com/) a lista com os Árbitros FIFA de Espanha e ao World Referee.com, a quem tenho oferecido imenso material, incluindo centenas de fotos.Todos eles manifestaram natural regozijo pelo trabalho, mas mais não fiz do que a minha obrigação perante estudiosos que desde sempre se interessaram pela história da arbitragem dos seus países e mundial. Já procedi à elaboração das listas dos restantes países lusófonos e espero, dentro em breve, agir da mesma forma com os meus bons amigos africanos e asiáticos.
Já agora, direi a todo os historiadores mundiais da arbitragem do futebol que estou disponível a quem me queira solicitar os elementos das 222 nações registadas nos documentos, actuais ou inexistentes, e das 42.507 citações de nomes que constam nos anuários. É só pedir…

5 comentários:

Anónimo disse...

Como é obvio, sendo eu o seu maior seguidor, teremos de falar sobre a possibilidade de me facultar tais dados.
Se não for antes, devemos ver-nos no Algarve!
Já agora, também tem as listagens de Futsal?
GRANDE ABRAÇO. ROMEU AFONSO

César disse...

De Espanha, obrigado por tudo, Dom Alberto.

O que você tem é um tesouro, e decidiu compartilhar com todos nós. Existe apenas uma frase para descrever: você é um homem bom.

Cesar de la Prida.

Anónimo disse...

Boa Noite,
Haveria Possibilidade de me enviar os dados referentes aos paises Sulamericanos.
Atenciosamente
Raimundo N. Silva Nascimento

ALBERTO HELDER disse...

Caro Raimundo Nascimento
Grato pelo seu contacto. Gostaria de saber o seu nome completo e qual o país e cidade onde se encontra.
Quanto ao seu pedido direi que vai ser satisfeito dentro da disponibilidade que possa ter futuramente.
Pois a busca incide, como sabe, sobre dez países e digitalizar 60 anos de história de cada um deles...
Saudações
Alberto Helder

RAIMUNDO NASCIMENTO disse...

Boa Noite,
Caro amigo, recebi o primeiro trabalho. Não se preocupe que este valioso arquivo jamais será usado para fins lucrativo. Lembro ao nobre amigo que a primeira que fiz contato consigo foi no dia 17 de Setembro de 2008 (informo ao nobre colega, que a quase um ano acesso o seu Blog todos os dia para acompanhar as noticias sobre arbitragem Nacional, Distrital e Internacional. Em 2009 acompanhei a sua vinda a Teresina, mas por motivos profissionais não deu para lhe falar, pois tinha a intenção de conhecê-lo pessoalmente. A minha cidade não fica distante de nossa Capital, cerca de (160 kms ao norte do Estado).
Em anexo estou enviando para você relação dos Árbitros e Árbitras portugueses da época 2009-2010 com suas respectivas equipes, sendo que ficaram algumas incompletas, devido a difícil falta de informação.
Atenciosamente
Raimundo Nascimento