sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FERNANDO VALÉRIO, FINALMENTE DISTINGUIDO!


Por vezes o merecido reconhecimento aparece, apesar de tardiamente…
O Árbitro jubilado internacional Fernando da Silva Valério, nascido em Setúbal, na Freguesia de Santa Maria da Graça, no dia 29 de Setembro de 1913, vindo a falecer em 9 de Agosto de 1983, ou seja há 31 anos.
-JOGADOR-
Foi, agora, distinguido, a título póstumo, pela Câmara Municipal de Setúbal, conforme decisão de 6 de Agosto de 2014, com a atribuição da Medalha de Honra da Cidade, grau ouro (na imagem), pelo muito que fez não só em prol do futebol (especialmente no sector de arbitragem), como pela comunidade.
-SÃO REMO
Fernando Valério, depois de ter sido jogador de futebol na União Comércio e Industria de Setúbal e no Lusitano Ginásio Clube, de Évora, quando esteve destacado profissionalmente, ingressou na arbitragem no final da década de 1940, tendo atingido o topo da carreira.
-SÃO REMO-
Entre tantos jogos em que participou, fez parte da equipa de arbitragem que dirigiu a final da 13ª Taça de Portugal, em 28 de Junho de 1953, como Árbitro Assistente, função igualmente desempenhada pelo seu colega José Trindade.
~SÃO REMO-
O encontro verificou-se entre as equipas do Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto, ganho pelos lisboetas por 5-0.
-SÃO REMO-
Também teve a honra de ter sido nomeado para dirigir o jogo da reinauguração do Estádio dos Barreiros (Funchal), em 5 de Maio de 1957, entre as selecções da Madeira e de Portugal, equipa B, tendo esta ganho a partida por 5-2. O monumental festival foi presenciado por 12.000 espectadores!
-SÃO REMO-
O Árbitro da partida foi Evaristo Santos, curiosamente avô materno do treinador português José Mário dos Santos Mourinho, actualmente no Chelsea Football Club.
-TAÇA DE PORTUGAL-
A sua actuação como Árbitro na primeira divisão nacional, representando sempre o seu Conselho de Arbitragem, o de Setúbal, verificou-se entre 4 de Outubro de 1953 a 9 de Novembro de 1958!
-TAÇA DE PORTUGAL-
A sua inclusão na lista dos Árbitros portugueses FIFA verificou-se em 1955/56, tendo o 21 como registo, numa lista de 85, o número de internacionais portugueses desde 1915!
-TAÇA DE PORTUGAL-
Esteve em São Remo num curso de actualização organizado pela UEFA, com Filipe Gameiro Pereira, excelso dirigente da arbitragem portuguesa e membro da tutela internacional, a FIFA!
-ESTÁDIO DOS BARREIROS, 1957-
Graças ao seu nobre carácter teve tempo ainda para se dedicar a tantas causas de elevado sentido solidário e humanitário, bem como dirigindo a Associação Instrutiva Beneficência Familiar, da sua cidade natal.
-ESTÁDIO DOS BARREIROS, 1957-
Fundou uma escola de jogadores, donde saíram grandes ídolos, como Jaime Graça (Vitória e Benfica), um dos “magriços” que fizeram furor no Mundial de 1966, com a camisola da selecção de Portugal.
Também exerceu a função de director de campo do Vitória Futebol Clube.
Entretanto, perante esta merecidíssima homenagem que o Município lhe prestou, entendo não ser difícil que a Câmara dedique o respeitável e credenciado nome de Fernando Valério a uma das artérias da cidade, perpetuando, assim, a reputação de um cidadão que viveu para a servir!
Esperamos que as forças vivas do Concelho da Cidade de Setúbal, especialmente a Associação de Futebol, o Conselho de Arbitragem, o Núcleo de Árbitros, entre outras, assumam essa iniciativa e, em conjunto, elaborem a correspondente proposta e façam chegar a boas mãos, isto é, no sítio certo e com a rapidez requerida.
Mais se adianta que foi o seu filho, o senhor José Manuel Costa Valério que recebeu a condecoração, assim como me facilitou algumas imagens aqui reproduzidas, atenção que muito agradeço.













Sem comentários: