sábado, 1 de setembro de 2007


A ACREDITAR é uma organização particular de solidariedade social que visa acompanhar e defender os direitos dos jovens que, infelizmente, são atingidos por esta doença.

A razão da sua existência deve-se a um grupo de pais que sentiram necessidade de criar uma instituição que promovesse objectivos próprios para as crianças doentes tivessem as mesmas oportunidades, não só de sobrevivência, mas também de conquistar a saúde psicológica e física e crescerem tornando-se adultos de pleno direito. A sua fundação verificou-se em 1993.

Os princípios foram alcançados e, para atender todos os que procuram os seus préstimos, existem representações em Lisboa, Porto, Coimbra e Madeira. Na Capital e no Funchal, as instalações próprias já respondem às necessidades de acolhimento adequado aos utentes dos serviços de oncologia pediátrica, onde, longe de sua casa, encontram dignidade, conforto e afecto. Segue-se a construção da casa de Coimbra.

Graças a múltiplos apoios recebidos de conceituadas entidades e personalidades muito sensíveis a esta causa, tem sido possível a concretização de programas específicos, tais como retiros, festas, passeios, estadias, quer em Portugal ou no estrangeiro. Também os benefícios fiscais, a partir de propostas de legislação presentes a quem de direito, já são uma realidade no campo de apoios familiares gerais e à criança hospitalizada, segurança social, ADSE, comparticipação nas despesas de saúde, educação especial e aquisição de viaturas. Para além de editar o boletim (semestral), tem publicado imensos livros dedicados ao cancro, mas de grande alcance pedagógico, quer para os familiares, quer para os professores das crianças.

Da minha parte dou conta que, como voluntário, colaboro desde 1998 e, entre outras actividades, acompanho as crianças a assistirem aos jogos de futebol dos principais clubes da Liga Profissional, onde, após o final de cada desafio, convivem com os seus ídolos, tiram fotos, obtêm autógrafos e, por vezes, até com eles lancham.

Esta é uma Associação credível, séria e bem gerida, logo, se quer ajudar quem ajuda, poderá fazê-lo quer através de apoio humano (voluntariado), material ou financeiro (Lei do Mecenato).

É tudo muito simples.

Basta aceder ao sítio:
www.acreditar.org.pt ou ao e-mail: acreditar@acreditar.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

é preciso acreditar

RS