sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O MAIS JOVEM ÁRBITRO DOS ÁRBITROS JOVENS


Daniel Alexandre Carmo Melo, nasceu em 7 de Novembro de 1992, na Freguesia da Brandoa (Amadora-Lisboa), e, desde os 13 anos, faz parte dos Quadros do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa, depois de ter frequentado o Curso de Candidatos, cujo Patrono foi o grande e inconfundível Vítor Correia, que já não está entre nós.

O Daniel Alexandre, até hoje já participou em mais de 50 jogos, logo, é senhor de uma experiência que irá valer-lhe quando chegar a altura de ingressar no escalão sénior. Está no 6º ano de escolaridade e vai cursar informática profissional.

Na breve conversa que mantivemos diz-nos que os seus familiares ficaram inicialmente admirados pela decisão que assumiu em pretender ser Árbitro, mas nunca deixou de receber o apoio constante e os muitos e excelentes conselhos. Como Árbitro Assistente já actuou com colegas que considera exemplares, tais como Hélio Santos, Pedro Garcia, Carlos do Carmo (seu tio), entre outros. Recorda-se que a sua estreia, foi logo um despique internacional (!) entre as equipas do Sporting e do Atlético Madrid, na categoria de juvenis. Começou bem, não há dúvida… Afirma que tem sido sempre bem recebido pelos Árbitros mais velhos e que frequenta o Núcleo da Brandoa. Não lhe custa nada levantar cedo e estar no campo uma hora antes do início do jogo. É organizado e metódico e quer, como objectivo principal, atingir o topo da carreira (ostentar a insígnia FIFA). Por fim diz que tem de melhorar a prestação nas provas físicas, o que não vai ser nada difícil face à sua constituição corporal, característica modelo para a função, direi eu. O Daniel tem um irmão, o Marco Melo, de 22 anos de idade.

A senhora sua mãe, Dª Anabela Carmo, de 43 anos de idade, profissional de Acção Educativa, diz-se orgulhosa de que o Daniel tenha escolhido ser Árbitro, pois assim também está a formar-se como homem. Acompanha o Daniel em todas as suas iniciativas, incluindo vê-lo nos jogos que dirige. Fica constrangida quando ouve impropérios despropositados num campo de futebol, mas não reage às ofensas que, por vezes, são dirigidas a seu filho. O seu irmão (Carlos do Carmo) é que incentivou o Daniel a inscrever-se no curso de candidatos, facto que, como mãe, até achou graça. Realça que todos os jovens deveriam ter uma actividade desportiva (porque não ser Árbitro?), no sentido de se desviarem de caminhos que não são os melhores para a juventude. Sente que o Daniel vai aprender muito e melhorar as suas características para ser um excelente Árbitro. O saber ouvir será uma das áreas que irá desenvolver.

O senhor seu pai, José Maria Melo, de 46 anos de idade, funcionário público, disse gostar que o Daniel seja Árbitro de Futebol e tudo tem feito para o acompanhar, como espectador atento, aos jogos para que está nomeado. Como qualquer pai interessado presta-lhe os habituais conselhos paternais e desportivos que têm sido bem aceites. Não sente que esta actividade desportiva tenha reflexos prejudiciais aos estudos do seu filho, pois, como se disse, a organização é um dos pontos fortes do Daniel, o que contribui para que não deixe de ser um bom aluno. Os pais vão ficar a aguardar o normal desenrolar da carreira, ajudando-o sempre e esperam vê-lo atingir os primeiros patamares nas diversas fases da ascensão. Igualmente, auguramos que sejam os mais altos, os mais profícuos e os mais prestigiantes e dignos.
Confiamos em ti, Daniel!...

Sem comentários: