sábado, 3 de novembro de 2007

TENENTE-CORONEL JACINTO MONTEZO, HOJE É ANIVERSARIANTE
















Este meu Bom Amigo, cujas qualidades humanas são um símbolo para todos nós, comemora hoje mais um aniversário natalício e aqui estou a saudá-lo com um forte e fraterno abraço de muita estima, consideração e respeito, extensivo, naturalmente, a seus familiares e amigos, desejando-lhes que passem um dia formidável e inesquecível.

Na sua vida profissional Jacinto Coito Abrantes Montezo, de seu nome completo, é o Maestro e responsável pela Banda de Música da Guarda Nacional Republicana que com os seus 125 instrumentistas é uma das mais conceituadas e antigas de Portugal. A data da sua criação remonta a 4 de Janeiro de 1838, segundo Decreto assinado pela D. Maria II.

Curiosamente a nossa amizade começou em Maio de 2005, no Luxemburgo, quando acedi ao convite do Comendador José Trindade (ver notícia do dia 24 de Agosto), para a comemoração dos 25 anos do CASA-Centro de Apoio Social e Associativo e, aí, tive o privilégio de conhecer Jacinto Montezo e os elementos do Coral da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela, constituído por gente simplesmente estupenda, carinhosa e solidária. Um espanto! Bem-hajam por me terem recebido no vosso excepcional grupo.

Entretanto, graças ao sítio Bandas Musicais, tenho a honra de divulgar o seu longo, brilhante e inigualável currículo. Se não vejamos:

Nasceu em Santo Amador – Moura em Novembro de 1957. Começou a estudar música aos 10 anos de idade na Sociedade Musical 5 de Outubro em Paio Pires tendo passado, como executante, por diversas bandas civis.Aos 18 anos ingressa na Banda de Música da Guarda Nacional Republicana. Frequentou o Conservatório Nacional, em Lisboa, onde cursou acústica, história da música, composição, trombone, cravo, educação musical e música de câmara.Em 1978 obteve uma bolsa de estudo da Jeunesse Musicale para se deslocar a Siedlece, na Polónia, onde trabalhou com maestros de nomeada como Ernest Maes. Frequentou, já em Portugal, o curso de música de câmara do professor Italiano Franco Pezullo.Em 1981 foi apurado no exame para a orquestra mundial não tendo prosseguido por razões de saúde.Embora estude direcção de orquestra desde 1978, só a partir de 1982 se dedicou à regência tendo dirigido, entre outras, as bandas de: Palmela (Loureiros), Alenquer, Lapa, Carris, Pinhal Novo e a banda e coral da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela. Fez parte de diversos grupos de música ligeira e trabalhou com as orquestras da RDP, Teatro Nacional de S. Carlos e Ligeira do Seixal (da qual foi um dos fundadores).Em 1986 deslocou-se a Londres como responsável pela preparação artística da Charanga do Regimento de Cavalaria da GNR. Participou em Festivais Militares em Mons (Bélgica) em 1980, e em Modena (Itália) em 1995.Em 1996, a convite da Polícia de Basileia e do Consulado Geral de Portugal em Zurique dirigiu um concerto no Casino de Basileia integrado no 5º Festival Internacional de Bandas de Polícia.
Em 1997 é maestro convidado para dirigir a Harmonie Grand Ducale, num concerto de homenagem à música Portuguesa, na cidade do Luxemburgo. Em 1998 dirige três Concertos nas cidades de Differdange, Luxembourg e Vianden, no Luxemburgo, a convite da Embaixada de Portugal e das entidades Luxemburguesas.Em 2003 é galardoado com o grau de cavaleiro da Ordem Europeia do Mérito Musical e agraciado com a medalha de mérito Cultural da Câmara Municipal do Seixal.É membro da IMMS, “INTERNATIONAL MILITARY MUSIC SOCIETY” e o representante Português na WASBE, “WORLD ASSOCIATION FOR SYMPHONIC BANDS AND ENSEMBLES” e também, desde 1998, membro do júri do Concurso Internacional de Jovens Solistas a realizar anualmente no Luxemburgo.Actualmente é Chefe da Banda da GNR tendo anteriormente chefiado esta mesma banda e prestado serviço como Adjunto da Banda do Exército. Chefiou ainda a Banda da Região Militar Sul, Banda da Zona Militar da Madeira e Orquestra Ligeira do Exército.

Simplesmente Fantástico! Piramidal!

2 comentários:

Mário disse...

EU andei na escola primária com o Jacinto e adorava entrar em contacto com ele
viviamos a 50 metros um do outro, nas Farinheiras Paio Pires
Mário José da Silva Oliveira Martins
mariomartinsprof@essp.pt

m.eugenia ferrao@gmail.com disse...

As qualidades humanas e profissionais de Jacinto Montezo são elevadas. É um homem que sabe determinar objectivos abrangentes, sabendo como unir todos em torno dos mesmos. Depois a simpatia que irradia fazem dele um homem singular!!
Maria Eugénia Gomes