sexta-feira, 16 de maio de 2008

APONTAMENTOS SOBRE A MINHA ACTIVIDADE DESPORTIVA (8)

-Aprumado, mas com o calçado a precisar de graxa...-

Já dista um pouco desde a última vez que dei a conhecer a minha contribuição para o desporto, já que foi em 23 de Fevereiro que divulguei, com saudade, o meu passado recente.

Pois bem, hoje vou dar conta da minha primeira experiência como elemento de uma equipa de arbitragem, facto que se verificou em Novembro de 1965, como se pode constatar na foto onde estou a auxiliar o Árbitro (Capitão Patrício), mais o colega bandeirinha (Alferes Antas Pinho), num dos jogos militares que se organizavam para ter as tropas sempre operacionais.
-Com o meu grande amigo Artur Hugo Vilar Rodrigues, após um jogo-

O desporto é sempre uma forma de manter a mente sã e o corpo ligeiro. Era isso que me entusiasmava no dia-a-dia em África. Actividade sempre, pese embora as carências alimentares e estruturais fossem de grande importância para a sobrevivência de cada qual. -Um jogo entre solteiro e casados. Marquei 2 golos!-

As minhas participações desportivas em São Tomé, foram feitas com imensa alegria, muita vontade e cheio de querer vencer, o que, por vezes, não era possível, pois os adversários sabiam mais ou eram muito mais fortes.

Sinto tristeza de não ter fotos das equipas onde alinhei no Sport São Tomé e Benfica, nas modalidades de hóquei em patins, futsal e ténis de mesa. Paciência, não se pode ter tudo e aqui não é o caso do Alcântara, o tal gentil e dinâmico fotógrafo santomense (ver 29 de Abril).

Quanto à arbitragem, penso que foi naquela altura que comecei a sentir algo por esta paixão que, quem passa por ela, acompanhar-nos-á sentimentalmente por todo o sempre.
Foi um ensaio gratificante que mais tarde veio a reforçar o início de uma actividade que desenvolvi a partir desta iniciativa que reporto de muito agradável.

Lá mais para a frente voltarei a este assunto.

Sem comentários: