terça-feira, 13 de maio de 2008

FRANCAMENTE…

-Joaquim Campos-

No dia a seguir ao 25 de Abril, identifiquei-me como o filiado 4587 do Partido Socialista, cuja inscrição remonta a 1975 – já recebi o diploma que me foi atribuído pelos mais de 30 anos de militância – mas isso não me obriga a ficar calado quando as coisas não correm como o desejado.
-Vanessa Fernandes-

Senão vejamos, desde Outubro de 2004 que estou empenhado em acompanhar a proposta elaborada pela APAF no sentido da Câmara Municipal de Lisboa atribuir ao Mestre Joaquim Campos – hoje com 83 anos de idade – a Medalha de Ouro ao Mérito Municipal pelo que, durante a longa, inigualável e brilhante carreira que nos brindou durante 30 anos (!) como Árbitro, representou, dignificou e prestigiou a Cidade, sempre com o emblema da respectiva Associação de Futebol.
-Nelson Évora-

Ora, a medalha foi-lhe atribuída em sessão realizada em 14 de Novembro de 2007 por unanimidade de toda a sua vereação, composta por 17 elementos, a qual é presidida por um eleito do Partido Socialista. Continuei a insistir para que a entrega da comenda se realizasse tão depressa quanto possível já que o Mestre apresentava, naquela altura, dificuldades na sua locomoção por razões de saúde.
-Naide Gomes-

Numa reunião efectuada em 12 de Dezembro de 2007 nos Paços do Concelho o assessor do Vereador do Desporto, Manuel Brito, disse que talvez em Janeiro a CML iria denominar um dia para o efeito, como a jornada do Desporto Municipal ou qualquer outra designação. Nada…
-Rui Costa-

Volta e meia vou pessoalmente aos serviços de Protocolo da Câmara Municipal na expectativa de saber novidades, mas infrutiferamente, o mesmo acontecendo com os diversos apelos que tenho feito ao Presidente da APAF, pedindo-lhe a melhor das atenções para o facto de ter sido a entidade proponente e ser parte interessada em que o assunto seja solucionado com brevidade.

O Comité Olímpico de Portugal, encarregado pela CML, através do Assessor da Presidência, José Manuel Costa, já sugeriu ao Mestre, por duas vezes, a última em 26 de Março, três datas para a entrega da medalha. Respondeu-se sempre indicando a ordem de preferência. Nada…

Já veio publicado no jornal Record, em 2 de Maio, página 7, que outros medalhados (os campeoníssimos Vanessa Fernandes, Nelson Évora e Naide Gomes), já receberam a distinção. O Mestre Joaquim Campos, nada…

Por fim, no passado domingo, dia 11 de Maio, no Estádio da Luz, o fenomenal jogador do Benfica Rui Costa – a quem a Câmara Municipal de Lisboa, atribuiu a medalha em 30 de Abril último – recebeu a mesma condecoração… Joaquim Campos, nada…

Tenho dito que o seu estado de saúde está fragilizado, razão porque até terá de ser submetido a operação na próxima 6ª feira, dia 16, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Pergunto eu: a arbitragem e o Mestre Joaquim Campos não merecem o mesmo respeito, porquê? Há alguma dúvida de que uns são filhos e outros enteados?! …

2 comentários:

Anónimo disse...

O Mestre Joaquim Campos por tudo que deu à arbitragem e ao atletismo português, já há muito que diver ter sido alvo dessa justa homenagem, mas como cá no nosso burgo, o Mestre infelizmente não chama a televisão... para poder promover o poder local...

Anónimo disse...

filhos e enteados, eterno sentido do ser portugues.
o sr Rui Costa que NADA fez (jogador mediano, interprete mediano MAS VALORIZADO e SOBREVALORIZADO por se tratar do perene perorar sebastianico do atrasadismo caboco portugues) por PORTUGAL vale mais do que o nosso Mestre Joaquim Campos, que de forma abnegada, voluntariosa e sempre INTEGRA pautou a sua existencia de Homem, Cidadão e actor desportivo.
hélas, a nossa historia faz-se de pequenas mas risiveis comédias.

Grande bem-haja Mestre Campos

Rui Santos