domingo, 26 de outubro de 2008

DANIEL SOARES - ANIVERSARIANTE

O meu bom amigo Alfredo Daniel Soares, de Vila Nova de Foz Côa, celebra hoje o seu 49º aniversário, e vai comemorá-lo em beleza com os seus mais próximos, com os seus mais queridos. -Com a esposa (Cândida) ao centro e o casal Ferreira-
Aqui expresso aquele forte abraço de amizade e consideração nesta data festiva! -Daniel Soares com um grupo de amigos-
Para quem não conheça os dotes do Daniel, aqui vai uma pequena resenha:

Funcionário da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, depois de percorrer outras dignas profissões, tais como funcionário notarial, empregado de mesa e de balcão, ajudante de motorista, empresário, empregado de escritório, fiel de armazém, servente de construção civil, bombeiro voluntário, colaborador nas publicações O Árbitro, Terras da Beira e o Fozcoense.

No âmbito da formação permanente, frequentou e obteve altas classificações nos seguintes Cursos:
Introdução à Informática. Windows 95. Informática IV. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (Internet). Qualidade I. Formação Profissional, Word Avançado. Ferramentas Informáticas-Word e Excel e Desenho assistido.
Sensibilização na Higiene e Segurança no Trabalho. Comunicação e Relação interpessoal.
Licenciamento de obras particulares loteamentos urbanos. Código do procedimento administrativo. Módulo Integrado para Fiscais Municipais de Obras Particulares. Regime Jurídico de Urbanização e Edificação.
Mediador de Seguros. Secretariado 2.

Já o currículo desportivo tem que se lhe diga, senão vejamos:

Iniciou-se na arbitragem frequentando com aproveitamento o Curso de Árbitros de Futebol de Onze em 16 de Junho de 1979, que decorreu em Vila Nova de Foz Côa, sendo o exame final na Guarda.
A sua primeira actuação (Novembro 1979), como Auxiliar, foi no jogo Pala-Manteigas, em Meda.
Na época 1981/1982, faz equipa com João Faustino e Manuel Faustino e auxilia Carlos Pedro em dois encontros do quadro de acesso à 3ª categoria nacional e na final da 2ª Divisão Distrital do campeonato egitaniense.
Arbitra a final da 2ª Divisão Distrital da época 1985/1986, entre as equipas do Pinhel e Cativelos, em Celorico da Beira.
Em Julho de 1987 colabora com a realização do Curso de Candidatos a Árbitro promovido pela Associação de Futebol da Guarda (AFG).
Em 6 de Maio de 1988, juntamente com onze colegas, participa na fundação do Núcleo de Árbitros de Futebol de Vila Nova de Foz Côa, tendo sido eleito o seu primeiro Presidente da Direcção.
Ingressa na 3ª Categoria Nacional e estreia-se, em 6 de Setembro de 1988 no desafio de jovens entre o Sporting da Covilhã e o Beira-Mar, em Tortosendo.
Nos dias 3 e 4 de Junho de 1989 frequenta o Curso de Monitor de Árbitros de Futebol, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e é-lhe atribuído o diploma de aprovação.
Participa na Semana Cultural da Meda como Árbitro de Futsal, organização do Município da Meda (Junho de 1991).
Reconhecimento da Associação de Futebol da Guarda, pelo bom trabalho desenvolvido nas áreas de formação e pela dedicação que tem demonstrado para com a arbitragem do futebol (29 de Setembro de 1991).
Na época 1991/92 arbitra a Final do Campeonato Distrital da 2ª Divisão, entre os clubes de Mileu e de São Romão.
No final da temporada 1992/93 é o 1º classificado da 3ª categoria nacional que lhe permitiu ascender ao escalão seguinte, após exames realizados em Lisboa, no dia 7 de Agosto de 1993. A AFG felicita-o pelos resultados.
Colabora na organização e participa como Monitor no Curso de Árbitros de Futebol de Onze, época 1993/94, promovido pela AF Guarda em Vila Nova de Foz Côa, nos meses de Maio e Junho de 1994.
Na época 1994/95, volta a prestar a sua colaboração no Curso de Candidatos como Monitor e membro do Júri de exames em Vila Nova de Foz Côa. Obtém o 5º lugar na classificação da 2ª categoria nacional o que lhe deu acesso ao escalão de elite da arbitragem portuguesa. A AFG expressa-lhe felicitações pelo acontecimento.
Fazendo parte do Quadro da 1ª categoria nacional na temporada 1995/96 dirige 5 jogos da 1ª Divisão e 6 da Liga de Honra, estreando-se a 27 de Outubro de 1996 no encontro Benfica-Leça, no Estádio da Luz, que teve transmissão directa televisiva (RTP-1).
Como Árbitro de Futebol obteve o prémio Os Melhores do Desporto-1995, atribuído pelo jornal Diário das Beiras, de Coimbra, em Março de 1996.
É palestrante no colóquio A Arbitragem no Interior numa organização conjunta da APAF e AFG integrado nas comemorações do 17º Aniversário daquela Associação de classe, levado a efeito na Guarda, em 4 de Maio de 1996.
Participa como Árbitro no Torneio Quadrangular Sub-14 Inter-Associações nos dias 9 e 10 Junho 1996, na Guarda.
Colabora na organização e participa como Monitor e Júri de exames no Curso de Candidatos na época 1996/97, instituído pela AFG em Seia, Guarda e Vila Nova de Foz Côa, desde Abril a Junho de 1997.
Organiza, juntamente com outros colegas e participa numa palestra proferida pelo árbitro FIFA António Marçal, convidado para o efeito, sobre alterações às leis do jogo. Vila Nova de Foz Côa 9 de Julho de 1997.
Em 10 de Julho de 1997 é convidado pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) a integrar o seu Conselho Consultivo sendo o representante dessa Associação no distrito da Guarda.
Participa num Seminário sobre as Leis do Futebol organizado pelo Conselho de Arbitragem da FPF com a presença do árbitro João Mesquita em 03 de Outubro de 1997, na Guarda.
Recebe o prémio Beirão de Ouro-Árbitro de Futebol, na 1ª Gala do Desporto Distrital, organização da ARCOS-Associação Regional de Comunicação Social e da Câmara Municipal da Guarda, em 29 de Novembro de 1997.
Participa no 1º Torneio Internacional de Futebol Infantil de Vila Nova de Foz Côa 1998, nos dias 21 e 22 de Fevereiro de 1998.
Frequenta e participa no Simpósio Métodos de Avaliação da Actividade Física, realizado em Lisboa, no dia 14 de Novembro de 1998.
Coopera no Seminário A Formação do Árbitro e do Juiz Desportivo, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Formação Desportiva (CEFD), em 12 e 13 de Março de 1999 e em Lisboa.
Exerce as funções de Animador Cultural e Desportivo no âmbito do Programa Jovens Sem Fronteiras-99, do Instituto Português da Juventude (IPJ) Pousada da Juventude de Vila Nova de Foz Côa entre 15 e 30 de Julho de 1999.
Conclui o Curso Nacional de Treinadores de Futebol-Nível I, com a classificação de Bom, realizado em Viseu, pela FPF e AFViseu entre 8 de Abril e 10 de Junho de 2000.
Na época 1999/2000 dirige a Final da Taça Dr. Martins das Neves, entre as turmas do Alverquenses e o Penaverde no Estádio Municipal da Guarda, a 1 de Maio de 2000.
Frequenta Curso de Formação de Árbitro de Futsal entre 12 e 15 de Outubro de 2000 no Departamento de Futsal da Associação de Futebol de Bragança, em Torre de Moncorvo, sendo árbitro de Futsal nesse departamento nas épocas de 2000/01 a 2003/04.
Participa em Novembro de 2000 na Semana de Formação para o Desporto Juvenil, na Guarda, do CEFD.
Frequenta com aproveitamento o Curso de Observadores Técnicos Distritais organizado pela AFG entre 6 e 19 de Janeiro de 2001.
Colabora na organização e participa numa Acção de Formação promovida pelo Conselho de Arbitragem da AFG, em 22 de Fevereiro de 2001, em Vila Nova de Foz Côa.
Participa como Árbitro no IV Torneio de Futebol Juvenil Sub-15 Cidade de Foz Côa, levado a efeito nesta Cidade em 26 e 27 Fevereiro de 2001.
Participa como Árbitro no 2º Torneio de Futebol de Sub-12, organizado pela ACDR de Freixo de Numão, nos dias 19 e 20 de Maio de 2001.
Frequenta o Programa Nacional de Formação de Dirigentes Desportivos, promovido pelo Instituto Nacional de Formação e Estudos do Desporto (INED) entre Outubro e Dezembro de 2001, em Celorico da Beira, Seia e Guarda.
Volta a tomar parte activa na Semana de Formação para o Desporto Juvenil do CEFD, em Novembro de 2001.
Conclui o Curso de Treinadores de Futebol II Nível-Diploma B-BASIC/UEFA organizado pela FPF e AFG entre 1.12.2001 e 2.2.2002 em Vila Nova de Foz Côa e exame final em Almeida, obtendo a classificação final de Bom.
Participa nas primeiras Jornadas Técnicas de Futebol, organizadas pelo Gabinete de Futebol do Departamento da UTAD-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real), em 15 de Março de 2002.
Participa como Árbitro no V Torneio de Futebol Juvenil Cidade de Foz Côa em 11 e 12 Fevereiro de 2002.
Participa na organização e arbitragem do 1º Torneio de Futsal Verão 2002, organização conjunta da Junta de Freguesia de Vila Nova de Foz Côa e do Núcleo de Árbitros de Vila Nova de Foz Côa que decorreu entre Junho e Julho de 2002.
Actua como Árbitro de Futsal no VIII Torneio de Futsal de S. Pedro, nos meses de Maio e Junho de 2002, em Macedo de Cavaleiros.
Frequenta na Guarda, em 21.9.2002, o Curso para Dirigentes Desportivos de Futebol, promovido pela Associação Nacional de Dirigentes Desportivos (ANDIF) e AFG.
Participa no Seminário Treino de Jovens-Saber Mais Treinar Melhor, promovido pela Subdelegação Regional da Guarda do Instituto Nacional do Desporto, em 25 de Novembro de 2002, na Guarda.
Participa nas II Jornadas Técnicas de Futebol, organizadas pelo Gabinete de Futebol do Departamento da UTAD em 12 de Março de 2003 (Vila Real).
Colabora na Organização e participa como Monitor e membro do júri de exames no Curso de Árbitros de Futebol de Onze época 2002/03 organizado pela AFG em Seia, Guarda e Freixo de Numão de Março a Maio de 2003.
Participa como Árbitro de Futsal no IX Torneio de Futsal de S. Pedro, Maio e Junho de 2003, em Macedo de Cavaleiros.
Participa como Árbitro em 14 de Junho de 2003, no I Torneio de Futebol Feminino da Meda.
Participa como Árbitro de Futsal no 1º Torneio Concelhio de Futsal de Vila Nova de Foz Côa, organizado pelo pelouro do Desporto do Município local (2004).
Participa como Árbitro de Futsal no X Torneio de Futsal de S. Pedro, Maio e Junho de 2004, em Macedo de Cavaleiros.
Participa na Semana de Formação para o Desporto Juvenil do CEFD, na Guarda e em Novembro de 2004.
Presente nas Primeiras Jornadas de Formação da Guarda-Futebol, rumo ao objectivo, numa organização conjunta do CAE-Guarda (Desporto escolar) e AFG, realizadas dia 21 de Maio de 2005.
Participa no Torneio Internacional de Futebol Sub-5 em Celorico da Beira organizado pelo Gabinete Técnico da AFG e o Celoricense, nos dias 28 e 29 de Maio de 2005.
Exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Guarda entre 2005 e 2007.

Sem comentários: