quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

ESTADO DA ÍNDIA – SÉRIE VII – COMUNICAÇÃO – JORNALISTAS DETIDOS – 61º EPISÓDIO (PUBLICADO EM 25.04.2022, 2/47)

 

Os três Jornalistas metropolitanos que, na altura, estavam a cobrir os acontecimentos no Estado da Índia, logo após a invasão do território, foram detidos e integrados na população prisional do Campo de Pondá.
 

Foram eles:
 
Urbano Rodrigues Carrasco
(01.08.1922/07.12.1982)
jornalista, do periódico Diário Popular.
 
José Neves da Costa
(08.12.1930/09.07.2013)
jornalista, da Rádio Televisão Portuguesa, estivera, anteriormente, a cumprir uma comissão, 
como expedicionário, na Índia Portuguesa.
Dedicou-se, em Viana do Castelo, à produção de vinhos verdes.
 
José Serra Fernandes
 (11.02.1934/10.12.2012),
 operador de câmara, da RTP. Um período da sua vida foi dedicado a viajar, começando pelo Canadá,
seguindo-se Moçambique, África do Sul, Angola, Brasil, e, por fim, Lisboa, onde se fixou.
 
Os profissionais da RTP, depois de terem regressado de Angola, onde estiveram a registar os acontecimentos vividos aquando do início da Guerra Colonial, saíram para o Estado da Índia no dia 15 de dezembro de 1961. Foram escolhidos não só pelo brilhante trabalho que ali fizeram, como também por serem solteiros, facto que pesou na decisão. Chegaram à Índia na véspera da Invasão, no dia 17 de dezembro.
 
Entre outros registos, filmaram todo o combate naval entre o Navio Republicano Português, o “Aviso Afonso de Albuquerque”, que durou cerca de 45 minutos e ficou gravado em quatro bobines, as quais entregaram e pediram a um indivíduo que as fizesse chegar à sede da RTP, em Lisboa. Mas nunca chegaram ao destino, pois julga-se que foram apreendidas pelas tropas da União Indiana.
 
Os três Jornalistas cumpriram um período de detenção, um pouco mais de 2 meses, primeiro no Campo do Altinho (Pangim, de 20.12.1961 a 27.12.1961), e, depois, no Campo de Pondá (Goa, de 27.12.1961 a 23.02.1962).
 
No Natal de 1961 os profissionais da RTP ficaram imensamente emocionados quando receberam, das mãos do Comando da tropa de elite que guardava o Campo de Prisioneiros, os Sikhs, um telegrama emitido pela Casa do Pessoal da RTP a desejarem que passassem o melhor possível a quadra natalícia!
 
Mais tarde se soube que Neves da Costa e Serra Fernandes tiveram ao seu alcance a possibilidade de fuga a bordo de um dos vários navios ancorados no porto de Mormugão ou dos dois últimos aviões de transporte que lograram sair do aeroporto de Cortalim (Goa-Estado da Índia), na noite de 18 de Dezembro. Não o fizeram, no entanto, correndo assim os maiores riscos, na intenção de prosseguirem o trabalho de reportagem e de poderem voltar a Pangim, a fim de tentar recuperar o mais valioso material da RTP de que haviam sido portadores. Perdidas as bagagens pessoais em todas essas andanças, a verdade é que o material da RTP regressou mesmo a Lisboa, embora quase tão depauperado como os dois repórteres. As autoridades indianas apenas confiscaram – vá lá saber-se porquê – as fitas magnéticas de arrasto.
 
Em 23 de fevereiro de 1962, graças à influência de Jorge Jardim, que representava o Governo português nas diligências para libertar todos os militares portugueses feitos reféns, os jornalistas, cumprindo o combinado, isto é, não divulgarem a ninguém, a razão da sua saída, ou seja, a troca pela libertação de quatro cidadãos indianos, detidos em Lisboa, M. A. Blantleman, E. D. Fernandez, D. J. Pandua, H. N. Wadia e Mahimtura, tendo, um deles sido libertado por se encontrar doente, puderam regressar a casa, fazendo a viagem por via aérea a partir de Bombaim. Chegaram a Lisboa a 25 e existe o registo desse acontecimento, no vídeo da chegada dos Jornalistas a Lisboa, RTP (1m 19s). Ver: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/chegada-dos-jornalistas-prisioneiros-em-goa/
 
Em 15 de maio de 2010, José Neves da Costa e José Serras Fernandes foram entrevistados para o programa “Pontos nos ís”, de Mário Figueiredo, intitulado “Os primeiros repórteres de Guerra da Televisão” (54m 33s), cujo visionamento se recomenda vivamente, em:

Sem comentários: