sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

RECORDAR ANICETO DO ROSÁRIO - HERÓI DO ESTADO DA ÍNDIA (PUBLICADO EM 22.07.2022, 13/47)

 

Faz hoje precisamente 68 anos que aconteceu uma barbárie no Estado da Índia, então território português, mais concretamente no Posto Policial de Silvassá (Dadrá/Nagar Aveli), quando um grupo de aventureiros e assassinos, a soldo da União Indiana, atacaram e assassinaram, a tiro e à facada, o Subchefe da Polícia de Segurança Pública local, senhor Aniceto Patrocínio Francisco do Rosário (na imagem).


 A família, como tem vindo a acontecer anualmente, prestou-lhe sentida e profunda homenagem à sua memória colocando uma coroa de flores no espaço onde está o seu nome junto ao Monumento dos Combatentes, em Belém, Lisboa, respeitando, igualmente, um significativo momento de recolhimento.

Neste acto compareceram os seus filhos Dª Lorinda do Rosário Santos e senhor António Francisco Teodorico do Rosário, e seu neto, senhor Jorge Oliveira do Rosário. Por parte da Liga dos Combatentes, o seu Presidente, senhor Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues e a Drª Isabel Martins.


 Notou-se a ausência de qualquer representante da Polícia de Segurança Pública (uma sua delegação esteve na cerimónia de 2021).


 Naquele cruel e sanguinário ataque, que deu origem à perda daquele pedaço de Portugal, também pereceram os agentes da Polícia de Segurança Pública do Estado da Índia, António Joaquim Francisco Fernandes, Guarda, Clemente Francisco Pereira, guarda, e Mamod Can, Guarda Fiscal.


Sem comentários: